Como 11 empresas escalaram vendas e atendimento com o WhatsApp

Você sabia que o WhatsApp já contribuiu para aumentar faturamento, organizar e dar escala ao atendimento de muitas empresas?...

Você sabia que o WhatsApp já contribuiu para aumentar faturamento, organizar e dar escala ao atendimento de muitas empresas? Confira a seguir o segredo de 11 empresas de sucesso que estão utilizando o WhatsApp para vendas e atendimento ao cliente!

E mais, aprenda 7 dicas de como melhorar o seu atendimento!


Como a Wine aumentou em 4x seu faturamento utilizando o WhatsApp

A Wine

A Wine é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. É assim que a empresa é conhecida. Ela, que nasceu com o objetivo de democratizar o mundo do vinho, cresceu rapidamente e ganhou destaque na mídia.

Seu propósito é conectar pessoas por meio da paixão por vinho. Se cada vez mais pessoas estão despertando essa paixão e desejam atendimentos rápidos, como tornar isso possível?

Eureka!

As vendas de vinhos vão bem, obrigado! No entanto, em busca de entregar resultados cada vez melhores, o gestor de um dos departamentos de vendas da Wine, Augusto Menezes, notou que o WhatsApp faria a diferença nos atendimentos prestados para os usuários que possuíam alguma dúvida antes de fechar a compra.

‘’Percebemos que o Whatsapp é uma ferramenta com custo zero, ou seja, todo mundo usa e além disso é rápido e prático. O app é atrativo porque pula quaisquer burocracias e faz com que as empresas prestem um atendimento rápido, prático e fácil‘’.

Para ter toda a equipe atendendo em um mesmo número, a Wine buscou um sistema que oferecesse essa integração, além de outras funcionalidades gerenciais. A partir de então, nossos caminhos se encontraram e a nossa parceria se iniciou.

Mais pessoas conectadas com o vinho e crescimento de 4x do faturamento

Pouco tempo depois do Octadesk vieram os resultados: um crescimento de 4x em seu faturamento.

Todo esse sucesso se deu por conta de dois fatores: apesar do WhatsApp ser a rede pessoal dos clientes, é por lá que eles gostam de conversar com as empresas. Além disso, disponibilizar o WhatsApp como forma de contato possibilitou acompanhar o cliente desde o início da jornada com a Wine.

A Wine também tem um segredo que faz toda a diferença no resultado final: saber abordar o cliente pelo WhatsApp. Afinal, não é só o vinho que tem o papel de conectar pessoas, o atendimento também!

‘’Após aplicar esse modelo de trabalho, adicionamos em torno de 4x em nossa receita, uma receita que não existia antes e hoje já possui uma relevância bem grande em nossa empresa.”, afirma Augusto Menezes.

Descubra como a Ticket360 diminuiu em 50% o tempo de atendimento

A Ticket360

A Ticket360 é uma empresa de prestação de serviços na área de venda, administração e distribuição de ingressos, para os mais diversos eventos.

Toda a estrutura de atendimento da empresa está baseada em site, call center, aplicativos para mobile e suporte ao produtor de eventos. Todo ano são comercializados mais de 1300 eventos por ano.

Volume de atendimento

A Ticket360 possui uma central de ajuda contendo as perguntas mais frequentes dos usuários em relação aos eventos. Mesmo assim, há usuários que preferem o contato direto com a empresa.

Além disso, quando se trata de eventos, é importante oferecer um atendimento rápido. Caso contrário, a data terá passado e a experiência do cliente terá sido prejudicada por não ter as informações em tempo hábil.

Durante o pico da pandemia, a quantidade de solicitações triplicou e era impossível atender a todos com a mesma agilidade por e-mail ou chat. Foi então que a empresa iniciou a busca por uma ferramenta profissional de atendimento.

Uma experiência 50% mais rápida

Para fornecer uma experiência mais rápida na página da Central de Ajuda, onde surgem dúvidas a respeito de eventos específicos, a Ticket360 adotou o WhatsApp. Nesta página é possível visualizar as perguntas mais frequentes e um botão que direciona o usuário para uma conversa.

