18 Benefícios do chatbot que você precisa conhecer

Os benefícios do chatbot vão além de ter um chat dentro do seu site ou no WhatsApp. Descubra todos e entenda como ele pode elevar o nível da sua empresa.
Dois robôs feitos de papelão dando um aperto de mãos

Uma vez, eu ouvi duas pessoas conversando e a conversa foi mais ou menos assim:

– Você não sabe! Eu entrei no site da loja x e comecei a falar com alguém que parecia estar interagindo comigo. Até aí, beleza… Depois as conversas começaram a ficar meio estranhas, como se a pessoa nem se desse o trabalho de ler o que eu escrevi.

– E o que você fez?

– Ah, quando eu estava quase saindo da conversa, descobri que era um robô. Eu fui enganado por um robô!

Robô fazendo uma dancinha

O que eu percebi nessa história? O começo da conversa foi muito bem, e então, o bot se enrolou depois. E é por essa razão que muitas pessoas dizem odiar bots.

Quando os bots surgiram dentro dos sites, era comum acontecer esse tipo de coisa. Agora, as pessoas – ou pelo menos maioria delas – sabem quando está falando com um robô ou um humano.

Estudei sobre os benefícios dos chatbots (lembrando que os chatbots são conversas dentro de sites, blogs, redes sociais e aplicativos conduzidas por uma inteligência artificial) e achei muito pertinente explicar para você, já que iniciei uma série de postagens sobre Marketing Conversacional e os assuntos estão conectados.

Eu já listei os principais tópicos que você vai ler por aqui, então, caso bata a curiosidade em um item específico, fique à vontade:

E aí, topa saber o porquê de eu gostar tanto deles?

Benefícios do chatbot: bom para as empresas

1. Os chatbots estão onde todo mundo está

Essa afirmação é real mesmo? É real e é isso mesmo que parece: os chatbots estão onde todo mundo está. Mas, como assim?

É muito difícil você acessar um site, blog, rede social ou aplicativo e não se deparar com um chatbot. Não é verdade? Seja para ajudar em alguma dúvida, para oferecer algum conteúdo relevante, para informar e até entreter.

Além disso, quem é cliente não precisa fazer download de nada além do que já conhece. Afinal, quem é que tem espaço sobrando no smartphone para baixar ainda mais aplicativos? Quem quer ficar instalando plugins para ter acesso a uma nova funcionalidade de um site que não vai acessar todos os dias?

Quem está do outro lado, que é o lado da empresa também não precisa baixar nada, apenas contratar um serviço que ofereça essa facilidade. Descomplicado, né?

2. Qualquer empresa pode usar um chatbot

Uma pergunta que muita gente ainda faz: chatbot só pode ser usado em e-commerce, né? A resposta é não! Pode ser usado em qualquer empresa de qualquer porte, segmento ou estratégia.

Essa dúvida é comum, já que os chatbots acabaram ficando famosos em muitos e-commerces e, talvez, as pessoas tenham pensado que fazia sentido apenas para essa categoria.

Vou te dar alguns exemplos de empresas totalmente diferentes e você vai perceber que os benefícios dos chatbots são para todas:

  • Uma escola de inglês que usa o chatbot para tirar as dúvidas de quem é aluno ou deseja ser;
  • Uma transportadora de valores (aquelas que têm carro forte, sabe?) que utiliza o chatbot para direcionar cada pessoa que entra em contato à área correta que ela precisa falar;
  • Uma empresa de software que permite que pessoas interessadas agende uma demonstração do produto por meio do chatbot;
  • Um site de viagens que indica os melhores destinos, curiosidades e alerta visitantes de passagens que estão em promoção pelo chatbot;
  • Uma plataforma de recrutamento e seleção que usa o chatbot para conectar pessoas candidatas à responsáveis por vagas.

Viu só? Desses 5 exemplos que eu citei, apenas 1 deles é um e-commerce. Assim, eu concluo que o uso do chatbot é muito variado, basta entender quem são os consumidores e o que eles precisam da sua empresa!

 3. Os chatbots podem fazer recomendações

Sabe quando você vai pagar sua compra no caixa e a pessoa atendente te recomenda comprar mais unidades do seu produto para ganhar desconto ou sugere que algo diferente está em promoção?

Só há duas opções: aceitar a recomendação e fazer o necessário para conseguir o benefício ou prosseguir com a compra que já estava sendo feita. Acho que você já está entendendo aonde eu quero chegar.

Quando se trata de um site, é possível tornar o chatbot o substituto dessa pessoa que faz recomendações. De acordo com o seu tipo de produto ou serviço, o chatbot pode fazer comentários de acordo com a página que a pessoa está navegando.

Você já viu que algumas páginas do Facebook também utilizam chatbots para recomendar produtos em promoção. Legal, né?

