Exemplo de formulário de satisfação do cliente

By 19 de outubro de 2018Customer Success
O que é atendimento ao cliente?

A pesquisa de satisfação do cliente é de suma importância para que sejam conhecidas as forças e os pontos de melhoria de um negócio. Logo, o formulário de satisfação do cliente é um documento a ser tratado com a devida atenção para que as respostas sejam honestas e sinceras – do contrário, a empresa pode tomar decisões estratégicas com base em informações que não correspondem a real percepção que os clientes têm dela.

O PRIMEIRO PASSO

Antes de tudo, é preciso saber como fazer pesquisa de satisfação do cliente para que, somente depois, seja escolhida a forma de aplicação do questionário. Há uma série de formatos a serem adotados, porém tudo depende do perfil do público, dos atributos que estão sendo estudados e do meio escolhido para a condução do estudo. Veja as vantagens da sugestão abaixo.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO ONLINE

A pesquisa de satisfação online vem se mostrando uma opção interessante tanto para as empresas quanto para seus respondentes e as razões são bastante simples:

  • Perguntas respondidas pela Internet geram relatórios analíticos com muito mais facilidade, encurtando o tempo gasto na mineração de dados;
  • Não há acúmulo desnecessário de papel e todos os resultados ficam automaticamente digitalizados para que o acesso ocorra a qualquer momento;
  • O investimento financeiro por parte da empresa é reduzido, uma vez que é dispensada a contratação de pessoas para a aplicação do questionário;
  • Os respondentes são mais propensos a colaborar com o estudo, já que podem escolher quando desejam responder a pesquisa;
  • Os resultados são coletados com mais rapidez graças ao desenvolvimento de perguntas intuitivas e de fácil compreensão.

COMO ABORDAR UM CLIENTE PARA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

A empresa que deseja abordar seus clientes para que a pesquisa de satisfação ocorra sem percalços deve investir em uma boa estrutura tecnológica. Essa é uma forma efetiva de garantir que os respondentes não sofram qualquer tipo de impacto negativo que possa enviesar suas devolutivas.

É necessário saber como extrair as respostas que determinarão o rumo do planejamento estratégico da empresa. No entanto, se não houver humildade para escutar comentários negativos, a pesquisa não terá sucesso. Ter em mente que os clientes podem fazer comentários ruins a respeito da empresa é fundamental para que eles se sintam confortáveis para dizer o que pensam de fato. Crie um ambiente seguro e imparcial. E lembre-se de mostrar gratidão, pois o cliente reservou parte de seu tempo para colaborar com as melhorias que a empresa deseja efetivar.

EXEMPLO DE FORMULÁRIO DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Tenhamos como base a escolha do e-mail para a aplicação do questionário de pesquisa. Conforme visto, essa é uma opção que acumula uma série de benefícios. Observe o modelo abaixo, advindo da metodologia NPS, o qual pode ser inserido diretamente no corpo da mensagem:

—-

Olá, (inserir o nome do cliente)!

Nós somos da (inserir o nome da marca).

Desde já agradecemos sua preferência por nossa marca.

Sua opinião é extremamente valiosa para que possamos manter a qualidade do atendimento prestado.

Por esse motivo, enviamos uma rápida pesquisa de satisfação. Queremos saber sua opinião sobre a (inserir o nome da marca) e como podemos continuar oferecendo ótimas experiências.

Pedimos, por gentileza, que invista um pouco do seu tempo para responder ao questionário a seguir.

Como agradecimento por sua participação, enviaremos (inserir brinde oferecido).

Atenciosamente,

(inserir nome da marca)

—-

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a (inserir nome da marca) aos seus amigos e aos seus familiares?”

—-

Que tal realizar o diagnóstico de atendimento ao cliente oferecido pela sua empresa? Acesse agora a ferramenta para saber se você é um mestre na hora de atender ou se seus clientes querem passar longe!