Mais

Ofereça um atendimento diferenciado e fidelize clientes

Por Sara Cristine 10 de abril de 2018 4 min de leitura

Se todo cliente que entra em contato com a empresa se tornasse um consumidor fiel, seria muito mais fácil vender e divulgar produtos. A realidade é que boa parte dos consumidores que são atendidos não compra ou não volta a comprar mais tarde. É possível que a causa esteja na falta de um atendimento diferenciado. Aprenda a realizar esse tipo de atendimento para fidelizar muito mais e conseguir até aumentar as vendas!

Estude e conheça seu público para oferecer um atendimento diferenciado

1. Estude e conheça seu público

O próprio nome “atendimento personalizado” (ou atendimento diferenciado) te indica que é necessário compreender bem seu público. Toda a comunicação da marca deve ser direcionada para ele, mas como saber quais técnicas e estratégias mais agradam sem o conhecimento sobre seu cliente?

Use todos os meios à sua disposição para pesquisar e entender os padrões de comportamento dos seus compradores. Isso pode acontecer através de formulários utilizados pelo setor de marketing para obter leads, comentários na internet e analisando interesses nas redes sociais. Você também tem um precioso aliado para ajudar a entender melhor o consumidor: o departamento de atendimento (que deve prestar um serviço humanizado).

Os profissionais responsáveis pelo atendimento estão em contato com o cliente todos os dias. Ninguém é mais capacitado que eles para te ajudar a compreender suas necessidades.

Na hora de conhecer seu público, é preciso encontrar informações sobre:

  • Valores
  • Necessidades
  • Dores

A partir desse conhecimento, é possível entender onde e como seu produto pode ajudar. A comunicação com o cliente se tornará mais direta e ele conseguirá compreender melhor as vantagens da compra para seu dia-a-dia. Lembre-se que ,atualmente, os consumidores não buscam somente um produto. Eles buscam uma solução para uma série de problemas que existem em suas vidas.
Diminua e otimize o tempo de atendimento ao cliente

2. Otimize o tempo de atendimento

Uma das grandes insatisfações dos clientes é precisar esperar muito para ter a resolução dos seus problemas. Isso acontece com frequência quando a empresa utiliza poucos canais de comunicação e não tem um software de atendimento adequado.

Quando a pessoa precisa passar muito tempo no telefone para conseguir a resposta, ela se irrita e tem uma experiência nada agradável. O mesmo acontece em situações nas quais o e-mail do cliente demora a ser respondido ou sua mensagem fica no inbox da página do Facebook por dias. Todos esses são sinais de um atendimento pouco organizado.

O cliente vê esses sinais como uma falta de atenção da empresa. É como se ele fosse pouco importante e não merecesse a resposta rápida. O ideal é dar respostas imediatas para a maioria das dúvidas de consumidores. Quando isso não é possível, a resposta deve vir o mais rápido possível.

Adote algumas atitudes simples para deixar seu atendimento mais ágil:

  • Utilizar um sistema de atendimento para priorizar tarefas
  • Melhorar o acesso a informações do cliente
  • Investir em automação de atendimento
  • Facilitar o autoatendimento, disponibilizando uma base de conhecimento para o cliente.

Acelerar o tempo de resolução do problema do cliente já é sinal de um atendimento diferenciado. Como nem sempre isso é possível, o ideal é manter o consumidor mais informado. Dê a ele prazos sobre quando ele terá a resolução ou uma resposta definitiva e tente resolver o problema antes mesmo do dia estimado.

Ofereça vantagens para clientes novos e antigos

3. Ofereça vantagens para clientes novos e antigos

O costume é oferecer uma variedade de vantagens que convençam clientes novos a fecharem a compra. Pode ser qualquer coisa, desde um desconto diferenciado até brindes e desconto em outros produtos da marca. Isso é ótimo e ajuda a ter um atendimento diferenciado e convencer o cliente, mas não é o suficiente.

Clientes antigos que já são fiéis à marca precisam ser incentivados a continuar com ela. Sem qualquer tipo de incentivo, eles se sentem desvalorizados e esquecidos e podem optar por produtos do concorrente. Procure ter ofertas diferenciadas para quem já é um comprador fidelizado. Algo bastante popular está nos planos fidelidade usados por muitas marcas. Eles ajudam a oferecer vantagens interessantes e manter o cliente comprando.

Seja realista na comunicação

4. Seja realista na comunicação

Quem nunca fez uma promessa que não poderia cumprir? Talvez na vida pessoal exista conserto para esse tipo de promessa, mas não nos negócios. Nunca exagere nas promessas ou diga que consegue resolver algo agora sendo que não é possível.

Talvez isso signifique explicar para o cliente que não tem resposta para seu problema agora ou transferi-lo para um profissional mais qualificado. Apesar de desacelerar o atendimento, ainda assim é mais vantajoso. O resultado de prometer algo e não cumprir deixaria o cliente decepcionado mais tarde.

Tente garantir a satisfação do cliente através da honestidade que mostra os valores e ideias da empresa e também sua dedicação ao consumidor.

Confira também a palestra de Cidinha Fonseca realizada pela Endeavor Brasil sobre dicas para melhorar o atendimento ao cliente:

Como realmente conseguir um atendimento diferenciado?

Como realmente conseguir um atendimento diferenciado?

O atendimento diferenciado capaz de conquistar e fidelizar clientes é uma tarefa de toda a empresa. Para isso, é preciso estabelecer uma cultura organizacional customer centric, que vê o consumidor como centro de todas suas ações. Através de pequenas mudanças e da dedicação de todos os envolvidos é possível levar um atendimento mais personalizado e de qualidade. Claro que isso também aumenta a satisfação e, consequentemente, o número de clientes fiéis.

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
M
R