4. Os chatbots podem interagir com diversas pessoas ao mesmo tempo

Ao contrário de humanos com suas limitações, os chatbots podem conversar com diversas pessoas de uma só vez. Calma, não estou dizendo que você deva substituir humanos de sua operação por chatbots.

De acordo com os resultados da nossa pesquisa CX Trends 2020, 60% das pessoas entrevistadas disseram que o atendimento humano é muito melhor que o atendimento robotizado.

Por outro lado, você precisa focar na agilidade de atendimento de quem é cliente e quem ainda não é. Isso um chatbot pode resolver de forma eficiente. Por que estou dizendo isso?

Segundos os resultados desta mesma pesquisa, a maior parte dos consumidores disse que o tempo de espera ideal no atendimento seria de 10 minutos. Outra parte significativa disse que o tempo ideal seria até 1 hora.

Esses resultados mostram a importância da velocidade dentro do atendimento. Mais do que isso, não só a velocidade do atendimento, mas também a qualidade.

5. Fazem até as tarefas mais chatas

Tarefas repetitivas são especialidade do bot. Responder sempre as mesmas dúvidas, marcar reuniões em agendas, fazer sugestões e tantas outras coisas podem acabar sendo tarefas repetitivas ao longo dos meses e anos.

Há quem diga: “Ah, mas as pessoas são pagas para isso!”. Sim, elas são pagas para isso, mas ao longo do tempo isso pode se tornar cansativo para elas, o que vai gerar pessoas insatisfeitas fazendo um trabalho medíocre ou pessoas insatisfeitas levando seus talentos para outras empresas.

Você pode deixar o chatbot para essas tarefas mais chatas e usar o potencial das pessoas em outras atividades pertinentes ao trabalho, por exemplo, estudar técnicas de vendas para aprimorar em sua empresa. Nada mal, né?

Gato sentado no sofá digitando um texto em um notebook

6. Chatbots têm custo baixo

Quando comecei a aprender sobre chatbots, fiquei imaginando que tanta tecnologia deveria custar muito barato no exterior, porém, uma fortuna aqui no Brasil. Logo depois, descobri que não era bem assim.

Pelo fato de os chatbots estarem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, eles reduzem de forma significativa os custos operacionais.

É evidente que um colaborador da empresa não pode trabalhar 24 horas por dia. Também não pode trabalhar o mês inteiro sem folga, porque se isso acontecesse, você teria sérias implicações legais.

Manter funcionários em 3 turnos para atender a todas as demandas de clientes seria inviável, ainda mais se for uma micro, pequena ou média empresa.

Sendo assim, os chatbots trabalham o tempo todo, enquanto humanos recarregam as energias para trabalhar no dia seguinte. Então, posso dizer que ele trabalha mais do que dá trabalho!

7. Todo mundo vê

É quase impossível entrar em um site, blog, rede social ou aplicativo e não perceber a mensagem do chatbot. Ou seja, comparado a um e-mail que nem todo mundo abre, os chatbots têm altas taxas de abertura.

Uma mensagem enviada por um chatbot causa sempre curiosidade, além de que algumas vezes, ela já chega aberta, fazendo com que qualquer visitante leia o conteúdo.

8. Monitoram dados e colhem insights

Eles também monitoram dados, mas isso não quer dizer que seja espiões ou violem a privacidade das pessoas. Significa que as interações que as pessoas têm com o bot pode trazer muitas informações importantes sobre a sua empresa, site, produtos e serviços.

Por exemplo, imagine que você tenha uma empresa de contabilidade que oferece os serviços online e você apresentou duas opções para os clientes clicarem: “falar com um especialista” e “saber mais”. No final do mês, você notou que a maioria queria falar com um especialista.

Com essas informações, você pode ir ajustando as mensagens do seu bot de acordo com a interação das pessoas em seu site.

9. É canal de vendas, atendimento, sucesso do cliente e suporte

O chatbot não é apenas canal de atendimento ao consumidor, mas também de vendas, sucesso do cliente e suporte ao mesmo tempo. Ele pode e deve ser usado por todas as áreas da empresa, afinal, todas elas têm contato com o cliente.

Cada área  da empresa pode montar sua própria conversa dentro do bot e fazer os ajustes de acordo com o uso. Um só chatbot pode servir para diversos propósitos. Muito bom, né?

10. Captura, qualifica e distribui

Um dos maiores problemas do Marketing é conseguir qualificar os contatos/leads de forma adequada porque as informações acabam chegando um tanto bagunçadas e imprecisas.

O uso do chatbot nessa área tem como missão capturar esses contatos e qualificar com os dados corretos. Além disso, ele distribui com exatidão para as pessoas que irão utilizá-los.

11. Permitem comunicação personalizada

Comunicação personalizada é especialidade de chatbots. Eles permitem linguagem personalizada de acordo com a quantidade de interações que as pessoas fazem com o site ou em qual meio estão inseridos.

As mensagens exibidas para uma pessoa que é visitante frequente são diferentes das mensagens exibidas por alguém que acabou de chegar no site pela primeira vez.

Se eles estiverem inseridos no site, terão um comportamento diferente de um chatbot do Facebook, por exemplo.

12. Os chatbots podem ser combinados com outras funções do Octadesk

A ferramenta de software que recomendo para otimizar suas conversas de chatbot é o Octadesk. Além de todos os benefícios dos chatbots que você já viu, o Octadesk centraliza suas conversas vindas de outros canais como WhatsApp, chat com atendentes humanos, e-mail, Facebook e telefone. 

Quer conhecer como o Octadesk pode ajudar sua operação a vender mais, organizar o atendimento e se diferenciar da concorrência. É só chamar a gente para um bate papo, será o máximo conhecer você!.

chatbot-octadesk

Benefícios do chatbot: bom para clientes

Depois de tudo o falei sobre os benefícios do chatbot para empresas, ainda tenho mais a acrescentar, só que dessa vez, para clientes.

É de extrema importância fazer uso de ferramentas que sejam boas não apenas para a empresa e as pessoas colaboradoras, mas também para quem é cliente, afinal, por quem trabalhamos?

1. Suporte no momento certo

A característica principal que faz as pessoas correrem para um site em qualquer hora do dia é o fato de ter suporte disponível a qualquer momento.

Se o suporte não for dado por atendentes humanos, sempre há a chance de conversar com um robô. Se você mapear bem as perguntas frequentes que as pessoas costumam fazer em seu site, não será um problema conseguir prestar socorro a qualquer hora do dia.

2. Economia de tempo

É muito comum você ouvir alguém dizer que está sem tempo. E o que existe de melhor do que ajudar as pessoas a economizarem seu tempo?

O uso dos chatbots permitem que as pessoas façam outras atividades simultâneas enquanto aguardam por uma resposta, diferente de um telefone que você precisa focar na conversa.

3. Faz com que as pessoas se sintam mais perto da marca

Sabe aquela marca que você adora, que além de ter produtos bons, você sente a conexão emocional com ela, tem resposta em qualquer lugar que você tente contato?

Eu imagino que você consiga contar nos dedos quais são elas porque não é sempre que se encontra uma marca assim, certo?

Um jeito de aproximar as pessoas da sua marca é se mostrando humana, ou seja, permitindo o contato direto, deixando ela saber que mesmo que você não esteja disponível no momento para atendê-la, você irá resolver a situação o quanto antes.

É possível fazer isso com a ajuda do chatbot, você vai ver que as pessoas adoram essa atenção que ele proporciona, mesmo não sendo humano.

4. Chatbots geram documentos importantes

Quando uma pessoa entra em contato com uma empresa por telefone, ela não tem acesso ao que foi dito na conversa do mesmo modo que em um texto escrito. É comum que você receba um número gigante de protocolo e fica por isso mesmo.

No caso dos bots, quem entrar em contato tem todas as informações e, se preferir, pode fazer uma captura de tela ou imprimir o que foi dito, para consultas posteriores.

5. Aumentam a satisfação do cliente

Se as conversas forem bem estruturadas, as pessoas conseguirem comprar, ter suporte, fazer acompanhamentos, receber dicas e sugestões e entender cada passo dentro do chatbot, já é meio caminho andado.

A verdade é que se as pessoas forem o centro de todas as suas estratégias, é muito difícil dar errado. Entenda como são as pessoas clientes, o que preferem, como se comportam diante do seu produto/serviço e você poderá oferecer uma experiência incrível e aumentar a satisfação em relação a sua marca.

6. Chatbots também são divertidos

Você já teve alguma conversa com um bot que foi muito divertida? Eu já e tive que repetir a conversa porque eu achei o máximo. Mas será que isso é possível em qualquer tipo de empresa?

Claro, se a linguagem do chatbot estiver alinhada a comunicação da sua empresa, o sucesso é garantido.

Como criar um chatbot para seu site

1. Crie uma conta gratuita no Octadesk (clique no link)

tela-login-octadesk

2. Clique em Configurações, no ícone de engrenagem

Configurações do Octadesk para criar o chatbot

3. Depois clique em Chat > Configuração de Chatbot
como criar um chatbot no Octadesk

4. Clique em Criar um bot

Configuração de chatbot

5. Por fim, inicie a criação das mensagens… Ah, não esqueça de salvar quando terminar!

criação de chatbot

Ficou com dúvidas? É só chamar nossa equipe de suporte! 😊

 

 

 

 

Você pode gostar também