10 dicas de atendimento ao cliente para pequenas empresas

Você tem uma pequena empresa ou faz parte de uma e busca dicas de atendimento ao cliente? Se sim, você está no lugar certo!

De acordo com informações divulgadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil possui, aproximadamente, 9 milhões de micro e pequenas empresas, representando 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

O empreendedorismo está no sangue do brasileiro. Ainda de acordo com o Sebrae, três em cada quatro pessoas pensam em abrir seu próprio negócio. O problema é: pouca gente se prepara para esse momento. São muitos detalhes para planejar: acesso a mercado, qualidade do produto, fornecedores, legislação, localização do empreendimento e tantos outros.

Com tanto em mente, sem verbas para capacitações e para ações de marketing, às vezes, as empresas ignoram aspectos importantes, como o atendimento ao cliente.

Uma empresa deve existir em razão do seu cliente, por isso, o serviço de atendimento jamais pode ser jogado para segundo plano. Mas isso é mais comum do que se pode imaginar. O início de uma empresa é o momento exato para se elaborar estratégias de atendimento, já que a base de clientes ainda é pequena.

Em um contexto de alta competitividade, investir em processos de atendimento pode fazer toda a diferença na conquista e fidelização dos consumidores, trazendo perspectivas positivas de expansão.

Para te ajudar a traçar as estratégias de relacionamento com seu consumidor, nesse artigo, separamos 10 dicas de atendimento ao cliente para pequenas empresas. Confira.

Dicas de atendimento ao cliente

Dicas de atendimento ao cliente

Dicas de atendimento ao cliente 1 - mantenha-se próximo dos clientes1. Mantenha-se próximo de seus clientes

Na vida pessoal, cultivamos relações familiares, amorosas ou de amizade e investimos em manter relações duradouras com as pessoas a quem queremos bem. Na vida profissional, não precisa ser diferente.

Dedique tempo e energia para se manter próximo dos seus clientes. Ouça-os, entenda suas necessidades e suas expectativas. Quando você conhece bem o cliente, maiores são as chances de atender seus desejos.

Empresas que respeitam o cliente são pontuais com prazos, valorizam a ética e investem em uma imagem positiva. Assim, conquistam e fidelizam clientes sem investimentos muito pesados em marketing, comum nas médias e grandes organizações.

Dicas de atendimento ao cliente 2 - atenda com boa vontade2. Demonstre boa vontade

Se você se mostrar disponível e com boa vontade ao se relacionar com seus clientes, criará fortes vínculos com eles.

Todo cliente importa e isso é especialmente verdade quando se trata de pequenas empresas. Por isso, batalhe para conquistar a confiança do seu cliente e aja sempre com empatia.

Quando você cria vínculos com seus clientes e se mostra disposto a reparar seus erros, mesmo que você falhe em algum momento, eles terão mais paciência de esperar pela solução, desde que ela venha em algum momento.

Dicas de atendimento ao cliente 3 - estratégias de atendimento3. Crie estratégias de atendimento

Na trajetória de uma empresa, seja micro, pequena, média ou grande, é natural que ocorram falhas. No entanto, é importante minimizar o máximo os riscos e, para isso, é necessário traçar estratégias que prevejam possíveis problemas.

Pense, antes, em como você lidará com os problemas que podem surgir, crie estratégias, e não deixe para resolver as questões no calor da discussão.

Banner qualidade no atendimento ao cliente

Além disso, tente encontrar oportunidades nos problemas que seus clientes têm. Isso fará com que você encontre soluções alternativas para situações que julgava sem saída.

Dicas de atendimento ao cliente 4- conheça seu cliente4. Conheça seu cliente

Uma das vantagens de fazer parte de uma pequena empresa é poder ficar mais próximo do seu cliente, podendo conhecê-lo mais profundamente. Aproveite esse momento inicial para recolher o máximo de informações possíveis sobre os seus consumidores. Saiba quais são seus gostos, problemas, necessidades, desejos, medos e anseios. Com isso, você é capaz de estabelecer uma relação de maior intimidade com eles.

Ao se conectar mais profundamente com seus clientes, você aumenta as chances de eles tornarem-se promotores da sua marca e a indicarem para os conhecidos. O boca-a-boca positivo é especialmente importante para empresas que estão começando e que não têm tanto para investir em marketing. Aproveite!

