Amigos do CX – 3 dicas de atendimento que toda empresa deveria saber

By 8 de novembro de 2018Atendimento ao cliente
Como a tecnologia melhora a comunicação da sua equipe de atendimento

Muito se fala da importância do atendimento ao cliente para as empresas, mas quem, de fato, está disposto a atender bem um consumidor?

Um levantamento feito pelo CXTrends, estudo sobre a experiência do cliente, mostrou que 74% dos clientes brasileiros estão insatisfeitos com o atendimento oferecido pelas empresas.

Para você não se enquadrar nesse hall da má-fama, separamos 3 dicas essenciais para você atender bem seu cliente e passar longe da má recomendação – porque, acredite, se seu consumidor tiver uma experiência ruim com você, ele vai falar para os outros!

Confira nossas dicas de atendimento

  • Estimule sua equipe

As pessoas são a linha de frente do seu atendimento, certo? Então, nada mais lógico do que investir na sua equipe! Afinal, ela será o reflexo de toda a cultura da sua empresa.

O que você quer passar como primeira impressão para o seu cliente? É nisso que você deve pensar quando for recrutar e treinar sua equipe de atendimento.

Um time que lida diretamente com o cliente deve contar com pessoas comprometidas a realizar um atendimento humanizado, atento às necessidades do consumidor e que o enxergue como alguém realmente importante para a empresa.

Para consolidar uma equipe dessa forma, é importante não só recrutar pessoas que já demonstram afinidade com a profissão de atendente, mas também promover práticas que estimulem sua equipe a sempre fazer melhor.

Como?

Bem, você pode atrelar bonificações aos seus funcionários de acordo com o nível de satisfação do seu cliente; e pode realizar rodadas de feedback com certa frequência, mostrando para cada um do time os pontos fortes e aquilo que deve ser melhorado.

  • Conheça o seu cliente

Essa dica parece óbvia, mas nem todas as empresas a seguem. Conhecer seu cliente, saber quem é seu público, quais suas maiores dores e suas reclamações é fundamental para entregar um  atendimento à altura do que ele espera.

É preciso validar quem é esse cliente. Para isso, criar uma persona para o seu negócio é uma das formas mais eficazes quando você quer projetar estratégias mais assertivas. Assim, é possível atingir o público que você deseja.

Materializando um personagem do seu cliente ideal e tendo em mente quem ele é, os cenários que você projeta acabam sendo muito mais realistas do que se fossem baseados em uma figura totalmente abstrata.

Montando sua persona, você mapeia as principais dores, os hábitos de consumo e de vida dessa pessoa para quem você quer oferecer o seu serviço ou produto. Assim, além de deixar aquilo que você vende mais próximo daquilo que seu cliente quer, as chances de você realizar um atendimento mais personalizado aumentam consideravelmente, porque você sabe o que o consumidor deseja e espera.

  • Personalize o atendimento

Personalizar o atendimento é uma das chaves para a satisfação do cliente.

Por que?

Ora, o que seu consumidor quer? Se sentir único! Quando você personaliza um serviço para ele, é esse o sentimento que será despertado.

Assim, como dissemos, busque conhecer seu cliente e usar as informações coletadas sobre ele para oferecer promoções, benefícios e produtos personalizados de acordo com as compras anteriores, setor, cargo e etc.

Fazendo isso, as chances de você fidelizar o consumidor aumentam muito, afinal, ele saberá que, na sua empresa, ele tem o que precisa e o que quer.

Quer saber mais? Baixe, gratuitamente, a segunda edição do maior estudo sobre experiência do cliente do Brasil.