Satisfação dos Clientes: 3 pilares para você surpreendê-los!

Pesquisa de satisfação do cliente

No Brasil, praticamente todos os consumidores acreditam que o serviço de atendimento ao cliente é extremamente importante. Para que você garanta a satisfação dos clientes, três pilares devem ser seguidos: presença nos canais de preferência do cliente, tecnologia e pessoas. Vamos explicar melhor no artigo abaixo:

Canais de atendimento ao cliente

Esteja presente em todos meios possíveis de comunicação que o seu cliente deseja. Sendo assim, o que o cliente mais anseia é que sua empresa seja real e que esteja pronta para ajudá-lo quando ele precisar.

Esteja presente em diversos canais

Saber quem é o seu consumidor e conhecê-lo é fundamental. Além disso, saber por onde ele entra em contato e em qual meio ele gostaria de ser atendido é essencial para você satisfazer melhor o cliente.

Depois de conhecer a preferência do seu público-alvo, você deve analisar quais são os canais que você vai usar para atendê-los. A ideia principal é de você estar totalmente disponível onde, quando e como eles desejarem.

Agora que você já entendeu a importância de estar presente nos canais de preferência do cliente,  vamos ver como a tecnologia pode te ajudar.

Use a tecnologia para aumentar a satisfação dos clientes

Tecnologia: ela é a base do relacionamento da empresa com o seu cliente.

Uns dos principais motivos da queda de satisfação do cliente é que o consumidor evolui e tornou-se muito mais exigente com a tecnologia. E em vez das centrais acompanharem essa evolução, alguns preferem o jeito tradicional de atrair o consumidor.

É inegável, porém, que para quem investe em tecnologia, ela proporcionou um aumento da satisfação dos clientes e ajudou a reduzir custos e otimizar processos diversos.

Canais oferecidos: Ser omnichannel é fundamental para qualquer central de relacionamento que queira se manter futuramente.

Além da integração entre os canais, que um software omnichannel oferece, ele deve ser capaz de ligar as outras áreas das empresas, os sistemas externos e internos, que alcem as metas de satisfação do cliente.

E também, a automação traz uma técnica simples de redução do volume de demandas. Além de ser uma plataforma inteligente que otimiza vários processos e integra os históricos dos consumidores em todos os canais.

As pessoas que levam a satisfação até seus clientes

Pessoas: A chave dessa questão é transformar os processos engessados que impedem o avanço tecnológico, em processos de fácil acesso que correspondem as ansiedades do consumidor.

A tecnologia é uma das chaves que vai otimizar e desburocratizar esses processos, liberando os operadores para estarem mais preparados a fazer um atendimento com excelência, criando relacionamentos mais fortes e aumentando a satisfação dos clientes.

Portanto, a satisfação é percebida pelo cliente quando ele consome determinado produto ou serviço e pode compará-lo com suas expectativas (ou com produtos e serviços que prometem a mesma sensação).

Se caso nada alcançar as suas expectativas e o cliente tiver uma sensação de frustração, ele estará insatisfeito. E vários efeitos ruins podem refletir na sua empresa.

Se você tiver nossas dicas em mente e investir em pessoas e tecnologia, seus clientes terão mais confiança em você e vão criar um laço duradouro com a sua empresa. Assim, os números de clientes satisfeitos só vão crescer.

E, se você quer aprender a fidelizar mais clientes através da satisfação, baixe nosso eBook com 7 dicas para fidelizar clientes:

7 dicas para fidelizar seus clientes