Mais

Consumidor 3.0: O guia completo do novo consumidor

Por Sara Cristine 1 de setembro de 2018 3 min de leitura

O consumidor nunca teve tanto poder em suas mãos quanto tem agora. Com o crescimento da Internet e com o uso recorrente das redes sociais, as empresas passaram a tomar conhecimento de como a opinião dos consumidores se propaga de maneira rápida. Essa é a premissa da definição de consumidor 3.0.

O surgimento do Consumidor 3.0

Se no passado era até “aceitável” receber um atendimento fraco e insatisfatório, essa realidade atualmente já não cabe mais. Com o pleno controle em suas mãos, o consumidor age ativamente para fazer valer seus direitos e garantir o cumprimento de seus ideais.  Sua cobrança em relação às entregas das empresas é tão alta, que ele está até mesmo disposto a pagar mais por bons produtos e serviços.

Igualmente chamado de “novo consumidor”, o consumidor 3.0 tem consciência do que pode exigir para si, quais qualidades devem constituir as entregas feitas a ele e como sua existência consolidada impacta o mundo dos negócios de forma irreversível. Está claro que a organização estrutural das empresas como um todo nunca mais será a mesma.

Procure maneiras para se adaptar

A maioria das empresas já busca assumir as rédeas da situação e corre atrás de ajustes para se adaptar ao conceito de experiência do consumidor. Conforme mencionado, o consumidor 3.0 é bastante exigente e ainda há empreendimentos incapazes de satisfazer demandas tão específicas. As empresas que apresentam recusa à adaptação de uma realidade que não pede licença para se estabelecer sofrem as consequências de um relacionamento insosso com aqueles que poderiam se transformar em verdadeiros embaixadores de suas marcas. Do ponto de vista da competição mercadológica, não há nada de positivo em ter uma postura inflexível.

O perfil do consumidor 3.0

As empresas podem realizar investimentos em SAC, montar as melhores equipes e capacitar a força de vendas. No entanto, nenhum desses esforços terá retorno garantido se o perfil do novo consumidor não for estudado. O primeiro passo é conhecer com quem se está lidando:

Informações

O consumidor 3.0 tem acesso facilitado a todo o tipo de informação e não hesita em utilizá-la. Os dispositivos móveis, por exemplo, garantem a portabilidade e a rapidez na busca por dados que possam lhe servir para zelar por seus interesses.

Mídias sociais

Todo cuidado é pouco quando se oferece um espaço onde é permitida a postagem de comentários sinceros sobre as empresas e seus portfólios. Provocar o consumidor 3.0 é arriscar ter sua imagem manchada, ainda mais quando pessoas que se sentem feridas por más experiências de consumo decidem compartilhar essa experiência.

Custo-benefício

Sensível a preço, o novo consumidor reage bem às promoções e aos descontos. Ele valoriza a economia, ainda mais quando a oferta vem junto com qualidade. Empresas que tentam tirar vantagem da situação elevando o custo de seus produtos e serviços acabam perdendo a preferência.

Urgência na obtenção de resultados

Imediatismo é a palavra que bem descreve o perfil do consumidor 3.0, visto que ele preza pelo atendimento rápido e eficaz de suas necessidades. As empresas devem desenvolver, sem rodeios, produtos e serviços que supram as demandas do consumidor quando e onde ele estiver.

Por exemplo, limitar a prestação de suporte ao horário comercial é uma prática tida como arcaica. O mesmo vale para a disponibilização do consumo digital – por exemplo, ingressos e passagens em aplicativos, atendimento por chat no smartphone e etc.

Dica: agradá-los fica muito mais fácil quando você aplica algumas técnicas .

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
M
C