Mais

4 erros mais comuns de relacionamento com o cliente

Por Sara Cristine 15 de setembro de 2017 4 min de leitura

O relacionamento com o cliente pode se tornar uma excelente oportunidade de negócio. Entenda como fugir dos principais erros nessa área!

Embora o relacionamento com os clientes seja de suma importância, alguns erros são muito mais comuns do que imaginamos dentro das iniciativas tomadas pelas empresas. Esses erros, em geral, acabam prejudicando a imagem do negócio. É preciso saber evitá-los a fim de conseguir melhores resultados.

Na busca por vender mais e aumentar os lucros, diversas empresas se esquecem de cuidar bem daqueles consumidores já conquistados. Com isso, o relacionamento com um cliente que já conhece a marca é deixado de lado ou é feito muito precariamente.

Evitar os deslizes mais habituais pode se tornar uma excelente oportunidade de negócio, já que, com um ótimo relacionamento, é possível estimular os compradores antigos a voltarem e fazerem negócios com você, podendo trazer novos clientes. Se você quer potencializar seus resultados, precisa evitar estes 4 erros de relacionamento com o cliente. Confira!

Erro de relacionamento com o cliente 1. Esquecer-se do pós-venda

1. Esquecer-se do pós-venda

O pós-venda é uma das iniciativas pelas quais você pode fisgar e fidelizar de vez a clientela.

O relacionamento com o cliente começa durante a venda, mas é no pós-venda que os laços começam a se estreitar e o consumidor se envolve mais com a empresa. É válido ressaltar que o pós-venda não consiste somente em ligar incansavelmente para o cliente. É necessário saber a hora certa e ter um motivo conveniente para a ação.

Alguns dias ou semanas após a compra, você poderá entrar em contato com o cliente para saber se ele foi bem atendido ou se o produto atendeu as expectativas. Você ainda poderá convidá-lo a voltar a comprar com você oferecendo-lhe uma vantagem exclusiva.

Esse contato precisa ser cauteloso e não atrapalhar o cotidiano do cliente. Além das chamadas telefônicas, é possível contatar o cliente via Whatsapp ou e-mail, canais em que o consumidor verá a mensagem quando for melhor para ele.

erro de relacionamento com o cliente 2. Ignorar o perfil dos clientes

2. Ignorar o perfil dos clientes

Apesar de os seus produtos serem voltados para um determinado público-alvo, os clientes certamente têm perfis diferentes uns dos outros. Para conseguir um bom relacionamento com cada um deles, é imprescindível que você leve em consideração suas singularidades.

Isso abrange a linguagem utilizada nas mensagens e até mesmo o meio por onde os textos são enviados. Para te ajudar a trabalhar de acordo com cada perfil, utilize um app de vendas, que é uma ferramenta de gestão de clientes em que você encontrará todos os detalhes de cada um. Isso possibilitará que você direcione o contato de acordo com cada cliente, fazendo com que a mensagem seja direta e o consumidor sinta-se exclusivo.

Afinal, nenhum ser humano quer ser tratado como mais um na multidão. Individualize o relacionamento com cada cliente e eles vão se apaixonar pelo seu negócio.

erro de relacionamento com o cliente 3. Não levar em consideração necessidades e preferências

3. Não levar em consideração necessidades e preferências

As demandas e gostos pessoais de cada cliente também estão relacionadas à individualização de seu perfil. E podem ser gerenciadas pelo app de vendas.

Devem-se manter os dados sempre atualizados a cada aquisição ou contato. Atentar-se para as necessidades e preferências apontadas em pesquisas de mercado feitas ou nos históricos de compras trarão subsídios importantes para suas ações de mercado.

Ofereça um atendimento personalizado para seus clientes e venda mais! Veja como a Octadesk pode te ajudar:

Testar Octadesk grátis

4. Prometer o que não pode cumprir

Promessas não cumpridas desgastam o relacionamento entre clientes e empresas.

Ao prometer alguma coisa, como um desconto, prazo de entrega diferenciado ou um brinde, tenha certeza de que poderá cumprir. Ao entregar exatamente o que foi combinado, o cliente ficará satisfeito e, provavelmente, falará bem de sua empresa. Mas, se você entregar algo a mais, o cliente ficará encantado e isso é muito mais eficiente para conquistá-lo.

Uma dica é sempre prometer um pouco menos do que você sabe que pode fazer. Dessa forma, você poderá superar as expectativas de cada consumidor, fazendo com que ele tenha uma boa impressão e aumente suas chances de começar um relacionamento com ele.

Ao evitar esses 4 deslizes mais comuns de relacionamento com o cliente, você será capaz de fidelizá-lo e fazer com que ele te ajude a aumentar sua carteira de clientes.

 

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
S