Especialistas ensinam: Como divulgar a empresa e converter leads na Black Friday

Como divulgar sua empresa e se destacar em um mercado onde todos estão competindo pela atenção do consumidor? Confira as dicas de especialistas neste post!
Black Friday - como divulgar minha empresa

Já ouviu aquele ditado: quem não é visto, não é lembrado? Quero ir mais além: mesmo que a empresa seja lembrada, é essencial que você saiba exatamente o que fazer para gerar e converter leads em vendas. Afinal, esse é o plano para a Black Friday, certo?

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados para a maioria das empresas. Quando chegou ao Brasil, o varejo e e-commerce foram os segmentos que mais tiraram vantagem. Porém, aos poucos a data foi alcançando cursos, academias, restaurantes, escritórios de prestação de serviços e, principalmente, empresas B2B.

Embora não seja um evento tão novo, sempre fica aquela pergunta no ar: como divulgar minha empresa e ter bons resultados na Black Friday? Para responder como divulgar sua empresa, gerar e converter leads, convidei 2 especialistas do mercado. Vem comigo!

Boa leitura!

Como divulgar minha empresa?

Nataly Campos ByteDance

“Mais do que nunca, essa Black Friday precisa ser para conquistar os clientes. Não dá mais para pensar em divulgação apenas para o mês de Novembro e esquecer de criar relacionamento, sobretudo no atendimento pós-venda.”

Crie relacionamento de confiança com os clientes

Muitas empresas deixam para fazer a divulgação em cima da hora, por acreditarem que a Black Friday vai salvar todas as vendas do ano. O ponto principal é que você deve começar a pensar nisso antes e, claro, manter um relacionamento com o cliente depois do evento.

“O consumidor está estudando melhor onde deve gastar seu dinheiro. Hoje, já temos sites que fazem acompanhamento de preços. Então, criar um relacionamento de confiança gera bons resultados, seja pela política de preços praticada ou pelo fato da empresa estar sempre presente na vida desse consumidor.”, comenta Nataly.

Faça conteúdos que aproximam

Nataly, que trabalha em uma empresa que faz parte do grupo TikTok, conta que as empresas estão se movimentando no aplicativo e criando ações que tem resultado em bastante engajamento.

“Black Friday não é mais sobre fazer uma propaganda legal, um banner temático e esperar que as pessoas comprem. Estamos competindo a atenção das pessoas com centenas de outras marcas, então, está na hora de pensar em conteúdos que aproximem essas pessoas.”, afirma Nataly.

Muitas empresas estão aproveitando o aplicativo para mostrar ao público como montam as encomendas até que elas cheguem ao consumidor. Outras estão fazendo desafios com os seguidores, criando conteúdo de acordo com os trends do momento e até apostando em influenciadores.

Para Nataly, a empresa precisa entender se faz sentido ela estar no aplicativo. Se fizer sentido, que ela não esteja ali como uma empresa, mas como uma pessoa porque isso aproxima os clientes. E claro, não se pode deixar de falar a lingua deles ou então, não vai conquistar aquele público.

Faça um bom pós-venda

Não basta vender. É preciso atuar seja no SAC das redes sociais ou outros canais de atendimento de forma ativa. “Como consumidora, percebo que as pessoas não falam muito sobre o pós-venda. Se as empresas não se preocuparem com isso, será um cliente perdido para o próximo ano.”, diz ela.

Pense nos canais que o seu público está e atue neles. 57% dos consumidores preferem conversar com as empresas pelo WhatsApp. Se a empresa faz um bom pós-venda, terá clientes fieis enquanto a marca fizer sentido para eles.

Caso contrário, terá um boca a boca negativo. E na internet, onde os rumores se espalham facilmente, não é isso que você quer para a sua empresa, certo?

Como converter leads em vendas?

Henrique Soares da Octadesk

“Para converter leads em vendas, é preciso aproveitar o máximo dos seus canais de contato com os consumidores. Cada interação é uma oportunidade de trabalhar uma venda para a Black Friday ou depois dela.”

Aproveite cada interação

E se eu te dissesse que muitas pessoas que entram no seu site durante a Black Friday nunca mais terão contato com sua marca?

Isso acontece porque as pessoas têm contato com diversas marcas, principalmente do varejo. Então, uma forma de capturá-los como leads e trabalhar uma conversão é aproveitar cada interação para alimentar a base de contatos.

