Contact center: a oportunidade que você precisava para evoluí-lo!

Para fidelizar o cliente, muitas empresas oferecem um pacote de descontos e benefícios em troca da lealdade do consumidor por um período determinado mas, raramente pensam em estruturar um contact center. Oferecer descontos e benefícios é uma estratégia bastante utilizada por empresas de diversos ramos de atuação – mas será que ela ainda funciona?

Sim e não. Em tempos de crise, o consumidor busca, mais do que nunca, por bons preços e vantagens na hora de decidir por um produto ou serviço; porém, só isso não basta, ele quer ser ouvido, bem atendido e se sentir valorizado. Caso contrário, sem dúvidas, ele muda para o concorrente.

Para a evolução do contact center, é necessário adotar outras táticas de retenção. Associar a oferta de pacotes a um atendimento ágil e eficiente, que transmita segurança e praticidade ao seu cliente, é o melhor um bom caminho.

Veja alguns conselhos de especialistas para conquistar de vez o seu cliente:

Crise: sinônimo de oportunidade

Não importa o cenário econômico, tenha sempre em mente o relacionamento de longo prazo.   Em períodos conturbados é natural a mudança do hábito de consumo. Utilize ferramentas do seu software de atendimento para analisar o comportamento do seu consumidor e oferecer aquilo que ele procura, nem que isso signifique reduzir o valor de compra. A economia de hoje pode garantir ganhos no futuro.

Aperfeiçoe seu contact center

Que seja um mantra. Busque sempre o aprimoramento do seu produto ou serviço. Com os dados captados por sua equipe, você identificará quais produtos/serviços geram mais problemas no pós venda e, consequentemente, para a imagem da sua marca. Esteja atento aos sinais que o seu cliente transmite pelos canais de comunicação. Pode ser desde queixas sobre produtos e funcionalidades até o interesse por serviços ainda não desenvolvidos, que podem ser transformados em inovação. Agora, se a sua empresa ainda não investe em um bom sistema de atendimento, talvez você esteja perdendo clientes neste exato momento.

Comece a estruturar seu contact center ainda hoje, veja como funciona nossa planilha de helpdesk ou baixe-a:

Seja acessível

Em primeiro lugar, o cliente quer ser ouvido. De nada adianta colocar à disposição diversos canais de comunicação, se você não for acessível. Conte com ferramentas que convertam todos os contatos recebidos, independentemente por qual meio, em chamados. Defina regras automáticas que agilizem o trabalho do seu agente. Estabeleça metas de tempo de resposta e resolução. Mesmo que o problema não possa ser solucionado de imediato, dê um retorno. Mostre que a sua equipe está de prontidão.

Faça acompanhamento

Quando um caso é resolvido, muitas empresas acham que a ocorrência está concluída, mas pode ser um grande equívoco. É importante fazer um acompanhamento posterior. Por meio do software de atendimento, é possível programar alertas, por exemplo, para o agente entrar em contato com o cliente e sondar se ele está satisfeito com a solução ofertada. Ao ser proativo, você pode conquistar ainda mais o seu cliente!

Enfim, seja analítico, aprenda a lidar com as informações que têm em mãos e transforme-as em ferramentas para tratar com mais eficiência e competências os seus clientes. Tudo o que eles querem é serem ouvidos e sentirem que há atenção para o caso deles. Aproveite as oportunidades que batem à sua porta!

Solução de atendimento online