Mais

5 características de um bom atendimento ao cliente

Por Sara Cristine 15 de maio de 2018 3 min de leitura

Nos dias atuais, em que o mercado se encontra cada vez mais competitivo, é extremamente importante conhecer as características de um bom atendimento, pois assim é possível que você diferencie o seu negócio dos demais, afinal, as expectativas dos clientes aumentaram muito.

Pode-se dizer que diversas empresas vêm encarando o bom atendimento como uma área vital para as diversas operações, com o qual é possível enxergar resultados bastante positivos. Além disso, um cliente bem atendido sempre pode voltar.

Assim, um bom atendimento ao cliente impacta diretamente o crescimento da sua empresa, podendo ser um dos principais responsáveis na diminuição dos gastos e na solução de problemas frequentes que os clientes têm.

5 características de um bom atendimento

Atualmente, conhecer algumas principais características de um bom atendimento ao cliente vem sendo algo bastante valorizado, afinal, novas operações estão sendo criadas dentro de centrais de relacionamento na intenção de encarar os clientes.

Sendo assim, confira abaixo quais são as 5 características de um bom atendimento ao cliente!

Entenda o seu cliente

Primeiramente, é essencial que você entenda o seu cliente. Normalmente, procurar entender o cliente não é somente uma análise das suas necessidades, mas também um entendimento das suas motivações emocionais.

Dessa forma, pode-se dizer que não se trata apenas de um atendimento, mas de um relacionamento com o cliente. Tal definição pode ajudar muito você a se colocar no lugar do cliente e entender que é necessário que se crie um vínculo com ele.

Alinhe a comunicação

A segunda característica é em relação a comunicação correta. Nenhum cliente gosta de ouvir sempre as mesmas respostas de atendentes diferentes. É preciso garantir que sua equipe saiba falar com o cliente, usando sempre uma linguagem clara e precisa, para não precisar repetir informações.

Ouvir sempre as mesmas respostas faz o cliente achar que está sendo atendido não por uma pessoa, mas por um robô, e que não precisa daquela ligação para solucionar os seus problemas.

Treine a sua equipe

Como terceira característica de um bom atendimento se encontra a aplicação da comunicação S.C.O.T, sigla para: Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência, de modo que cada um desses fatores são cruciais para conseguir a confiança dos clientes.

Por isso, é importante que o funcionário se sinta seguro sobre o que está dizendo, pois assim ele irá falar com maior clareza e propriedade, proporcionando mais objetividade para não enrolar o cliente e sempre ir direto ao assunto.

Dessa forma, com todos esses fatores alinhados, é possível que a sua empresa se torne referência em bom atendimento ao cliente.

Entregue resultados

Como quarta característica é importante entregar ao cliente aquilo que ele precisa. Assim, de nada adianta você ter uma grande operação de SAC e uma central de relacionamento durante sete dias da semana e 24 horas por dia, se ela não resolve o problema do cliente.

Antecipe as dúvidas dos seus clientes

Por fim, como última e quinta característica, é essencial que você procure antecipar-se em relação aos problemas seu cliente pode ter. Com isso, você acaba ganhando mais tempo e evita que as reclamações afoguem, além de melhor a sua credibilidade com o cliente.

Portanto, conhecer as principais características de um bom atendimento ao cliente é uma forma de já aprimorar essa demanda na sua empresa, em que todo esse processo pode acabar fazendo com que o seu negócio funcione com mais facilidade e foco, além de oferecer resultados gratificantes.

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
S
9