Mais

Qual é a importância da experiência de consumo para a sua empresa?

Por Sara Cristine 25 de setembro de 2018 3 min de leitura

De alguns anos para cá, o relacionamento entre empresas e consumidores vem se reconfigurando drasticamente. Em ritmo acelerado, assistimos às mudanças que impactam diretamente o universo do marketing, do qual se exige cada vez mais a aplicação de soluções criativas para as crises de comunicação. Desde então, nunca se deu tanta atenção para o termo “experiência de consumo”, cujo significado ainda gera questionamentos.

Boa leitura!

O que é consumo de experiência e consumo tradicional?

O consumo de experiência, diferentemente do consumo tradicional, visa promover experiências marcantes para os consumidores, os quais respondem de forma positiva aos estímulos aos quais são expostos. Uma das consequências desse esforço é o engajamento de um público que se torna muito mais fiel à empresa e sua respectiva marca, aumentando o período de interação entre ambos.

O grande problema está no desconhecimento do significado do termo por parte dos gestores que deveriam dominar suas técnicas. Com isso, as perdas são inestimáveis, visto que as premissas do consumo de experiência proporcionam benefícios ao negócio a partir do momento em que também são capazes de promover mudanças positivas para o público interno. Uma boa experiência de consumo aumenta o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, diminui o índice de rotatividade dos funcionários, o turnover.

O surgimento do marketing de experiência

Já que os hábitos de consumo mudaram, nada mais justo do que sua estratégia acompanhar essa mudança. O marketing de experiência prevê a implantação de soluções para empresas que possuem sua imagem negativamente afetada e cujo relacionamento com o consumidor não está em sua melhor fase.

Atualmente, o consumidor está com seus níveis de exigência muito mais elevados. Logo, a preocupação maior deixou de estar relacionada aos produtos, aos serviços e aos preços. A concorrência pode até mesmo competir quanto a esses pontos, mas o que realmente fideliza o consumidor dos tempos modernos são as experiências que ele tem.

Vantagens do marketing de experiência

O marketing de experiência valoriza o consumo experiencial, ou seja, mapeia todos os passos que compõem a jornada do consumo, localiza seus defeitos e implementa soluções e melhorias. É inegável que estamos vivendo a era da experiência, a qual busca criar vínculos duradouros entre empresa e seus consumidores. Dessa forma, colhe-se mais engajamento e observa-se o surgimento daqueles que, espontaneamente, assumem o papel de embaixadores de determinada empresa ou marca.

Diferentemente do que se pode pensar, o marketing de experiência não requer que os valores de investimento sejam elevados. Basta contar com planejamento, criatividade e aplicação de recursos tecnológicos – ainda mais sabendo da rapidez com que comentários sobre a empresa podem se propagar em canais da Internet, como redes sociais e fóruns, e denegrir sua imagens para sempre.

Como revolucionar a experiência de consumo?

A experiência de consumo bem-sucedida é aquela que se baseia em:

Marketing de conteúdo

A chave do interesse do consumidor em relação a uma marca está no conteúdo que ela produz – se o consumidor o achar relevante e agregador, com certeza se manterá antenado e continuará acompanhando as novidades.

Esteja acessível ao seu cliente

A empresa precisa estar acessível em qualquer lugar, do contrário, por uma questão logística e de conveniência, o consumidor acaba optando pelas ofertas da concorrência.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado coleta, analisa e obtém as respostas demandadas pelas empresas. Os dados servem de base para a tomada de decisões que podem impactar a experiência dos consumidores. As informações obtidas devem permanecer guardadas para que posteriores relatórios possam ser extraídos.

E então, preparado para entregar uma experiência de qualidade para o seu cliente?

 

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
O