Mais

Quais canais de atendimento ao cliente sua empresa deve utilizar?

Por Sara Cristine 6 de agosto de 2018 4 min de leitura

De acordo com uma pesquisa feita recentemente, o CX Trends, cerca de 61% dos clientes realmente dão importância ao atendimento e não somente ao momento da realização da compra. Por isso, investir nos canais de atendimento e em um atendimento omnichannel é tão importante!

Diante disso, fica evidente que obter um bom sistema de atendimento na sua empresa é a melhor medida para ir ao encontro do sucesso.

Indo ainda mais além, pode-se afirmar seguramente que a prestação de um bom atendimento permite potencializar substancialmente os resultados de vendas e ainda conduzir a reputação da sua empresa a um patamar de excelência.

Esse pode ser um caminho ideal para conseguir conquistar uma maior notoriedade diante da sua concorrência e até mesmo tornar possível a tão almejada fidelização de seus clientes.

Os canais de atendimento são atributo essencial, pois quando integrados, permitem agregar maior comodidade e eficiência para seus clientes, e ainda garantir que o sucesso seja a trajetória seguida por sua empresa!

Confira ao longo desse artigo algumas dicas que poderão lhe ajudar a atribuir melhores resultados para sua empresa e assim garantir uma ampla satisfação por parte de seus clientes!

Aproveite a leitura!

Descentralização dos canais de suporte ao clienteComo escolher os Canais de atendimento

O primeiro passo a ser adotado pela sua empresa é procurar fazer a definição de quais podem ser os canais de atendimento mais eficientes para serem adotados, e para isso é fundamental conhecer mais o perfil de seus clientes.

A melhor forma de conhecer seus consumidores é realizar pesquisas e também analises que ajudem a traçar quais são os hábitos, necessidades e também desejos de seus clientes.

E, para tanto, vale a pena investir em um contato direto com sua base de clientes, que pode ser na loja presencial ou até mesmo na pós compra feita pela internet, por exemplo.

Outra forma de tornar isso possível é realizar pesquisas com as pessoas da sua própria empresa, pois elas também estabelecem um contato mais direto com os consumidores e podem ser de grande ajuda.
Canais de atendimento onde ocorre a interação com o cliente

Os principais canais de atendimento da atualidade

Com o perfil de seu cliente já em mãos, ficará mais fácil escolher o canal de relacionamento que poderá ser adotado pela sua empresa.

Para tanto, há alguns canais tradicionais de SAC que podem ser mantidos, como:

  • WhatsApp: o WhatsApp Business se tornou um dos principais canais de atendimento porque é prático, acessível e fácil para os clientes se conectarem com as empresas.
  • Chatbot: embora não esteja presente em todos os sites ou WhatsApp, o chatbot veio para ficar! Ele permite que os clientes tenham agilidade no atendimento, além de ajudar as empresas a venderem mais.
  • Telefone: por mais que seja um dos mais tradicionais, ele ainda é ideal para estabelecer uma boa relação com a clientela. Logicamente ele não deve ser o único meio usado nos tempos atuais, pois ele não permite o grande dinamismo que é exigido atualmente!
  • Chat: talvez um dos canais em que mais valha a pena investir atualmente. O cliente já está na internet e mantê-lo no mesmo ambiente ajuda a potencializar a sua satisfação e comodidade.
  • E-mail: Tem um resultado semelhante ao do telefone. É ainda um canal bastante interessante e pode ser usado pelas empresas.
  • Redes sociais: são os ambientes mais usados atualmente pelos consumidores, não somente pela facilidade deles se manterem mais conectados, como também pela agilidade que elas propõem para a comunicação.

Esses foram apenas alguns dos muitos canais de atendimento que você pode apostar para elevar a reputação da sua empresa e deixar seus clientes mais satisfeitos!

Já pensou em unificar todo tipo de canal de atendimento?

Sim, é possível através de um software de help desk. Se o seu objetivo é se tornar cada vez mais eficiente, invista em tecnologia para atende melhor seus clientes. Através de um software especializado será possível conhecê-los a fundo, desde seu perfil até a sua jornada de compra.

Para não perder tempo e estar presente nos canais de atendimento mais relevantes para seu público, automatize e padronize a rotina da sua equipe!

Testar Octadesk grátis

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
R
C