Humanização no atendimento: 3 benefícios para sua empresa ao adotar

A sua empresa conta com ações que visam a humanização no atendimento ao cliente? Conheça os 3 principais benefícios para você adotar isso o quanto antes!
Sala com funcionários sentados em suas mesas, computadores e telefones

A humanização no atendimento é uma importante estratégia que visa agregar melhorias na experiência do consumidor perante uma marca / empresa!

Diante do eminente avanço das tecnologias e também a elevação da competitividade junto ao mercado, é de grande importância que toda e qualquer empresa reconsidere sua posição diante do atendimento prestado.

A forma como as empresas devem tratar seus consumidores e até mesmo colaboradores pode dizer muito acerca de seus valores e missões, e atender com qualidade não é o bastante!

Nos dias de hoje, a humanização no atendimento é algo necessário para que seja possível se destacar e ainda obter a fidelização de clientes, e claro ter sucesso na sua trajetória de mercado!

Mas, para que isso seja possível é importante entender o que é de fato esse atendimento humanizado e como ele pode ser atribuído à sua empresa de maneira realmente efetiva!

No decorrer desse artigo, você também poderá compreender alguns dos vários benefícios que podem ser conquistados por meio da adoção dessa postura junto aos seus consumidores. Confira!

O que é atendimento humanizado?

O que é Humanização no atendimento?

Para que uma empresa possa conceder um atendimento humanizado é de suma importância que ela procure exercer uma atitude correspondente ao seu público, ou seja, tratar a todos de maneira positiva e respeitosa.

O mais importante é ser mais flexível ao se relacionar com seus clientes e para tanto buscar meios de demonstrar que ele não é apenas mais um de muitos – cada cliente é único!

O atendimento personalizado permite fazer com que o cliente se sinta realmente especial e isso pode até mesmo fazer com que ele comente sobre a sua empresa com outras pessoas de maneira positiva!

Quer saber por que o atendimento humanizado é tão importante? Então, assista a esse vídeo (é bem curtinho!) e continue lendo nosso artigo:

 

Por que adotar um atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é indispensável para qualquer empresa que deseja garantir a satisfação dos clientes e, assim, mantê-los fidelizados. Por quê? O motivo está no relacionamento.

Quando o setor de atendimento é mecanizado — no sentido de que os atendentes estão meramente seguindo um script pronto, uma série de procedimentos-padrão que são aplicados em qualquer situação — é impossível construir verdadeiro relacionamento. As pessoas não se relacionam com máquinas, mas com outras pessoas. O atendimento precisa ser personalizado!

Então, para desenvolver um bom relacionamento com o cliente dentro do setor de atendimento, é preciso que ele seja humanizado o suficiente para que o cliente lembre-se de que está lidando com uma pessoa — e, acima de tudo, uma pessoa que se importa em fazer dar certo.

O relacionamento, por sua vez, é a base da fidelização. Clientes estão dispostos a trocar de fornecedor baseados nisso, pois a diferença em qualidade e preço entre os principais concorrentes do mercado está cada vez mais estreita. O que realmente domina a decisão de ficar com você ou não, na realidade, é a experiência; um conceito que inclui a maneira como o cliente se sente quando procura sua empresa para pedir informações, fazer uma solicitação ou reclamar.

É nesses momentos que o atendimento constrói o relacionamento, e, aqui, é preciso demonstrar humanização. Quem não faz isso, assume o risco de perder clientes e, claro, perder dinheiro.
Como desenvolver o atendimento humanizado?

Benefícios da humanização no atendimento!

Confira abaixo alguns dos inúmeros benefícios que podem ser atribuídos por meio da adoção dessa postura no mercado:

Encantar e conquistar clientes:

Ao atribuir um atendimento personalizado e humanizado em conjunto com a equipe de pós-venda pode-se obter resultados bem mais lucrativos, pois você não precisará investir em buscar sempre novos clientes, e sim conservar aqueles que já realizaram alguma negociação.

Permite facilitar a oferta de serviços ou produtos

Ao tratar seus clientes de forma mais humanizada, você consegue obter um banco de dados com informações muito mais completas e isso é o que poderá proporcionar a sugestão de novos produtos ou serviço tendo como base o perfil de cada um de seus consumidores.

Mais relevância para sua empresa no mercado

Ao atribuir um atendimento mais flexível, sua empresa consegue prestar um maior auxilio acerca de eventuais dúvidas ou até mesmo a respeito de problemas técnicos.

Além disso, será possível considerar um diálogo mais consistente sobre possíveis formas de pagamento e também facilidades para envolver positivamente seus clientes.

A empresa será lembrada pelo cliente.

Nada melhor do que ser atendido por uma pessoa que entenda os seus requisitos de compra. Os limites de valores, se o cliente quer apenas um produto específico e nada mais. Essa personalização no atendimento faz toda a diferença para o consumidor.

