Empatia melhora o mundo e faz sua empresa crescer!

Realizar um atendimento ao cliente com empatia pode trazer um grande diferencial para sua marca. Veja, agora, outros motivos para atender com empatia!
empatia

Empatia vem da palavra grega empátheia, que significa “entrar no sentimento”. E.B. Titchener, psicólogo, foi quem referiu-se pela primeira vez a esse estágio, em que nos desligamos de nosso ponto de vista e conseguimos ver o mundo com os olhos do outro, sem julgá-lo.

Em uma empresa, as pessoas que talvez mais precisem exercitar esse conceito são as responsáveis pelo atendimento ao cliente. Colocar-se no lugar do cliente é fundamental

Porém, são poucas as pessoas que tem a capacidade de serem empáticas. Por isso, sempre vale a pena treinar seus atendentes para que eles adquiram essa habilidade. Eles são a linha de frente da sua empresa.

Entenda as necessidades: o primeiro passo para a empatia

A chave para exercer um bom atendimento ao cliente não é segredo para ninguém. Apesar de óbvio, saber ouvir e atender às necessidades do cliente continua sendo uma das maiores barreiras para a lapidação da imagem de qualquer companhia.

Para que isso aconteça, todos os profissionais responsáveis por interagir com o público devem desenvolver habilidades de empatia. Isso envolve não apenas compreender as emoções e urgências de seus interlocutores, como manter o tom de voz, a seriedade ou a descontração em níveis correspondentes. Acredite, ao adotar um tom mais leve e simpático, suas chances de conquistar a simpatia do cliente são muito maiores.

Obviamente, você não deve repetir comportamentos inapropriados, especialmente quando os clientes estiverem nervosos e agressivos. O ideal é manter a seriedade e, gradualmente, diminuir o tom de voz até conter os ânimos e focar em demonstrar que está ouvindo tudo com atenção. Só depois que a calma for estabelecida você deve apresentar soluções possíveis. Caso contrário, é provável que suas orientações sejam ignoradas, mesmo estando corretas.

Essa e outras dicas valiosas sobre atendimento ao cliente você encontra no nosso eBook: “17 dicas essenciais para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente”

Banner qualidade no atendimento ao cliente

Você pode gostar também