Mais

Seus clientes estão satisfeitos com o atendimento da sua empresa?

Por Sara Cristine 15 de maio de 2018 3 min de leitura

Procurar como saber se seus clientes estão satisfeitos com o atendimento da sua empresa é atualmente algo fundamental, sendo considerado muitas vezes como uma tarefa difícil. No entanto, clientes satisfeitos nunca ligam para as empresas para mostrarem a sua satisfação, pois só as procuram quando algo dá errado.

Assim, o maior problema se encontra com os clientes que estão insatisfeitos e que, às vezes, nem mesmo entram em contato com a sua área de atendimento para realizar qualquer reclamação, pois eles simplesmente boicotam a sua empresa e não consomem mais os seus serviços ou produtos.

Com isso, é bastante importante que você estabeleça determinados padrões de qualidade para todos os seus funcionários que possuem relacionamento com os clientes, de uma maneira ou de outra. Assim, os clientes irão ser tratados de forma profissional e, ao mesmo tempo, amigável.

Como saber se seus clientes estão satisfeitos com o atendimento?

Se você está procurando como saber se seus clientes estão satisfeitos com o atendimento da sua empresa, então, entenda que o problema que muitos gestores enfrentam é em relação a mensuração do grau de satisfação dos clientes, não conseguindo entender se o atendimento é adequado ou não.

Com isso, caso o seu negócio se encaixe nesse grupo, você não precisa se preocupar, pois iremos lhe apresentar algumas dicas de como você pode descobrir se os seus clientes estão ou não satisfeitos com o atendimento da sua empresa. Confira!

Pesquise em sites de reclamação

É bastante interessante que você crie fóruns e sites de reclamações, como o Reclame Aqui, cujo objetivo é reunir os consumidores que não estão contentes com a sua empresa ou produto, para que eles possam fazer as suas reclamações ou queixas, registrando até mesmo a sua indignação.

Com isso, é importante que a sua empresa faça pesquisas nesses tipos de sites e descubra se os clientes estão ou não falando mal da sua marca.

Caso haja reclamações, você pode anotá-las e tomar as devidas providências, além ainda de poder entrar em contato com o cliente que realizou a reclamação.

Monitore as suas redes sociais

No caso das redes sociais, elas atualmente são o primeiro lugar em que os clientes que não se encontram satisfeitos, fazem as suas reclamações.

Por isso, é importante que você sempre tenha atenção aos comentários das suas páginas no Facebook, Twitter, Instagram, além de outras mídias sociais em que a sua marca possui contas.

Dessa forma, parecido com os sites de reclamações, além das redes sociais servirem como mensuração, os comentários negativos podem ainda ser respondidos rapidamente e solucionados.

Tenha uma estratégia de pós-venda

Outra dica importante é sobre as estratégias após a venda. Fazer investimentos nessa área pode ser uma ótima oportunidade para quem busca realizar a mensuração do grau de satisfação dos clientes.

Nesse caso, as estratégias após a venda são bastante parecidas com os métodos de pesquisas de satisfação. o que muda aqui é o fato do atendente que irá realizar visitas pessoalmente nas casas ou empresas dos clientes ou estabelecerá contato por telefone/e-mail e etc., para assim ter mais informações sobre a experiência que eles têm com a empresa.

Faça pesquisas de satisfação

Em relação às pesquisas de satisfação, elas são consideradas uma ótima forma para a mensuração do nível de satisfação dos clientes, já que você pode fazer o envio de questionários através de e-mail, mensagens ou até mesmo no seu próprio site.

Portanto, se você queria saber se seus clientes estão satisfeitos com o atendimento da sua empresa, é importante que você entenda que a satisfação dos clientes é um conceito extremamente importante para qualquer um que queira continuar ativo no mercado, afinal, são os clientes que ditam o futuro das empresas.

 

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
O
5