Mais

Gestão de relacionamento com o cliente: como melhorá-la?

Por Sara Cristine 4 de julho de 2018 5 min de leitura

O crescimento do uso do marketing, atualmente, significa que as empresas em todos os lugares podem alcançar seus clientes de várias maneiras. Pensando nisso, saiba como melhorar a gestão de relacionamento com o cliente.

As altas taxas de concorrência atuais mostram que o atendimento ao cliente é mais importante do que nunca.

Ou seja, se você quiser atrair e reter seus clientes para construir um volume de negócios estável e começar a aumentar os lucros, atuar na gestão de relacionamento com o cliente deve estar no topo da sua lista de tarefas.

O que é a gestão de relacionamento com o cliente?

Os sistemas de atendimento foram desenvolvidos especificamente para ajudar as empresas a entender como, quando, onde e por que os clientes estão se comunicando com suas marcas.

Isso é feito para personalizar e otimizar os serviços como um todo.

Um bom relacionamento com o cliente não beneficia apenas o consumidor. O fácil acesso a dados organizados de clientes pode economizar tempo e dinheiro também para você.

Ao fornecer aos funcionários acesso a informações e ferramentas mais detalhadas para apoiar seu trabalho, um sistema pode melhorar o desempenho interno, levando a uma maior conversão e retenção de clientes e, por fim, a um aumento no volume de negócios e lucros.

Confira dicas para a gestão de relacionamento com o cliente de sua empresa e melhore seus resultados!

Entenda e atenda seus clientes

Seus clientes devem estar no centro dos seus negócios. Compreendendo os dados demográficos e as interações de seus clientes com sua empresa, você pode começar a adaptar seu serviço para atender às necessidades deles.

Ao personalizar cada abordagem para atender seu cliente, você dará um importante toque humano a interações cada vez mais digitais e fará com que ele se sinta uma parte valiosa do seu negócio.

Ao entender exatamente o que seus clientes querem e precisam de sua empresa, você pode usar essas informações para personalizar seu marketing, produtos e serviços.

Conhecimento e adaptabilidade

A gestão de relacionamento com o cliente diz que cada cliente é diferente e deve ser tratado como tal. Porém, mesmo quando você conhece seus clientes, é importante reconhecer que eles mudam de humor e de vontade.

Esse conhecimento pessoal de seus clientes ajudará sua empresa a se tornar mais flexível.

Ser capaz de responder a perguntas ou direcionar clientes para o departamento certo manterá a equipe em sincronia com o negócio.

Isso também significa que os clientes se beneficiarão das informações mais atualizadas e oportunas da equipe, que realmente conhece o negócio.

Revise os pontos de contato e os pontos de pressão

Avaliando como e onde os clientes estão interagindo com você, bem como identificando quaisquer áreas que consistentemente causam problemas, você poderá fazer melhorias direcionadas e justificadas.

Isso não apenas melhorará a jornada para futuros clientes, mas também ajudará os clientes recorrentes a perceberem que a empresa está avançando e os ouvindo.

Acompanhe a resolução de um problema

Lidar com reclamações ou problemas de clientes é uma ótima oportunidade de aprendizado para qualquer negócio. Depois de enfrentar um problema, procure entender como ele foi tratado e compartilhe essas informações com a equipe.

Aprender com as suas interações com o cliente pode ajudá-lo a resolver quaisquer problemas iniciais antes que eles ocorram novamente, mas também permitirá que a equipe ofereça resoluções mais oportunas no futuro.

Sabendo mais sobre a gestão de relacionamento com o cliente você permite que sua empresa se posicione sempre da melhor forma possível na hora de encontrar soluções e enfrentar dificuldades.

Gestão do relacionamento: Conheça bem o seu cliente!

Procurar sempre conhecer bem seu público é o primeiro passo que a sua empresa precisa adotar!

Para tanto, procure conversar com seus clientes e também entender suas eventuais necessidades e desejos.

Uma dica é também se colocar em seu lugar e ver se os seus produtos ou serviços podem ser algo que seus clientes de fato procuram ou precisam.

Vale a pena também avaliar as formas de pagamento que melhor podem lhes atender – isso pode ser um passo fundamental e que poderá até mesmo interferir na sua decisão de compra!

Procure dividir a atenção ao cliente com seus agentes

Se você tiver um agente ou um time de agentes em atividade na sua empresa, procure dividir com eles a atenção aos seus clientes. Essa é uma medida que poderá facilitar potencialmente sua rotina.

Isso ainda permitirá que você estabeleça uma unidade de atendimento mais fortalecida para o seu negócio, de forma a assegurar que seja feita uma excelente gestão do relacionamento com seus clientes!

Faça o armazenamento dos dados de sua base de clientes!

A gestão do relacionamento precisa ser apoiada em um processo eficiente de armazenamento de dados de seus clientes. Isso inclui itens como informações pessoais, endereço, telefone, data de aniversário e outros!

Tudo isso pode ser de grande valor para sua empresa em diversos momentos diferentes – afinal, estamos em uma era onde a conectividade é total e ter dados como esses é uma excelente maneira de manter um bom relacionamento.

Você também pode investir em ambientes como o das redes sociais que também podem ser grandes aliadas para promover um convívio ainda mais qualitativo com sua base de cliente e consequentemente elevar suas vendas!

Acompanhe a jornada de compra dos seus clientes!

Isso é fundamental, mas por vezes acaba sendo esquecido por boa parte das empresas!

Para tanto, faça a organização de um histórico das compras feitas por parte de seus clientes. Nesse quesito, um sistema de atendimento pode ser de grande ajuda!

Isso permitirá que você entenda melhor o comportamento dos seus clientes. Se perceber que algo está fora da curva, pode ser um sinal de adotar mudanças!

A forma de se fazer isso também é bem variada, e tudo vai depender do que acaba sendo mais funcional com seu público em questão.

Essa simples medida ajuda a aproximar sua empresa de seus clientes, garantindo um o relacionamento seja ainda mais próximo, humanizado e até mesmo fidelizado!

E você? O que achou dessas dicas para promover uma boa gestão do relacionamento?

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
S
T