4 dicas para se tornar o melhor atendente de SAC da sua empresa

atendente de SAC

Desde o surgimento do Serviço de Atendimento ao Cliente nos anos 90 no Brasil, muita coisa mudou. Novas profissões foram criadas, como o atendente de SAC, por exemplo. O mercado se globalizou, a concorrência aumentou e o brasileiro começou a exigir seus direitos como consumidor.

O boom tecnológico também foi um dos responsáveis pela transformação do perfil do cliente. Hoje, ele pode acionar as empresas por diversos canais de atendimento – telefone, e-mail, chats, redes sociais – e espera que o seu problema seja resolvido, se possível, na hora.

Diante desse cenário, o atendente de SAC tornou-se peça-chave nas companhias, afinal, você fala diretamente com o público da empresa e pode, dependendo da sua performance, reverter a situação de um cliente insatisfeito e, ainda, fidelizá-lo.

Você é o profissional que pode completar o abismo entre o que os clientes esperam e o que sua empresa pode oferecer.
Confira essas quatro dicas para se tornar o melhor atendente de SAC da empresa.

Aproveite a era tecnológica para superar as expectativas

Explore as funcionalidades que o sistema de chamados oferece ao alcance das suas mãos: histórico completo do cliente, lembretes, comunicação com outros departamentos, gerenciamento do prazo de resolução etc.
Se você utilizar os recursos de modo adequado, o cliente pode se surpreender com a eficiência, a agilidade e o zelo prestados para solucionar o problema. Você conquista o cliente e, ainda, pode se destacar na sua empresa!

Ofereça a solução mais rápida ao seu cliente

Domine as informações sobre os produtos ou serviços comercializados pela sua empresa. Desta forma, você estará apto a responder a diversos questionamentos, inclusive quando se trata de um cliente indeciso. Por exemplo, consulte o histórico do cliente armazenado no sistema de chamados para verificar o seu hábito de compra. A partir das preferências, você pode ajudá-lo na escolha de um produto. Demonstrar que você conhece o seu cliente pode fazer toda a diferença.

Um bom atendente de SAC só promete o que pode cumprir

Este é um lema para qualquer circunstância, principalmente quando se trata de reclamações. O cliente quer que o seu problema seja solucionado e tudo que ele menos quer é ter falsas expectativas. Pelo sistema de atendimento, você consegue estipular um prazo de retorno para ele com base no tipo de ocorrência versus tempo de resolução já registrados no banco de dados.

Responda para o cliente em tempo hábil e se coloque à disposição para os próximos passos

Essa dica vale tanto no primeiro contato feito pelo cliente – usando os recursos já mencionados – como no retorno posterior. Nesse último caso, você pode criar alertas no sistema para avisá-lo sobre o status da situação ou quando o prazo está próximo do vencimento, assim, você consegue acompanhar o processo e cumprir com o combinado.

Para lidar com o grande volume de chamados é fundamental ter a tecnologia como sua aliada. Se você souber usá-la a seu favor, você terá muitas oportunidades de crescimento na sua empresa e será reconhecido pela eficiência e competência.
Solução de atendimento online