Imagine que uma pessoa entre em contato com a empresa pelo WhatsApp. Quando o atendimento é finalizado, o atendimento se encerra e aquele contato acaba se perdendo. Por isso, durante a conversa, você pode pedir o e-mail dela e trabalhar uma comunicação específica.

“Mesmo que o potencial cliente não compre na Black Friday, significa que ele tem um forte interesse e está no fundo do funil. O que significa que ele pode considerar sua empresa nas próximas compras. Sendo assim, faça isso em todos os canais. As chances de conversão são grandes!”, comenta Henrique.

Quem precisa ganhar escala, pode fazer isso com a ajuda de um chatbot. O chatbot da Octadesk, por exemplo, possui integração com outros sistemas como de automação de Marketing, o que viabiliza automatizar o envio de e-mails promocionais e até ações pós Black Friday de forma automática.

Faça uma pré Black Friday

Há muito tempo que os profissionais de Marketing utilizam landing pages. A landing page é uma página em que o conteúdo é focado em conversão.

Para a preparação de Black Friday, você pode criar e divulgar uma landing page específica. O objetivo desta página será divulgar ofertas exclusivas, mas para recebê-las, os usuários devem se cadastrar.

“Você pode até adiantar algumas promoções, fazer algo exclusivo como uma lista VIP ou apenas enviar um lembrete para as pessoas sobre o início das ofertas. Tudo isso vai depender do seu segmento, mas gera bons resultados.”, afirma Henrique.

Gere curiosidade e compartilhamentos

A Black Friday é sempre um evento muito curioso, as pessoas ficam esperando por algo que nem sempre elas sabem o que é. Então, uma boa forma de trabalhar com isso é atiçando a curiosidade delas e apostando na viralidade da ação.

Você pode criar um sorteio de um desconto. Como funciona? As pessoas interessadas em algum produto podem se cadastrar e a empresa vai sortear um desconto mais agressivo para estimular a compra. Com isso, muitos vão se cadastrar e, isso torna interessante porque as pessoas tendem a compartilhar essas coisas com a família e com os amigos.

É possível apostar em uma pesquisa com o público sobre os produtos que elas têm interesse ou optar por votações. Segundo Henrique, as votações são uma ótima forma de estimular uma competição com os amigos para que um determinado produto receba mais votos.

Converta seus leads em vendas na Black Friday

Você notou que não basta divulgar a empresa e esperar que os leads surjam e se tornem clientes. Entre conquistar um lead e um cliente existe um caminho a ser percorrido.

Faça as contas: para você conquistar x vendas, quantos leads são necessários? Note que você sempre vai precisar de muito mais leads sempre que desejar aumentar as vendas. Ou seja, quanto mais canais você tiver disponível para capturar leads, melhor.

Um dos nossos clientes, a AugustaCom conseguiu dobrar o faturamento com o Octadesk. “Depois do Octadesk, a gente conseguiu centralizar todas as nossas vendas e o nosso faturamento dobrou. Durante meses a fio ele foi dobrando gradativamente, até que se estabilizou num patamar muito bom. Sem Octadesk a gente não teria chegado tão longe.”

Os recursos que ajudou a AugustaCom nessa missão foram:

  • Distribuição automática de leads: os leads com origem no WhatsApp, chat e chatbot são distribuidos de forma automática para cada pessoa da equipe. Desta forma, o lead recebe atendimento rápido e a equipe ganha produtividade. No fim do dia, isso significa mais vendas.
  • Acompanhamento da jornada: Com o chat online e WhatsApp, você pode acompanhar a jornada do cliente desde o início até no pós-venda.

Além disso, você também pode:

  • Integração do Octadesk com seu CRM: os leads capturados e qualificados no Octadesk são enviados diretamente para o CRM. Isso economiza tempo e permite encontrar o lead no momento em que ele ainda está engajado com a sua empresa.
  • Chatbots: a captura e qualificação de leads em diversos canais podem ser escaladas, agilizando o crescimento da sua base de leads.

O que achou? Que tal fazer um teste gratuito do Octadesk agora? Clique aqui e inicie sem cartão de crédito!

Login do Octadesk

Obrigada por me acompanhar até aqui. Vejo você em breve! 💙

Você pode gostar também