A empresa que possibilita esse serviço sairá ganhando com um ambiente de respeito e o cliente lembrará toda vez que entrar em uma empresa diferente.

Ambiente de trabalho agradável

Com o atendimento humanizado o ambiente de trabalho se tornará um local mais agradável para os clientes e funcionários. Como se fosse uma cadeia de favores e hábitos, quando um se faz mais humano o outro tende a seguir os passos.

Proporciona um serviço honesto

Ao atender os clientes de forma humanizada, o consumidor notará uma a transparência no serviço fornecido e irá priorizar a escolha de estabelecimentos que fornecem o mesmo tipo de tratamento.

Personalizar o tratamento

Cada cliente se comporta e quer ser tratado de maneira diferente. Cabe a empresa treinar seus funcionários a fim de que eles consigam entender cada tipo de pessoa e sua peculiaridade. Se adaptar ao ritmo do cliente é fundamental para prestar um atendimento diferenciado.

Proatividade

A proatividade auxiliará no desenvolver do processo de compra e venda. Um atendente proativo, que mostre que está lá para servir o seu cliente, é de grande importância para o negócio.

Nenhum consumidor gosta de ir atrás de um produto ou serviço e não encontrar ninguém pronto para auxiliá-lo.

Aproximação mesmo que virtual

Com o atendimento online, a aproximação entre pessoas se dá de forma mais rasa o que pode ser um problema no decorrer do processo.

O atendimento humanizado, mesmo que online, ajuda no desenvolvimento interpessoal, já que a partir do momento que o atendente se volta para o cliente de forma amigável, o processo é otimizado.

Por isso, o atendimento humanizado implica alguns fatores essenciais para o bom relacionamento do consumidor com o atendente. Fatores que, no caso, irão melhorar o ambiente da empresa e o crescimento do serviço.

Se atentar às dicas acima é um caminho de grande êxito nas relações humanas e no desenvolvimento de um serviço de qualidade.
Por que adotar um atendimento humanizado?

Como desenvolver o atendimento humanizado?

Essa é a pergunta mais importante. Como aplicar essa ideia na prática?

Bom, o primeiro passo é treinar sua equipe de atendimento. Seus colaboradores devem ser preparados para buscar resultados, ou seja, buscar uma solução para os problemas dos clientes; e não para decorar frases prontas. Eles precisam ser capazes de pensar na hora do atendimento e identificar maneiras de fazer com que esse processo seja mais eficiente, não apenas para o benefício da empresa, mas para fazer a diferença para o cliente.

O segundo passo é não se limitar a uma posição passiva. Esse é o erro de muitas empresas: se o cliente quiser atendimento, ele tem que correr atrás. Em vez disso, quando há uma postura mais ativa, sua empresa demonstra que se importa com o bem estar e a satisfação do cliente. Esse é o sentimento que está por trás da humanização do atendimento: importar-se genuinamente.

O terceiro passo é estar atento às histórias dos clientes. Essa é uma recomendação, acima de tudo, para o gestor da equipe de atendimento. Será que esse gestor conhece, pelo menos, algumas das histórias das pessoas com quem sua equipe lida diariamente? E estamos falando tanto das histórias de sucesso como daquelas em que o resultado não foi satisfatório.

Saber os detalhes, entender como o contato entre a empresa e o cliente se desenvolveu e qual foi o desfecho é uma maneira de identificar as verdadeiras falhas do processo e caminhar em direção à melhoria contínua. Ao mesmo tempo, também é um lembrete valioso de que você é responsável, de alguma forma, por todas aquelas pessoas.

Cada vez que um cliente telefona ou acessa o chat da sua empresa, é por uma necessidade real. Então, depois que o atendimento termina, ele pode estar totalmente satisfeito, ou pode estar frustrado. E você tem a capacidade de definir qual desses cenários vai se concretizar na vida dessa pessoa. Isso não é pouca coisa.
Os clientes também são pessoas!

Humanizar o atendimento é preciso!

Todos esses benefícios e aspectos são essenciais para que sua empresa possa se tornar mais relevante junto ao mercado competitivo.

Isso porque ela poderá ofertar condições muito mais especiais para cada perfil de cliente – e o resultado de tal medida é justamente a de se elevar o valor de sua marca.

Vale salientar que a adoção de relações que sejam impreterivelmente comerciais acaba perdendo a importância nos dias atuais, afinal, estamos em meio a uma grande avalanche de transformações no mercado!

Por isso, considerar a humanização no atendimento pode ser o caminho mais assertivo para que sua empresa consiga estabelecer uma trajetória de sucesso!

E então, você está preparado para se aprofundar no assunto? Faça o download gratuito do nosso ebook e revolucione o seu atendimento:

Guia completo para revolucionar o atendimento ao cliente

Você pode gostar também