No entanto, a utilização do WhatsApp precisava possibilitar que diversos atendentes respondessem às solicitações dos clientes. Foi então que a Ticket360 nos encontrou e a nossa parceria começou.

Depois de alguns meses, a empresa começou a estudar a possibilidade de escalar o atendimento com a ajuda do WhatsApp Business API, principalmente no período de pandemia.

Com o WhatsApp API, a empresa pode solucionar boa parte das demandas dos clientes de forma automatizada, desde informações de cancelamento de shows a pedidos de suporte ao produtor de eventos . Como resultado, a empresa passou a oferecer atendimentos 50% mais rápidos aos seus clientes.

“Hoje não temos mais nenhum problema em nossa operação, temos trabalhado juntos e ajustando sempre que necessário, vimos que a empresa evoluiu em questão dos seus serviços, isso reflete em nossa operação e consequentemente ao atendimento de nossos clientes.” – Itamara Domingues, Supervisora de Prevenção à Fraudes

O Grupo AGO aumentou 10% das vendas digitais e reduziu 50% do tempo de resposta

O Grupo AGO

O Grupo AGO tem longa e sólida tradição na comercialização de produtos e veículos importados e nacionais, representando marcas automotivas de primeira linha desde 1954. A empresa é pioneira na comercialização de veículos Mercedes-Benz no Brasil.

Além de ser um dos maiores revendedores autorizados Mercedes-Benz da América Latina, o Grupo AGO comercializa automóveis de marcas como Jeep, Dodge, Chrysler, Ram, Jaguar e Land Rover. Atualmente comercializamos cerca de 2.000 veículos novos por ano.

Onde estão as vendas?

Utilizar o aplicativo do WhatsApp para vender automóveis de primeira linha certamente é uma coisa inovadora. No Grupo Ago, cada vendedor utilizava o próprio celular para se conectar com as pessoas interessadas, porém, essa estratégia não era ideal para a empresa.

A utilização de diversos números de WhatsApp, deixa alguns pontos de atenção:

  1. Os clientes nunca sabem em qual número entrar em contato.
  2. As informações conversadas e acordadas com um cliente ficam descentralizadas entre diversos vendedores.
  3. O celular pessoal é propriedade do vendedor e não da empresa. Se o aparelho ficar indisponível por motivos de danos, roubos ou desligamento do funcionário, como lidar com a perda de informações dos clientes?
  4. A gestão do time de vendas e atendimento não tem permissão de pegar o celular e verificar como estão os números.
  5. A gestão não consegue fazer acompanhamentos em tempo real.

Além de todos os pontos citados acima, os contatos de pessoas interessadas não eram tratados da melhor forma: não ficavam em poder da concessionária e nem eram inseridos em um CRM.

Por isso, a empresa passou a buscar uma solução de atendimento via WhatsApp e Chatbot que fosse fácil de implementar e com o custo benefício ideal para o momento.

Mais vendas, mais organização e menor tempo de resposta

Hoje, o Grupo Ago conta com a ajuda do Octadesk para realizar vendas e atendimentos pós-vendas. Com a nossa solução, todos os vendedores realizam atendimentos através de um só número e é possível direcionar esses contatos de forma automática para um CRM dedicado.

Mais do que um só número e múltiplos usuários, a empresa também utiliza o chatbot 24 horas da Octadesk para auxiliar nos atendimentos, além de funcionalidades como as etiquetas para qualificar e classificar as conversas.

Essa nova forma de organização das oportunidades de vendas trouxe um aumento de 10% nas vendas digitais e redução de 50% no tempo de resposta.

Como a DrogaVET aumentou a conversão em 100% com o WhatsApp

A DrogaVET

A DrogaVET é uma empresa pioneira, líder e a maior rede de farmácia de manipulação veterinária do Brasil.

À medida em que foi crescendo, a rede enxergou a necessidade de aprimorar a organização do atendimento para atender os clientes com excelência.

