Mais

9 dicas para encantar os seus clientes através da excelência!

Por Sara Cristine 15 de maio de 2018 5 min de leitura

Muitas vezes você possui um ótimo produto, mas não consegue vendê-lo da forma desejada. Em momentos assim, é importante ter noções de excelência no atendimento e focar em maneiras de encantar seus clientes.

Convencer um cliente de que seu produto é bom e único envolve diversos fatores que devem ser seguidos à risca para que você consiga alcançar uma grande produtividade.

Acompanhe este artigo e fique por dentro de maneiras de encantar seus clientes e torná-los fiéis a sua marca.

Aproveite a leitura!

Por que é importante encantar os seus clientes?

Independentemente do foco do seu negócio, encantar os seus clientes é fundamental para alcançar bons resultados.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso, buscam por uma qualidade maior e experiências inovadoras.

Assim, a venda não é algo tão básico como muitas pessoas pensam. Na realidade um bom atendimento sempre deve ir além de uma venda.

Afinal, o cliente é um dos principais objetivos da existência de uma empresa e, por isso, deve ser tratado com toda atenção possível.

Então, é sempre necessário que os profissionais de atendimento mantenham-se atualizados para que possam cumprir seu papel de maneira adequada.

9 dicas para encantar os seus clientes

Agora que você reconhece a importância de ter um ótimo atendimento na sua empresa, saiba também a respeito do que você deve fazer para encantar os seus clientes.

Veja a seguir algumas dicas preciosas, simples e fáceis de serem seguidas.

1. Inspire-se

Uma empresa que deseja encantar os seus clientes deve ir além do básico e tentar surpreender a todos.

Grandes exemplos são Nubank e Netflix, que, através de uma linguagem mais interativa e jovem, conseguem conquistar os clientes de maneira bastante interativa.

Como resultado, essas empresas ganham mídia espontânea e até pessoas que não as conhecem passam a admira-las pelo atendimento.

2. Tenha diversos canais de divulgação

O mundo está cada vez mais online e, por esse motivo, é importante estar atualizado com isso.

Um atendimento não é mais somente pessoal ou através de telefone, uma empresa que deseja encantar os seus clientes deve apostar em redes sociais ou chats online.

Lembrando sempre que você deve responder a todos com extrema rapidez para evitar desgastes na relação com o público.

3. Faça mais do que o esperado

Uma empresa deve sair do senso comum e buscar inovar a todo o momento, para isso, não deve se prender a padrões antigos e obsoletos.

Para se destacar em relação aos concorrentes, é necessário fazer coisas inovadoras e inesperadas.

Usando como exemplo novamente a empresa Nubank, em um caso de uma cliente que teve um valor duplicado na sua fatura, além do pedido de desculpa, foi entregue um sanduíche na cor roxa, símbolo da marca.

Às vezes, essa empresa também entrega cartas escritas à mão aos seus clientes, para demonstrar que há uma relação especial.

Esse tipo de atitude fora do senso comum é fundamental para encantar os seus clientes e gerar mídia espontânea.

3. Envolva todos os colaboradores

Para que os fatores citados anteriormente apresentem bons resultados, é fundamental que todos os colaboradores envolvidos no atendimento estejam envolvidos e trabalhando de forma eficiente e integrada.

Todas as partes devem estar ligadas para que seja possível encantar os seus clientes. Por isso vale a pena investir em cursos e treinamentos, tudo para criar uma cultura saudável dentro da empresa e assim garantir a satisfação de todos os clientes.

4. Preste um bom atendimento

Todos os meios de contato com a empresa devem estar preparados para proporcionar ao cliente uma experiência positivamente inesquecível. Essa é a prioridade de qualquer empresa que enxerga na excelência do atendimento o caminho para a prosperidade.

Bons atendimentos são aqueles que suprem a necessidade do cliente, seja ela a aquisição de um item, a solicitação de esclarecimentos, a comunicação de reclamação, elogio ou dúvida, etc.

5. Faça atendimentos pontuais

Clientes que se decepcionam pela marca dificilmente tornam novamente a adquirir seus produtos, havendo ainda o risco de propagarem comentários ruins a seu respeito. Honrar atendimentos com horário marcado significa demonstrar respeito e consideração, sendo que é esse tipo de posicionamento que ratifica a confiança do público na empresa.

O mesmo procede para a duração do atendimento, o qual não deve se estender mais do que o necessário.

6. Personalize o atendimento

Uma das dicas de como encantar o cliente inclui, sem sombra de dúvidas, a personalização do atendimento. O consumidor precisa sentir que a empresa está realmente engajada em solucionar seu problema e em satisfazer sua necessidade.

Para isso, as equipes de atendimento devem estar preparadas para lidar com os diferentes perfis de consumidores.

7. Utilize um sistema de atendimento

A tecnologia pode (e muito) trabalhar a favor da empresa, desde que ela saiba como usá-la. Pois, de nada adiante ter sistemas robustos sendo que você não utiliza eles para dar escala para a sua operação.

A tecnologia também garante que os clientes desfrutem de algo que tanto apreciam: o atendimento omnichannel. Na verdade, essa é uma realidade a ser adotada pelas empresas que reconhecem a importância desse quesito.

A portabilidade permite, por exemplo, que os clientes entrem em contato com a empresa por meio de seus canais de comunicação de onde quer que estejam.

8. Treine a sua equipe constantemente

Se a empresa ainda tem dúvidas sobre como encantar clientes, aumentar a satisfação deles e vender mais, a resposta está no domínio da proposta comercial. Em outras palavras, é preciso conhecer afundo todos os produtos e serviços que compõem o seu portfólio para que, no momento da abordagem, os devidos itens sejam introduzidos de maneira a incitar a compra por parte do cliente.

Além disso, quando estiverem atendendo ao público, os funcionários da empresa saberão fazer as melhores indicações com base no que o relato do cliente indica. No entanto, tal realidade é possível somente mediante esse domínio.

9. Use tom de voz e linguagem apropriada

Força de vendas, atendentes de suporte, colaboradores da ouvidoria – esses e todos os outros que, de alguma forma, interagem com os clientes, devem estar devidamente preparados para saber lidar com as mais variadas ocorrências, até mesmo as situações não previstas e adversas.

Mesmo que o cliente esteja com seus ânimos descontrolados, que apresente dificuldade em entender o seguimento do atendimento ou que não corresponda aos níveis de educação e de cortesia adotados pelos funcionários da empresa, não é aceitável que haja perda de controle. A postura correta é primordial.

Enfim, essas são as principais dicas para quem deseja encantar os seus clientes, melhorar a imagem da empresa, gerar mídia espontânea e, consequentemente, alcançar maior produtividade através do aumento no número de vendas da empresa.

 

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
5
C