Mais

Melhores estratégias de relacionamento com clientes para sua empresa

Por Sara Cristine 20 de setembro de 2018 3 min de leitura

A importância do relacionamento com o cliente vai tão além do que se pode compreender, que resumi-la ao uso de apenas uma estratégia seria um verdadeiro crime de gestão. Claramente que existem ferramentas que auxiliam na melhoria da relação estabelecida entre cliente e empresa, mas elas jamais operam isoladamente.

Boa leitura!

Múltiplas estratégias de relacionamento com clientes

O universo das relações interpessoais é complexo demais para ser analisado somente por um processo ou sistema. Os donos de negócio precisam, acima de tudo, ficar alertas para a existência de múltiplas estratégias de relacionamento com clientes. Vamos ver algumas?

Investimento em esforços de marketing e vendas

Ainda que se saiba que todos os departamentos da empresa devem estar igualmente engajados em otimizar as formas de relacionamento com o cliente, há dois setores que se destacam no desenho e na aplicação de um plano infalível – marketing e vendas. Essa união permite o acompanhamento das ações advindas das estratégias de relacionamento com clientes. Além disso, esses dois elementos fazem parte da devida aplicação dos conceitos de CRM (Customer Relationship Management).

Experiência do Cliente

Empatia é o melhor caminho para conseguir se colocar no lugar daquele que compra os serviços e produtos da marca. Tentar enxergar com seus olhos é simplesmente demonstrar interesse genuíno em entender sua realidade.

Trata-se de uma tática eficaz e muito importante para que as diversas formas de relacionamento com o cliente sejam bem sucedidas. Para considerar a opinião dele, a marca deve observar atentamente aos seus hábitos de consumo e analisar seu estilo de vida. Com esses dados ricos na mão, profissionais que contam com o apoio de softwares extraem informações essenciais que caracterizam o público e indicam como esse deve ser abordado e posteriormente tratado.

Eficiência nos processos

Se todas as marcas entendessem de fato a importância de demonstrar eficiência, os níveis de satisfação dos clientes, de maneira geral, seriam muito mais altos. Observaríamos menos reclamações e propagação de comentários negativos a respeito das experiências vividas.

De nada adianta idealizar um império corporativo se sua base de sustento, que são os clientes, não for agradada. Antes de agir, uma marca precisa pensar, organizar suas ideias, programar cada um de seus passos. Recorrer ao CRM (Customer Relationship Management) é um excelente começo, mas esse recurso por si só não dá conta de toda a demanda. Até mesmo porque nenhuma ferramenta é capaz de funcionar se seu usuário não souber aproveitá-la.

Já mencionamos a visão do cliente e seu papel fundamental na luta travada entre as empresas para atraí-lo e fidelizá-lo.  Resta saber agora quais são as melhores estratégias para firmar esse objetivo. Duas delas merecem destaque.

Supere as expectativas!

Atender as expectativas dos consumidores é algo que vem sendo feito por várias empresas e, portanto, não pode ser considerada uma novidade. A estratégia em questão prevê ultrapassar aquilo que os consumidores alegam desejar – se existe demanda por um aparelho móvel que realize chamadas, entregue um smartphone que tire fotos, grave vídeos, rode múltiplos aplicativos; se pedem à marca um utensílio doméstico que cozinhe pratos mais rapidamente, desenvolva um aparato que asse, frite, doure, grelhe. Enfim, vá além.

Utilize diversas estratégias de relacionamento com clientes

A importância do relacionamento com o cliente já foi explorada nesta leitura, mas essa questão atinge igualmente as finanças da empresa. Agradar os consumidores resulta em maiores economias, visto que os lucros apresentam crescimento considerável e o desenvolvimento econômico ganha força. Agradar, conquistar e fidelizar gera novas compras, novos negócios, oportunidades de oferta.

E você quer, de fato, transformar o seu atendimento ao cliente?

Testar Octadesk grátis

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
T
C