Mas havia um desafio…

Além de proporcionar a melhor experiência de atendimento ao cliente, existia um desafio igualmente gigante: aumentar a taxa de conversão em vendas através de uma comunicação eficiente e organizada, sem que o time comercial ficasse sobrecarregado.

Fora isso, a redução de custos também era um objetivo importante para a empresa.

Ao perceber o desafio que tinha pela frente, a DrogaVET começou a busca por uma ferramenta que pudesse atender suas necessidades e assegurar a qualidade nos processos. Foi então que encontrou o Octadesk.

Conversas que geram vendas

Nos últimos meses, a busca por atendimento via WhatsApp cresceu muito mais do que o esperado pela empresa. Mas com a ferramenta em mãos e todos os recursos que precisavam para otimizar essas operações, a DrogaVET colheu bons resultados.

Em apenas dois meses com o Octadesk, as conversas passaram de 14 mil para 30 mil. E como consequência, o aumento na conversão das vendas praticamente dobrou. E continua crescendo…

Com o WhatsApp Projeto Conexão GTC diminuiu 80% das idas desnecessárias às unidades de saúde durante a pandemia

O Grupo Taiz Campbell

O Grupo Taiz Campbell é uma rede de clínicas médicas. A nossa história juntos começou no início da pandemia do Coronavírus, quando médicos voluntários se reuniram e criaram o Conexão GTC Solidária.

O que impulsionou o projeto foi uma ordem expressa dos órgãos públicos de que as pessoas não deveriam sair de casa se apresentassem sintomas leves da doença. Dessa forma, reduziria as filas de atendimento médico e até possível contágio de outras pessoas. O projeto possibilitou uma triagem e aconselhamento médico.

Trabalho sério exige organização

Com tantos profissionais operando à distância, o plano era bem desafiador: atender o máximo de pessoas possível para diminuir o nível de aglomeração em unidades de saúde. Para isso, era necessária alguma ferramenta capaz de manter a organização e eficiência nessa operação. E não apenas isso, o ideal é que o atendimento fosse feito via WhatsApp, o aplicativo mais utilizado hoje em dia.

Foi aí que os idealizadores do projeto decidiram convidar a Octadesk para apoiar a ação e, claro, logo aceitamos contribuir com a nossa ferramenta.

“O impacto do projeto foi muito bacana e tenho certeza que pudemos ajudar muita gente. Somos muito gratos a parceria e apoio recebido da Octadesk”, disse Eduardo Campbell, diretor executivo. 

Quando os números representam vidas beneficiadas

Para suprir toda a demanda de atendimentos, o projeto contou com a ajuda do WhatsBot. Dessa forma, ele fazia uma triagem inicial, dispondo de três diferentes categorias: dúvidas gerais sobre o coronavírus, atendimentos para pessoas com sintomas do COVID-19 e para pessoas com outras necessidades.

Entre março e maio, período em que o projeto operou, foram realizados 9.512 atendimentos. Tudo isso resultou em 99,5% de aprovação da população atendida, que puderam ser medidos com uma pesquisa de satisfação após o término dos atendimentos.

Ou seja, o projeto alcançou mais de 9 mil pessoas em 24 estados, onde todos se mantiveram protegidos, recebendo aconselhamento médico sem precisar sair de suas casas.

O projeto tomou proporções que ultrapassam as fronteiras brasileiras: pessoas da Austrália, França, Estados Unidos e Moçambique também receberam atendimento, diminuindo 80% das idas desnecessárias às unidades de saúde.

Como a Interprime diminuiu a taxa de inadimplência em quase 10%

A Interprime

A Interprime é uma empresa que oferece internet de fibra óptica na região Sul do Brasil. Com mais de 15 anos no mercado, a empresa já conquistou prêmios e selos de qualidade, além de ser a marca mais lembrada pelos consumidores.

Um dos principais pilares da Interprime é o atendimento humanizado e exclusivo. Porém, como uma empresa de serviços em tecnologia pode oferecer uma experiência humanizada e ágil nos atendimentos?

