Mais

Como aumentar a Retenção de Clientes na sua empresa?

Por Sara Cristine 9 de agosto de 2018 3 min de leitura

Se você trabalha com vendas, sabe que encontrar novas estratégias para aumentar e manter as receitas de sua empresa é sempre uma prioridade. Por isso, entenda como utilizar a retenção de clientes.

A chamada retenção de clientes trata-se de manter os clientes que você já possui contando com seus serviços e investir sempre em formas de fazer com que eles não deixem de ser usuários fixos do seu produto ou serviço.

Muitos especialistas apontam que é mais barato manter os clientes existentes do que adquirir novos. Sabendo usar a retenção de clientes, isso se torna uma verdade!

Então, confira dicas.

Como utilizar a retenção de clientes?

Inicialmente, se você tiver um ótimo produto ou serviço, isso já é um grande passo para a retenção de clientes. E enquanto isso pode ser verdade durante um longo período, em alguns casos, essa máxima pode ser usada apenas como uma estratégia de curto prazo.

Mais cedo ou mais tarde, seus clientes sentirão que você não se importa com eles e, em seguida, eles acabarão por parar de contar com seus serviços. Você tem que ganhar sua lealdade – Continuamente.

Ter um programa de fidelização de clientes eficaz dá a você a capacidade de identificar, rastrear e vender mais para esses clientes, com maior probabilidade deles se tornarem suas fontes de receita fixas a longo prazo.

A retenção de clientes como impulsionador de receita

É extremamente importante não se esquecer de que a fonte mais fácil e previsível de novas receitas está bem embaixo do seu nariz: vindo dos clientes existentes que já conhecem sua empresa e já compraram de você.

Conheça estratégias que comprovam o valor de fazer da retenção de clientes uma prioridade na geração de resultados de sua empresa.

Aumente suas taxas de conversão

Os clientes existentes já compraram de você e, por isso, se eles tiveram uma boa experiência, eles comprarão de você novamente.

Respeito e confiança já foram estabelecidas na sua venda e, portanto, é mais fácil identificar as necessidades desses clientes.

Reduza custos de marketing

Apostando na retenção de clientes, você gastará menos tempo buscando novos clientes.

Além disso, os clientes existentes podem fornecer um feedback valioso sobre seu desempenho.

O seu serviço ao cliente foi bom o suficiente? Seu produto atendeu às expectativas deles? Você pode usar esses feedbacks para continuar melhorando seu produto e serviço.

Aumentar os lucros

Vender para clientes existentes será um processo menos focado em preço, já que você pode não precisar usar de tantos descontos que normalmente usaria para atrair novos clientes.

Assim, você consegue ter uma maior controle de seus lucros e, a longo prazo, quem sabe até aumenta-los progressivamente.

O valor da retenção não deve ser subestimado

Se você ainda estiver achando que a retenção de clientes desempenha um papel pequeno no crescimento de seus negócios, aqui estão algumas estatísticas nas quais você pode ter interesse.

  • Segundo a Bain and Company, um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a rentabilidade de uma empresa em 75%!
  • As estatísticas do Gartner Group nos dizem que 80% da receita futura da sua empresa virá de apenas 20% de seus clientes existentes.
  • De acordo com o Marketing Metrics, é muito mais fácil (cerca de 50% mais fácil) vender para clientes existentes do que para novos clientes em potencial.

Aproveitar ao máximo a base de clientes existente e aproveitar todas as oportunidades para maximizar a receita são algumas das melhores maneiras de tornar seu negócio mais lucrativo. Por isso, insira a retenção de clientes em suas estratégias o mais rápido possível!

 

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
Q
G