Abertura de chamado em TI: por que adotar essa prática?

Sistema de chamados online

Muitas vezes, diante de uma rotina agitada, profissionais se perguntam porque é necessário fazer uma abertura de chamado para obter um suporte de TI. Afinal, isso é só pura burocracia ?

Tanto usuários quanto até mesmo alguns profissionais do ramo de tecnologia não conseguem compreender imediatamente a importância do chamado. Mas acredite: quem pula essa etapa pode atrasar muito o processo!

Entenda melhor qual é a importância da abertura de chamado em TI, porque isso é tão solicitado, e porque essa etapa nunca deve ser negligenciada. Vamos responder a essas e outras questões.

Abertura de chamado em TI: como isso pode ajudar sua empresa?

Se você é dono de uma empresa, deve cogitar implantar na rotina de seu negócio a obrigatoriedade da abertura de chamado em TI para atender as solicitações dos usuários.

Melhor gerenciamento dos pedidos:

O primeiro e mais importante fator é o que diz respeito ao gerenciamento da demanda. Com os chamados abertos fica muito mais fácil organizar e até mesmo priorizar aquilo que for mais urgente, otimizando o trabalho.

Velocidade no atendimento:

Com chamados abertos, a equipe responsável pelo atendimento consegue solucionar o problema de maneira muito mais ágil! Assim todo mundo sai ganhando: trabalho organizado, resultados mais eficientes.

Como implantar isso em sua empresa?

A equipe de TI de sua empresa é um dos setores mais importantes para o bom funcionamento dos negócios. Então, pensar em melhorias é sempre crucial!

Se você não tem um sistema de abertura de chamado em seu departamento, chegou a hora de pensar nessa melhoria. Além dos pontos que citamos anteriormente, você vai contar com uma série de outras vantagens.

Se quiser fazer uma conhecer o Sistema de Chamados Octadesk, é só clicar aqui e solicitar a sua avaliação gratuita (é totalmente sem compromisso)!

Estabeleça a cultura do chamado:

Uma forma de tornar isso orgânico e natural dentro de sua empresa é estabelecendo gradativamente a cultura da abertura de chamado em TI. Ou seja, crie um passo a passo para que os técnicos sigam em cada atendimento.

E nesse passo a passo, o primeiro deles será sempre checar ou solicitar ao usuário a abertura de chamado em TI.

Nos casos dos problemas mais comuns e corriqueiros, crie um passo a passo para todo atendimento, fazendo com que os procedimentos se tornem padrão.

Estimulando os usuários:

Também é importante explicar para os usuários que a abertura de chamado em TI será um padrão na empresa. Crie uma comunicação na intranet, ou em algum canal que todos acessem, explicando esse novo processo.

Sistema de chamados ajuda a criar métricas importantes!

Podemos destacar que a adoção de um sistema para registrar todos os chamados abertos permitirá que a sua empresa gere métricas importantes.

Assim você conseguirá verificar uma série de dados, e tornar o atendimento mais ágil, corrigindo problemas recorrentes.

Esses indicadores servirão tanto para a equipe de TI quanto para a própria equipe de usuários, explicando alguns procedimentos que podem solucionar pequenos problemas no dia a dia!

Controle de chamados impacta diretamente no funcionamento do setor!

Manter um excelente controle de abertura de chamado em TI terá um impacto imediato no funcionamento desse setor dentro de sua empresa! Adotar um sistema de chamados é benefício para todo mundo.

Ao formalizar os problemas, você conseguirá prestar um atendimento muito mais eficaz, e também terá um registro de situações que ocorreram.

Isso significa que com a abertura de chamado todos os envolvidos terão mais clareza, agilidade e eficácia no atendimento, fazendo com que a empresa funcione de maneira muito mais eficiente!

Se você quer começar a registrar os chamados da sua empresa mas ainda possui um estrutura pequena, a melhor maneira é começar utilizando uma planilha de chamados:

baixe grátis a planilha de controle de chamados