E-mails, ligações telefônicas e boletos

A fim de realizar suporte relacionado ao departamento Financeiro, a Interprime utilizava o e-mail e ligações telefônicas.

Apesar de serem meios usuais, existiam algumas barreiras entre a empresa e os clientes: o tempo de espera por um atendimento telefônico e a falta de engajamento com o e-mail. Hoje em dia, os clientes têm pressa para resolver seus assuntos pessoais, então, tanto o e-mail e o telefone são canais que não podem oferecer uma experiência humanizada e ágil.

Toda essa mudança na Interprime partiu de feedbacks dos clientes, que raramente abriam seus e-mails e acabavam perdendo comunicados importantes da empresa. Outros, acreditavam que a experiência de aguardar por um atendimento era cansativo.

Mais experiência humanizada, menos inadimplência

A partir do feedback dos clientes, a empresa passou a buscar formas para oferecer um atendimento mais ágil e humanizado, porém de forma profissional. Foi então que a nossa parceria começou.

“Com a facilidade de contato via WhatsApp, conseguimos tirar dúvidas e enviar informações para pagamento de forma menos burocrática. Dessa forma, é possível enviar e receber faturas, comprovantes de pagamento etc. Essa mudança proporcionou a diminuição de inadimplência em quase 10% e centenas de atendimentos ágeis todos os dias.” – Nádia Melo, atendimento ao cliente.

Entenda como a Fepo aumentou a capacidade de atendimento com redução de 20% no tempo de espera

A Fepo

A Fepo é uma plataforma de psicologia online que conecta pacientes e psicólogos. A premissa da Fepo é oferecer bem-estar para as pessoas, independente de onde elas estejam.

Com o avanço da tecnologia na área da Psicologia, as sessões de terapia online têm se tornado cada vez mais frequentes em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. E a Fepo surge como referência no país quando o assunto é psicologia online, eficiência, custo-benefício e sigilo.

As dores da expansão

Como uma empresa que utiliza a empresa para se conectar com pessoas, nada melhor que ter o WhatsApp fazendo parte da rotina diária.

Na Fepo, o WhatsApp é uma ferramenta de suporte. Os clientes tiram suas dúvidas sobre como agendar sessões ou utilizar o sistema, recebem ajuda para escolher um psicólogo e são encaminhados para o atendimento.

Antes do Octadesk, esse suporte era oferecido com a ajuda do WhatsApp Web, no entanto, conforme a startup foi expandindo e conquistando novos clientes, era necessário ter uma ferramenta segura para suprir a demanda, caso contrário, o tempo de espera aumentaria cada vez mais, além das informações dos clientes estarem comprometidas.

E então, nos conhecemos.

Crescimento e experiência do cliente

O Octadesk possui funcionalidades para o WhatsApp que caíram como uma luva na Fepo. O resumo das últimas conversas e respostas prontas possibilitam oferecer atendimentos assertivos e rápidos, resultando numa experiência sem igual.

Além de possibilitar o crescimento da Fepo, o Octadesk ajudou a empresa a aumentar sua capacidade de atendimento e reduzir seu tempo de espera em 20% em mais de 1200 atendimentos mensais.

“O Octadesk representa o crescimento da Fepo, através da estruturação de processos sólidos de atendimento, fundamental para uma boa experiência do cliente. Enfim, é com o sistema que nos aproximamos dos usuários pacientes e psicólogos.” – Felipe Laccelva, CEO da Fepo.

Com o WhatsApp, a Oxyde conseguiu escalar 12.500 atendimentos mensais

Oxyde Store

A Oxyde Store é um e-commerce voltado para a venda de roupas femininas e masculinas que nasceu em 2018. Com a temática de roupas divertidas, logo a empresa começou a crescer e conquistar clientes em todo o Brasil.

Um crescimento fora de série

Evidentemente não foi fácil chegar até onde a Oxyde Store chegou. Mas com o trabalho árduo dos três sócios, o cenário começou a mudar. Logo a empresa passou a realizar vendas também no atacado.

O e-commerce passou a atrair centenas de novos clientes e parceiros todos os dias. Isso fez com que o número de atendimentos aumentasse exponencialmente, de modo que, a empresa notou a necessidade de separar os atendimentos.

