4 erros cometidos pelas empresas de contabilidade e como contorná-los

Erros cometidos por Contabilidade

Você sabia que sua empresa de contabilidade pode estar cometendo erros básicos quando o assunto é atendimento ao cliente?

O atendimento é importantíssimo para o seu negócio, pois é um dos primeiros pontos de contato que seu cliente tem com a empresa. Por isso, se você deseja reter e fidelizar clientes, precisa garantir que o atendimento ofereça uma experiência completa e personalizada para eles.

Nesse artigo, listamos os principais erros que as empresas de contabilidade costumam cometer para que você saia na frente da concorrência e destaque-se no mercado com um excelente atendimento! Confira!

7 erros cometidos pelas empresas de contabilidade e como contorná-los

1. Aceitar qualquer demanda de contabilidade

Esse é o primeiro e mais preocupante erro de nossa lista.

Dizer sim para qualquer tipo de serviço pode comprometer sua credibilidade, pois os esforços para completar a tarefa são redobrados. Além disso, se você aceita todas as demandas, perde o controle sobre os prazos, pois, dado o imenso volume de tarefas, não é garantido que conseguirá finalizar todas elas dentro do tempo estabelecido.

Antes de aceitar uma demanda, é preciso levantar o escopo do serviço, avaliar o quanto de esforço você e sua equipe terão para a resolução das tarefas, bem como qual o tempo de execução e o prazo.

Dizer sim e não entregar gera mais descontentamento do cliente do que um justificar um não.

2. Não estar atualizado

Muitas empresas com vasta experiência na área de contabilidade e com nome respeitado no mercado acabam não acompanhando as evoluções tecnológicas que estão acontecendo. Assim, perdem oportunidades valiosas de trazer novidades e inovação para seus processos, sua equipe e seus clientes.

Busque manter-se conectado com as tendências em atendimento, para otimizar seus serviços e oferecer uma experiência mais dinâmica e eficiente para o seu cliente.

Para que você fique por dentro das boas práticas de atendimento em empresas de contabilidade, separamos esse vídeo, produzido pelo especialista em Marketing e Gestão de Empresas Contábeis Anderson Hernandes:

3. Não conhecer seu cliente

Se você quer entregar um atendimento impecável para o seu cliente, o primeiro passo é saber o que ele espera. De acordo com aForrester, quando um cliente sente-se mal atendido, a tendência é que ele deixe de negociar ou não volte a negociar com a empresa que proporcionou a experiência negativa.

Para agradar o consumidor e entregar os resultados que ele espera, você precisa conhecê-lo em profundidade e saber o que ele quer. Assim, é fundamental que você entenda quais os valores e expectativas que ele tem. Assim, é válido mapear o comportamento do seu consumidor, seja por meio de pesquisas ou análise de dados.

Quando você conhece o seu cliente, consegue personalizar serviços e atender melhor às necessidades que ele tem.

4.Não investir em um sistema de atendimento

Quando você trabalha com contabilidade, lida com uma série de dados importantes sobre seus clientes. Por isso, manter essas informações organizadas e centralizadas é essencial para garantir o sucesso do seu serviço.

Nesse contexto, um sistema de atendimento te ajuda a ter controle sobre o seu atendimento e mantê-lo organizado.

Com um sistema de atendimento, você centraliza e acompanha de perto as demanda dos seus clientes de forma mais organizada e eficiente. Além disso, se você conta com uma equipe, todos os membros do seu time podem acompanhar os chamados e colaborar com informações e feedbacks.

Outra vantagem de adotar um software de atendimento é a possibilidade de disparar mensagens e lembretes automáticos, evitando que tarefas sejam esquecidas e que os clientes fiquem sem resposta.

Por fim, um sistema de atendimento integra múltiplos canais, permitindo que você se comunique com seu cliente onde e quando ele preferir.

Não cometa os mesmos erros que seus concorrentes

Esperamos que nossas dicas possam contribuir para você melhorar o atendimento na sua empresa de contabilidade. Evitando os erros que apontamos no artigo, você sairá na frente dos concorrentes e será capaz de encantar os seus clientes.

Para ver outros 7 erros de atendimento que empresas de contabilidade costumam cometer, baixe nosso eBook: