Mais

Entregue um bom atendimento e multiplique suas vendas usando o Octadesk

Por Sara Cristine 20 de março de 2018 9 min de leitura

Prestar um bom atendimento é a prioridade da sua empresa? Se a resposta foi “SIM” existe uma questão fundamental relacionada à maneira de organizar os atendimentos que você precisa entender. Por acaso essa organização acontece por meio de planilhas ou diretamente em cada canal?

Nesses casos, você está cometendo um erro grave. Diariamente, empresas perdem clientes ou os deixam insatisfeitos por falta de velocidade e eficiência no atendimento. Boa parte dos problemas encontrados podem ser resolvidos adotando um sistema de atendimento ao cliente como o Octadesk!

Lendo esse artigo, você aprenderá como fazer um bom atendimento ao cliente usando esse sistema. Continue lendo para aprender e colocar em prática no seu negócio!

Ainda não usa sistema de chamados? Bom atendimento

Ainda não usa sistema de atendimento ao cliente?

Apesar de muitos reconhecerem a importância do atendimento ao cliente, boa parte das empresas ainda não usam um sistema para otimizar seus processos. De acordo com o anuário CX Trends 2022, dois a cada três consumidores desistem de uma compra por causa de uma experiência ruim. E acredite: ter um sistema único, que centraliza seus canais de atendimento e vendas, é o primeiro passo para encantar o cliente.

A falta de um sistema leva a diversos problemas, que geram um atendimento:

  • Mais lento
  • Desorganizado
  • Descentralizado
  • Com dificuldade de resolver os problemas do cliente

Em um país onde 61% das empresas tem dificuldade para oferecer um atendimento e suporte rápido, e 42% não consegue disponibilizar um atendimento 24h por dia, ter um sistema como o Octadesk faz toda a diferença.

Problemas de atendimento que o Octadesk resolve

Problemas que o Octadesk resolve

Se você chegou até aqui procurando informações sobre o Octadesk é por que quer aprimorar seu atendimento e aumentar suas vendas, acertei? Usar esse sistema ajuda a chegar a um nível realmente elevado de atendimento com maiores chances de satisfazer o cliente e fechar negócio.

Com o uso do sistema Octadesk, diversas empresas já conseguiram resolver seus maiores problemas de atendimento, como vamos te mostrar mais para frente. Ele é capaz de centralizar todas as informações sobre a jornada de compra em um só lugar, automatizar e personalizar o atendimento. Além de antecipar demandas, aumentando as chances de encantar e fidelizar clientes. O resultado é uma empresa capaz de oferecer o que o consumidor precisa na hora que ele quer.

A questão central é: como uma companhia consegue usar o sistema para melhorar seu atendimento? É isso que veremos logo abaixo.

Centralizar canais para um bom atendimento

Usando o sistema para centralizar informações e canais

Pense no número de canais de atendimento que existem, só para listar alguns temos:

  • Whatsapp
  • Messenger
  • Instagram
  • E-mails
  • Formulário do site
  • Outras mídias sociais

Imagine que um cliente entre em contato pelo Instagram para tirar algumas dúvidas. Mais tarde, ele manda mensagem no WhatsApp para perguntar sobre os preços do produto e, por último, fecha a venda através site. Agora imagine esse processo em uma empresa sem um sistema específico para atendimento.

Situações parecidas com essa acontecem diariamente por todo o país. As informações ficam espalhadas em cada canal de atendimento, cada uma com um atendente diferente. Isso significa que o cliente precisará responder as mesmas perguntas várias vezes para chegar onde quer. Além disso, a equipe tem dificuldade de trabalhar em conjunto, já que nem todos têm acesso às mesmas informações.

Para resolver esse problema e ajudar você a atender melhor, o Octadesk centraliza seu atendimento. Usando o sistema, é possível deixar todas as informações em um único lugar e integrar a equipe. Tendo o histórico de todos os atendimentos, independentemente do canal, é possível melhorar muito a comunicação.

Para conseguir um bom atendimento, a centralização de dados, informações e histórico de contatos com o cliente é essencial. Eles ajudam a otimizar o tempo das operações e eliminam aquela necessidade de ficar pesquisando o as mensagens ou e-mails trocados com o consumidor. Com uma visão mais clara a respeito daquele cliente, o atendente é capaz de oferecer as soluções certas em menos tempo.

Resultado: um cliente satisfeito que não precisou perder tempo em cada um dos seus contatos.

Organização dos chamados de atendimento

Organização das informações dos chamados

É bastante comum usar planilhas para registrar os atendimentos, mas, se você tem uma quantidade considerável de demandas, essa é uma forma pouco eficiente. Em primeiro lugar, o funcionário desperdiça tempo com a tarefa de atualizar a planilha diariamente. Muitas planilhas ainda são motivo de confusão, erros de informação e contêm dados duplicados. Esses são riscos que qualquer um corre usando uma ferramenta completamente manual para controlar o atendimento.

Nem é preciso pensar por muito tempo para compreender que isso não pode resultar em um bom atendimento. O uso de um sistema específico para esse fim ajuda a economizar tempo, evitar duplicidade de informações e erros. Basta usar o sistema para organizar todas as informações do seu cliente. Assim, o funcionário consegue acessar dados cadastrais, histórico da conversa e quais os problemas mais recorrentes em um mesmo lugar, de forma simples e prática.