A ideia da Oxyde era especializar cada profissional da equipe em diferentes áreas de atendimento. Por exemplo, um profissional voltado para a parte de trocas de produtos, outro para o atacado etc. Ao mesmo tempo, o e-commerce precisava de uma ferramenta que pudesse escalar os atendimentos que aumentavam a cada dia.

Escala e controle de atendimentos

O Octadesk foi um divisor de águas para o atendimento da Oxyde. Depois da nossa parceria, a loja encontrou a solução para resolver a questão de escala dos atendimentos e especialização das áreas.

Para escalar os atendimentos, a Oxyde utiliza o chatbot do Octadesk integrado ao WhatsApp. O chatbot realiza os atendimentos iniciais, independentemente do horário e, caso o cliente ainda precise da ajuda de um atendente humano, o bot transfere para a área correspondente.

Hoje, na era pós-Octadesk, a empresa atingiu o incrível marco de aproximadamente 12.500 atendimentos. Inclusive, esses resultados têm se mostrado consistentes ao longo dos meses.

A Dataeduc cresce 100% ao ano com a ajuda do WhatsApp

A Dataeduc

A Dataeduc é uma EdTech que tem por objetivo principal contribuir para maior eficiência e eficácia das instituições que atuam na área da educação, desencadeando ações que resultam na melhoria contínua do ensino.

Hoje, a empresa atende cerca de 5 mil escolas em todo o Brasil com soluções de gestão escolar, correção de provas e simulados e aulas online.

Gaps entre as áreas

Os atendimentos da Dataeduc eram realizados por telefone fixo e celulares móveis. Ou seja, não havia gestão alguma dos atendimentos e controle de métricas referentes ao negócio.

Conforme a Dataeduc crescia, ela precisava tornar os processos mais organizados de forma que a empresa fosse capaz de mostrar um alto nível de profissionalismo.

“Nossa equipe precisava se profissionalizar e passar credibilidade para nossos clientes. O Octadesk estava crescendo no cenário e decidimos acreditar em toda energia da equipe que demonstrou a solução para nós.” – Carlos Júnior, Gestor de negócios educacionais na Dataeduc

Crescimento acelerado

A chegada do Octadesk como parceiro no setor de atendimento trouxe diversos benefícios para a Dataeduc.

Em vez de lidar com diversos números de celular e atendimentos por telefone, onde a gestão não tinha dados para acompanhar e entender o sucesso da operação, agora as coisas são diferentes.

Todos os atendimentos e informações dos clientes estão centralizados dentro do Octadesk, com 100% de eficácia no controle dos SLAs de toda a equipe. Hoje, além do WhatsApp, a empresa conta com chatbots para potencializar a velocidade de atendimento.

A Dataeduc dobrou de tamanho em 2020 e o Octadesk faz parte dessa história de sucesso.

“Falar em redução ou crescimento é muito pouco para falar da transformação que tivemos em nossa empresa com a chegada do Octadesk.” – conclui Carlos.

Departamento Jurídico da USP revoluciona ao utilizar WhatsApp no atendimento

Departamento Jurídico XI de Agosto

O Departamento Jurídico XI de Agosto surgiu em 1919, com o objetivo de promover acesso à justiça à população carente da cidade de São Paulo.

Ela foi precursora na assistência judiciária, antes mesmo do Estado organizar um serviço desta natureza, com a Lei 1.763.

Hoje, o departamento jurídico segue cumprindo a missão para a qual foi idealizado há mais de 100 anos: iniciar os estudantes da Faculdade de Direito na prática da advocacia e ao mesmo tempo garantir acesso gratuito à Justiça.

Atendimentos presenciais e o plano B

Os atendimentos do departamento jurídico sempre foram feitos de maneira presencial. Todos os dias, eram preenchidas uma quantidade de vagas pré-determinadas e essas pessoas recebiam orientação jurídica no mesmo dia.

Contudo, foi necessário interromper o atendimento presencial, por conta do distanciamento social indispensável durante a pandemia do coronavírus. Para dar continuidade, o plano B foi retomar o atendimento em duas frentes: por meio de parcerias com outras entidades que prestam assistência social e por meio de e-mail.

O atendimento via e-mail, apesar de importante para a retomada das atividades, criou barreiras ao nosso público alvo, tendo em vista que nem todos utilizam o e-mail frequentemente.

Antes, o agendamento de uma entrevista por telefone demorava muito tempo para ser concluído, o que tornava a experiência do cliente ruim. Além disso, não era a ferramenta ideal em termos de organização interna, pois o e-mail não foi pensado, originalmente, para o atendimento dos clientes do departamento jurídico.

Foi então que o departamento jurídico percebeu que o WhatsApp poderia ajudar a resolver essas duas questões. Pelo fato de ser um canal muito mais difundido e acessível entre os clientes e, ao mesmo tempo, a maneira ideal de concentrar o atendimento.

Crescimento exponencial dos atendimentos

Após a parceria com o Octadesk se iniciar, a estratégia inicial foi realizar a divulgação a respeito do novo canal de atendimento. Para isso, optou pelas redes sociais e a divulgação boca a boca entre os membros do departamento.

Com o WhatsApp, a comunicação se tornou mais fluida e veloz e, muitas vezes, permite que o agendamento aconteça logo após o departamento receber a primeira mensagem do cliente.

O meio jurídico tradicionalmente possui uma série de barreiras que impedem o acesso ao mesmo por pessoas mais vulneráveis socioeconomicamente, como a linguagem empregada e localização dessas instituições, na maior parte das vezes distante da periferia.

“O Octadesk nos auxiliou em termos de organização interna, o que resultou na otimização do nosso tempo… Ganhamos muito em alcance e dobramos o número de atendidos. Para as pessoas atendidas, com toda certeza, houve maior facilidade de contato e maior rapidez de resposta. Sem dúvida, o Octadesk é fundamental para seguirmos batalhando.” – João Sire, Diretor Presidente do Departamento Jurídico XI de Agosto

A Oximag diminuiu o tempo de atendimento em 90% e vende 3x mais com WhatsApp

A Oximag

A Oximag é uma empresa B2B especializada em oferecer inovação e soluções em equipamentos magnéticos. Um dos seus principais objetivos é atender os clientes de forma rápida e com qualidade.

WhatsApp aqui, WhatsApp lá

Para acompanhar suas vendas e realizar atendimentos, o time de atendimento ao cliente utilizava um celular corporativo e contava com o reforço do WhatsApp Web. O problema é que essa solução não era a ideal para administrar todos os atendimentos diários.

Com uma demanda crescente dos clientes, oito vendedores no time e apenas um aparelho, não era possível lidar com tudo isso sem passar o celular de mão em mão. Além de resultar em atendimentos mais lentos e desorganizados, não existia uma forma de distribuir os contatos dos clientes entre os atendentes e mensurar os atendimentos.

Ou seja, quanto mais clientes, maior era o tempo que se levava para dar uma primeira resposta. Utilizar o WhatsApp foi uma decisão acertada, porém, sem o auxílio de um sistema integrado, era impossível atingir os objetivos de atender com agilidade e qualidade.

Foi então que a Octadesk chegou para somar no time da Oximag.

Mais atendimentos, mais vendas

Desde o início da parceria foi visível o salto que a empresa deu: 3x mais vendas por WhatsApp e redução no tempo de resposta em 90%. Tudo isso porque o Octadesk tem funcionalidades que permitem oferecer atendimentos ágeis, por exemplo, múltiplos usuários, chatbots e respostas rápidas.

E os ganhos não se resumem apenas às vendas. Agora, os times envolvidos conseguem ter mais controle em relação ao que acontece dentro da operação, por exemplo, a média de tempo que uma conversa dura, quantas pessoas estão atendendo e quantas estão sendo atendidas.

“O Octadesk nos ajudou a concentrarmos todos os nossos atendimentos em um só local e desta forma, aumentarmos a agilidade e qualidade. Hoje, o WhatsApp é um dos principais canais de vendas e atendimento da Oximag.” – Fábio Gomes, Gerente de Marketing na Oximag.

7 dicas de como potencializar o atendimento no WhatsApp usando o Octadesk

65% dos consumidores já desistiram de uma compra por falta de atendimento, de acordo com pesquisa realizada pela Adyen. Por outro lado, a CX Trends 2021 mostrou que 68% dos consumidores preferem empresas que oferecem boas experiências, mesmo que tenham que pagar mais por isso.

Isso evidencia o quanto o atendimento ao cliente é importante tanto para a empresa quanto para o cliente. E, inclusive, compõe a experiência do consumidor.

Que o atendimento é parte importante para a estratégia da empresa você não tem dúvidas. Mas, como potencializá-lo para alcançar os melhores resultados seja em vendas, marketing ou suporte?

Dica 1: Diminua seu tempo de resposta

35% dos consumidores desejam ser atendidos dentro de 10 minutos. Outros 33% acreditam que 1 hora é o tempo ideal para receber uma primeira resposta. O que isso significa? Significa que os consumidores estão cada vez mais exigentes e ávidos por respostas instantâneas.

Uma das ferramentas que possibilita agilidade no atendimento é o WhatsApp. No entanto, ao utilizá-lo como canal de comunicação, é essencial que a empresa esteja apta para atendimentos rápidos.

Integrado ao Octadesk, o seu WhatsApp vai possibilitar:

  • Atendimentos simultâneos de diversos clientes
  • Agilidade através da funcionalidade de respostas prontas
  • Atendimentos sem filas de espera
  • Chatbots para fazer o pré-atendimento e automatizar tarefas

Como você pode notar, muitas das empresas presentes neste artigo tiveram como estratégia diminuir o tempo de resposta, resultando em mais vendas e, claro, na satisfação de seus clientes.

Dica 2: Utilize a tecnologia a seu favor

Quando se fala em tecnologia, existe um estigma que relaciona o assunto a grandes e renomadas empresas do mercado. No entanto, a tecnologia pode estar mais perto do que você imagina.

Uma das tecnologias mais difundida nos últimos meses é o chatbot e o WhatsApp Business API. Ambas ferramentas têm sido utilizadas para as mais variadas finalidades dentro da estratégia de Marketing, Vendas e Atendimento.

E você pode utilizá-las para:

Chatbots

  • Atrair e converter visitantes em clientes
  • Responder dúvidas frequentes
  • Incentivar compras
  • Oferecer suporte
  • Direcionar clientes dentro da jornada de compra
  • Criar ações de Marketing
  • Realizar uma triagem e direcionar clientes para os atendentes disponíveis

WhatsApp Business API

  • Atualização de conta
  • Alertas
  • Aviso de compromisso agendado
  • Resolução de problemas
  • Atualização de pagamento
  • Atualização de finanças pessoais
  • Atualização de reserva
  • Status de compra
  • Atualização de compra
  • Atualização de ticket.

O melhor de tudo é que além agilizar o lado dos clientes, ele também reduz a quantidade de tarefas repetitivas no lado dos agentes, fazendo com que eles foquem em atividades mais estratégicas para a empresa.

Dica 3: Tenha apenas um número de WhatsApp

Há três formas de se utilizar o WhatsApp em equipe, porém apenas uma delas é segura para a empresa e para a experiência do cliente.

Caso 1: Uma equipe inteira utilizando um mesmo aparelho de celular com WhatsApp

Embora isso pareça sinônimo de união, usar um mesmo aparelho compromete toda a operação porque você não garante responder os clientes com agilidade e, claro, qualidade.

Além disso, existe o fato de que se você tem diversas pessoas utilizando um mesmo celular, não terá controle de qual vendedor/atendente falou com determinada pessoa.

Uma das coisas importantes dentro de um atendimento são as métricas. Quando você tem apenas um aparelho de celular, não consegue coletar dados como o nome de quem fez o atendimento, a duração e até se o cliente ficou sem resposta.

Caso 2: Cada membro da equipe com um celular diferente

Muitas empresas cometem esse erro e, por causa disso, acabam afetando a experiência do cliente e perdendo muito dinheiro.

Se o cliente nunca sabe em qual número entrar em contato e tem que ficar contando a mesma história para todos os atendentes, você definitivamente não está oferecendo a melhor experiência com a sua marca.

Caso 3: Celulares pessoais dentro da operação

O celular é propriedade de alguém que trabalha para uma empresa, o que significa que a pessoa vai carregar com ela o tempo todo. E se o aparelho for perdido, quebrado ou for roubado?

Além disso, a gestão da equipe não tem permissão de pegar o celular de qualquer um e começar a olhar o que fez ou deixou de fazer, porque isso tem implicações legais.

Sem o celular em mãos, você não tem nada. Você não tem métricas de atendimento, não tem dados de clientes, não tem informações sobre quem exatamente atendeu um determinado cliente.

Caso um atendente esteja indisponível, quem responderá os clientes que entrarem em contato com aquele número específico?

Dica 4: Disponibilize atendimento 24/7

Você já percebeu que não existe mais a hora “certa” para clientes se comunicarem com as empresas? Seja no caminho do trabalho, na hora do almoço ou muito depois do expediente, o que os consumidores querem é uma resposta.

O consumidor da atualidade entra em contato com diversas empresas e aquela que responde primeiro, tem as maiores chances de conquistá-lo, independente do horário. Por isso, esteja disponível para sanar dúvidas, oferecer suporte ou ajudá-lo a escolher produtos e serviços.

Seja oferecendo suporte ou auxiliando um cliente a fazer uma compra, é totalmente viável para diferentes tipos de negócios utilizar um chatbot 24 horas por dia. E o melhor: os custos são acessíveis para todos e uma experiência incrível é garantida!

Dica 5: Ofereça autoatendimentos poderosos

O autoatendimento é a melhor forma de empoderar seus clientes. A utilização do autoatendimento não quer dizer que a empresa não deseja ajudá-lo, mas sim que ela deseja possibilitar que ele resolva problemas mais básicos de forma rápida.

Quanto ao lado dos profissionais de atendimento, significa que a empresa pode ajudá-los a evoluir em suas carreiras, eliminando tarefas repetitivas e atuando em demandas muito mais estratégicas e que podem gerar valor para os clientes.

Com o Octadesk, você também pode potencializar o autoatendimento no WhatsApp. Veja como:

  • Consultas sobre o status do pedido
  • Emissão de boletos e 2ª via
  • Agendamentos
  • Cotações
  • Atualização de dados cadastrais
  • Reservas e encomendas
  • Recuperação de senhas
  • E muito mais!

Eliminando simples tarefas do dia a dia, a empresa possibilita oferecer uma experiência sem igual para os seus clientes.

Dica 6: Categorize seus atendimentos

Quantas pessoas solicitaram atendimento referente ao produto X? Quantos desses atendimentos eram sobre trocas ou devoluções? Esses são exemplos simples do dia a dia, mas que fazem total diferença no final do mês.

Com o Octadesk, você pode criar categorizações personalizadas para cada atendimento. As etiquetas possibilitam filtrar os atendimentos e consultar o contexto daquela interação. Além disso, atuam como um guia na tomada de decisão da empresa.

Dica 7: Atente-se às métricas

A utilização do aplicativo do WhatsApp não fornece métricas ideais para a gestão de atendimento. Por isso, é importante utilizar uma ferramenta que viabilize trabalhar com esses dados.

Quais dados são importantes neste cenário? Para a gestão é essencial entender quais pessoas estão trabalhando em dado momento, como está o tempo de atendimento e muitos outros dados em tempo real.

Ter essa visão do atendimento é primordial para tomar decisões e entender o que está dando certo ou não no momento em que o atendimento acontece.

Quer vender mais e atender ainda melhor? Faça um teste grátis do Octadesk agora mesmo.

Teste grátis Octadesk

Você pode gostar também