Atender bem: 3 dicas para começar a fazer isso ainda hoje

Atender bem - 3 dicas para fazer isso

Atender bem deve ser a premissa básica de qualquer organização. Quando os clientes são bem atendidos, eles voltam a fazer negócios com a empresa.

O contrário é extremamente verdadeiro. Além de deixar de ser cliente, uma pessoa mal atendida faz questão de, rapidamente, espalhar a má fama da empresa aos amigos e parentes.

Sabemos bem que lidar com clientes irritados e nervosos não é nada fácil. Nessas horas, o mais importante é ter habilidade para liderar a conversa e extrair o máximo de detalhes.

O atendente deve manter o controle da situação e fazer perguntas para saber o que irrita o seu cliente. A finalidade do atendimento, nesses momentos, é eliminar a confusão o mais rápido possível e estabelecer um clima de confiança. O cliente deve perceber que a empresa está altamente interessada em seu caso e quer resolvê-lo, para que o erro não volte a ocorrer.

O cliente deve ser um colaborador da organização. Uma das frases que mais ouvimos nos atendimentos eletrônicos é: “Sua ligação é muito importante para nós”, e essa deve ser uma verdade absoluta.

E se o cliente é realmente importante, a empresa deve investir no atendimento, capacitando seu pessoal e treinando-o para identificar rapidamente as situações de crise e saber administrá-las.

Isso gera economia de tempo e dinheiro, aumenta a satisfação do cliente ao se sentir ouvido e atendido em suas solicitações, e a satisfação do atendente, ao cumprir satisfatoriamente o seu papel. Sua equipe deve estar preparada para lidar com essas situações.

Banner qualidade no atendimento ao cliente

Dicas para atender bem

Confira as três dicas que vão te ajudar a atender bem:

  1. Seu sistema de atendimento deve registrar todos os contatos feitos pelo cliente, com todas as reclamações, comentários, procedimentos e prazos. Deve conter um histórico do atendimento, de todas as vezes que o cliente fez contato, o que ele disse e as providências tomadas pela empresa, com prazos. Assim, qualquer colaborador que for atender esse cliente em um próximo contato estará completamente informado.
  1. O atendimento em qualquer situação deve ficar registrado e, se possível, gravado. Assim o atendente poderá identificar possíveis falhas no processo e eliminá-las em uma próxima situação.
  1. Promova treinamentos constantes e ofereça as melhores condições de trabalho para sua equipe de atendimento. Assim, os atendentes podem realizar suas tarefas da melhor forma possível. O mercado disponibiliza tecnologia de negócios de última geração, que é essencial para sua equipe fazer um bom trabalho.

Sistemas de relacionamento permitem agilidade e eficiência no registro de informações do cliente e administração dos atendimentos. Equipes que trabalham em condições favoráveis trabalham mais satisfeitas e felizes. Seu cliente notará quando um atendente sorrir ao falar com ele!

Assim, uma equipe capacitada e treinada com sistemas adequados de atendimento permitem criar com o cliente um ambiente de colaboração, evitando mal-entendidos e confusões. O cliente fica satisfeito com o atendimento e com as providências. Sua empresa está alinhada com estes processos? Como está seu atendimento?

Solução de atendimento online