Diminuir tempo de atendimento - bom atendimento ao cliente

Diminuir o tempo de atendimento

Se existe algo que irrita o cliente é um atendimento demorado. Qualquer um odeia ser passado de pessoa para pessoa ou precisar fazer a mesma pergunta em diversos canais para ser ouvido. O ideal seria que o cliente reportasse seu problema uma única vez, sem precisar ficar repetindo o que quer, certo? É exatamente isso que você consegue ao utilizar o Octadesk na sua empresa.

Alguns fatores que deixam o atendimento mais demorado devem ser corrigidos, como:

  • Falta de informação para o atendente
  • Histórico de atendimento incompleto
  • Mensagens espalhadas por diversos canais
  • Autoatendimento pouco eficiente

Esses erros e problemas vem da falta de um sistema para atendimento ao cliente. Perceba que o autoatendimento também foi incluído nesse resumo de problemas. Muitas empresas já começaram a adotá-lo, especialmente com a popularização de chatbots. Mas isso não quer dizer que funcionem: é comum que o autoatendimento só sirva para deixar a jornada do cliente mais irritante e demorada.

Com o Octadesk, você consegue colocar em prática a metodologia certa para garantir a melhor experiência: o atendimento proativo, autoatendimento e atendimento humano. Assim, você antecipa as demandas dos clientes, oferece um apoio humanizado 24 horas por dia e direciona automaticamente os problemas mais complexos para agentes humanos.

 

Automações e workflow de atendimento ao cliente

Automações e workflow eficiente

Já ouviu falar de automação no atendimento? É uma ótima maneira de otimizar todos os processos de atendimento e evitar aquele antigo costume de “jogar” o cliente de setor para setor. Com a automação, é possível criar um fluxo de atendimento que leva o consumidor até o setor ou profissional que ele precisa. Isso deixa o atendimento mais rápido e os profissionais envolvidos conseguem se dedicar a tarefas mais importantes.

Outro ponto relevante do Octadesk é a possibilidade de priorização. Através dele, o atendente é capaz de criar lembretes para si mesmo e para os outros da equipe, além de mandar lembretes para os responsáveis. Com isso, é possível:

  • Tomar decisões de maneira mais precisa
  • Economizar tempo
  • Evitar retrabalho

Clientes da octadesk

Quem usa e aprova o sistema de atendimento Octadesk

Por que ficar só na teoria se o Octadesk já mostrou em seus resultados como é capaz de criar um bom atendimento e multiplicar as vendas? Diversos gestores já aprovaram o sistema e conseguiram melhorar seus resultados. Confira alguns dos muitos casos de sucesso para entender os benefícios mostrados até aqui.

Squid – Líder em marketing de influência

Depois do Octadesk, o mesmo time (de apenas 4 pessoas) conseguiu ser mais rápido e mais eficiente, alcançando uma média de 14 mil atendimentos por mês no chat: “Crescemos 287% nos atendimentos, sem precisar crescer a equipe na mesma proporção e mantendo o atendimento humano em horário comercial. Isso só foi possível por conta dos chatbots”, comenta Renan Lisauskas, coordenador de Customer Experience da Squid.

Velocità – Loja especializada em corrida

Quando a Velocità ganhou tração no comércio digital, ou seja, passou a ter uma alta demanda dos canais digitais como site, WhatsApp e Instagram, eles viram que a operação precisava ser otimizada. Em outras palavras, era preciso “fazer mais com menos”. Segundo Alexandre Estefano, Sócio e Gestor na Velocità, “foi com o Octadesk que conseguimos criar uma “unidade conversacional”. Ou seja, não importa o canal que o cliente fala com a gente: ele compra do mesmo jeito, com uma experiência boa. O resultado foi otimizar o time de atendimento, já que os vendedores que estão na loja física, também conseguem atender no digital; garantir o padrão de qualidade e aumentar em 15% as vendas no site.

Vila Pindô – Buffet Infantil

“Com o Octadesk, consigo atender e-mail, WhatsApp e Instagram tudo no mesmo lugar. E quando é final de semana, feriado, ou tarde da noite, meus clientes não ficam sem atendimento porque o bot entra em contato com a pessoa e consegue até enviar um orçamento, de acordo com as respostas das perguntas do bot. Com ele, otimizamos o atendimento, os clientes já recebem rapidamente as principais informações que precisam para fechar com a Vila Pindô. Isso aumenta a satisfação dos clientes, agiliza o atendimento e aumenta as conversões!”, comenta Guilherme Brunoro, sócio fundador do Buffet.

Tenha um atendimento de excelência com a ajuda do Octadesk

Sua empresa sofre com algum dos problemas listados nesse artigo? Mesmo que tenham gravidades diferentes, eles ainda prejudicam seu desempenho e produtividade. Qualquer companhia dedicada a seus consumidores precisa investir em melhoria constante do atendimento, concorda?

Ao longo desse texto, você viu como é possível automatizar processos, criar prioridades e centralizar informações usando um sistema de atendimento.

Agora, depois de ler, a que conclusão você chegou? Está precisando de uma solução que te ajude a entregar um bom atendimento ao cliente e a multiplicar suas vendas? Precisa de uma ferramenta que evite retrabalho, aumente a produtividade da equipe, integre processos e centralize canais? Então, o Octadesk é para você.

Esperamos que esse artigo seja útil para você tomar a melhor decisão sobre contratar um sistema de atendimento. Esse investimento é essencial para qualquer empresa que queira crescer no mercado e se destacar da concorrência.

Para saber mais sobre o Octadesk, faça um teste grátis, sem cartão de crédito:

Testar Octadesk grátis

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
M