Dicas de atendimento ao cliente 5 - dedique-se aos seus clientes5. Dedique-se, verdadeiramente, a seus clientes

Jamais ignore seus clientes e sempre os trate com respeito: esta é, sem dúvida, uma excelente maneira de mantê-los fiéis.

Todo mundo gosta de ser bem tratado e sentir que é importante. Por isso, faça seus clientes sentirem-se especiais para sua empresa.

Para saber como encantar seus clientes, assista a essa palestra (é bem rapidinho!) do especialista em atendimento, Alexandre Slivnik:

Dicas de atendimento ao cliente 6 - tenha um sistema de atendimento ao cliente eficiente 6. Tenha um sistema de atendimento eficiente

Adotar um sistema de atendimento  eficiente contribui para desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes.

Processos demorados são os grandes vilões do atendimento ao cliente. Para evitar que isso aconteça, os fluxos devem ter o mínimo de etapas possível. Isso torna a comunicação mais fluida entre os departamentos.

Pensando por esse lado, um sistema de atendimento ao cliente, que suporte com eficiência os seus processos, pode ser um grande aliado no fornecimento de soluções rápidas e precisas para os consumidores.

Um sistema eficiente vai ajudar a identificar, organizar, controlar e otimizar suas solicitações de atendimento, facilitando a vida da sua equipe e, ao mesmo tempo, melhorando a experiência do cliente.

Dicas de atendimento ao cliente 7 - invista em customer success7. Invista em Customer Success

Uma das mais importantes dicas de atendimento ao cliente é investir em Customer Success. No caso de pequenas empresas, o CS não precisa ser uma área enorme com vários profissionais. Basta um responsável pelo sucesso do cliente para que você comece a ver resultados.

Conforme o seu negócio for crescendo, o número de responsabilidades do CS irá aumentar e, com isso, você pode ir, gradualmente, aumentando sua equipe.

Um dos objetivos do CS é  entregar ao cliente a melhor experiência de atendimento possível, entendendo quais são as necessidades de melhoria do produto/serviço. Por isso, ele tem papel fundamental para o crescimento da sua empresa, já que busca entregar os resultados que seus clientes esperam, impactando positivamente na satisfação que eles têm com a sua marca. Assim, o retorno que você terá sobre o investimento em CS acaba valendo muito a pena.

Dicas de atendimento ao cliente 8 - personalize seu atendimento8. Invista em personalização

Como dissemos em uma de nossas dicas de atendimento ao cliente, empresas menores podem se dar ao luxo de ter seus clientes mais próximos. Grandes empresas às vezes falham nesse quesito e acabam homogeneizando seus serviços e produtos, não pensando em personalização.

Aproveite o momento para se dedicar a cada cliente de maneira especial, encarrando cada um como único e oferecendo vantagens exclusivas. Isso também ajuda na hora da recomendação. Os clientes que se sentirem especiais irão comentar com seus conhecidos, que também vão querem ter essa sensação de exclusividade e procurarão pela sua marca.

Dicas de atendimento ao cliente 9 - conheça sua equipe de atendimento9. Conheça sua equipe

Já falamos como é essencial que você conheça seu cliente. Agora, destacamos a importância de você conhecer sua equipe de atendimento!

As pessoas são a linha de frente do seu negócio e o comportamento dos atendentes forma a primeira impressão que o cliente tem da marca.  Empresas pequenas têm a vantagem de contar com equipes menores.  Assim, fica mais fácil de engajá-las e monitorá-las.

Então, se esforce para conhecer seus funcionários. Do mesmo modo que você se preocupou em entender as necessidades e problemas do seu cliente, você deve aplicar esse modelo a fim de conhecer com mais profundidade aqueles que fazem parte do seu time.

Dicas de atendimento ao cliente 10 - incentive a colaboração10. Incentive a colaboração

Peça a ajuda e o comprometimento de todas as pessoas envolvidas na empresa. Assim, você garantirá que seu produto ou serviço chegue ao cliente com qualidade e pontualidade.

Quando o assunto é relacionamento com o cliente, é preciso investir em uma cultura de atendimento que suporte toda a experiência do seu consumidor.

Aproveite nossas dicas de atendimento ao cliente

Seguir essas dicas e investir tempo no atendimento são ações estratégicas que colaborarão para conquistar e fidelizar os clientes. Considerar esses fatores quando sua empresa é pequena pode definir o tamanho e o rumo que ela tomará.

Quer melhorar seu atendimento ao cliente? Faça uma avaliação gratuita do nosso sistema!