Clientes fidelizados: como aumentar esse número na sua empresa?

Quanto mais clientes fidelizados uma empresa tem, mais saudável se mostra a sua operação. Então, leia esse artigo e aprenda como aumentar esse número!
Dicas de como fidelizar clientes

Nos dias de hoje, o principal nos negócios é ter o maior número de clientes fidelizados. Isso, transmite que a sua empresa é segura, confiável e que trata seus clientes atenciosamente.

Separamos para você algumas dicas para fidelizar clientes.

Cliente fidelizado – como isso pode ser possível afinal?

Um dos primeiros pontos que precisam ser analisados na hora de se pensar em como ter seu cliente fidelizado consiste em concentrar suas atenções em sua própria equipe!

Será que seus funcionários andam satisfeitos de verdade? – entender isso é fundamental, uma vez que eles acabam tendo uma ligação mais direta com os consumidores e por isso são responsáveis pela fidelização.

Por esse motivo, é importante que eles estejam felizes com a forma que são tratados na empresa, pois isso irá se refletir no atendimento ao cliente!

O caminho nesse sentido é procurar meios de sempre promover o diálogo e também a oferecer feedbacks periódicos aos colaboradores.

Como ter mais clientes fidelizados

Conheça melhor o seu cliente

O ponto chave dessa questão é que quanto melhor você conhecer o seu público alvo, suas chances de satisfazer o seu cliente aumentam consideravelmente.

Pois, não adianta coisa alguma você fazer a melhor apresentação de um produto, mas para o público errado. Eles não vão aderir à sua ideia.

Dessa forma, você deve analisar a fundo as dores do seu cliente, seus anseios, o que ele mais valoriza e quais são suas expectativas.

Faça um ótimo atendimento

Primeiramente, você deve se comunicar com o cliente de forma simples, clara e objetiva. Explicando como o produto funciona e como o seu serviço pode ajudá-lo.

O foco é demonstrar o máximo de auxílio e apoio ao cliente, e só depois vender o produto. Faça-o confiar em você e crie mais afinidade com ele, a venda sairá naturalmente.

Um dos melhores caminhos para ter seu cliente fidelizado está amplamente direcionado ao tipo de atendimento que é dado a ele.

O que realmente importa aqui é que o processo de atendimento seja de fato muito bem sucedido! E isso significa eficiência e rapidez na resposta.

Por isso, procure dedicar esforços para oferecer sempre um serviço eficiente, que corresponda aos objetivos de seus clientes e de sua empresa, e claro, que seja rápido na hora de apresentar soluções possíveis.

Nunca prometa algo que realmente não poderá cumprir, principalmente com relação a prazos ou até mesmo às soluções que envolvam seu produto ou serviços.

A qualidade também deve ser evidenciada – esse é, sem a menor sombra de dúvidas, a melhor forma de fazer com que seus clientes sejam fidelizados! Quanto mais erros no atendimento, menor a qualidade, pense nisso.

Tudo dependerá do seu empenho em promover pesquisas, treinamentos, estudos e análises acerca de quem são seus clientes e quais são suas principais expectativas e necessidades.

Além disso, não abra mão de conduzir seus esforços em fazer um bom planejamento e ainda atribuir a contratação de bons profissionais e sua valorização!

Ter seu cliente fidelizado é uma das maiores conquistas para toda e qualquer empresa, e sem dúvida isso pode ser resultado de muito empenho e dedicação!

Saiba colocar o valor certo na sua oferta

Saiba mostrar ao seu cliente que a sua oferta é única. Desse modo o cliente entende o valor daquilo que você vende, isole os concorrentes e lhe pague um valor mais justo.

Tudo isso pode ser feito por mimos, brindes, garantia estendida, ou seja, tudo aquilo que pode agradar cada vez mais o cliente.

Faça a melhor entrega

Bem, agora que você já sabe como atrair, encantar e vender o seu produto para o cliente, você precisa superar todas as expectativas dele e fazer a melhor entrega, para assim, conseguir fidelizar ele.

Motive o cliente a te indicar para os parentes, amigos e colegas. Pessoas que falam bem da sua empresa são a melhor forma de atrair ainda mais pessoas.

O importante é deixar claro para o cliente tudo sobre a entrega e a expectativa dele em relação ao produto final.

Após a venda, continue presente

Quando a venda é realizada, a sua relação com o cliente apenas começou, então não esqueça dele se você quiser retê-lo.

Procure saber coisas mais pessoais, como a data do seu aniversário, seus gostos musicais, seu esporte favorito, ligue para ele pergunte como ele está indo ou mande um e-mail, brindes, entre outros.

Portanto, esteja presente na vida do seu cliente, não o deixe sequer pensar em outra empresa. Marque o seu território!

Procure a automatização do processo

Procure agora transformar todas essas técnicas e faça o seu planejamento em um modelo de gestão automatizado.

Armazene as suas informações e automatize o fluxo de trabalho da sua equipe.

É válido lembrar que, antigamente, os comerciantes de bairros sabiam tudo de cabeça sobre os seus fregueses, mas hoje com a tecnologia o mercado mudou, a carteira cresceu.

Muitas informações são armazenadas pelo próprio funcionário, mas não é possível armazenar tudo, então, o melhor caminho é a utilização de ferramentas, processos, rotinas, scripts, sistemas e tudo que permita tornar sua empresa mais rápida.

Procure ser disciplinado com o planejamento e com os prazos, porém seja realista e não espere tudo sair perfeito. Implemente ideias de melhoria contínua, pense grande e se desenvolva, mas comece rápido. Logo, aumentar o número de clientes fidelizados se tornará uma tarefa fácil para você!

E, se você quiser se aprofundar ainda mais nesse tema baixe, agora, o nosso ebook completo:

ebook 7 dicas

Você pode gostar também