Mais

O que é autoatendimento e quais suas vantagens?

Por Sara Cristine 9 de maio de 2018 4 min de leitura

O que é autoatendimento?

Se você ainda não sabe o que é autoatendimento, saiba que essa é uma ferramenta extremamente eficiente para a otimização de operações em que existe relacionamento com clientes, sendo um atendimento bastante inteligente e possível de esclarecimento de quaisquer dúvidas e solução de problemas, evitando que o cliente realize a abertura de um ticket de atendimento.

O autoatendimento, ou também bastante chamado de atendimento inteligente, é então nos dias atuais, uma das soluções mais modernas para proporcionar o suporte que os consumidores procuram.

Assim, pode-se dizer que a interação com sistemas de autoatendimento já é parte da realidade da maior parte das pessoas em todo o mundo, seja por meio de caixas eletrônicos ou através de seleção de opções realizada a partir do atendimento telefônico automático.

Boa leitura!

Saiba mais sobre o que é autoatendimento e confira alguns benefícios

Geralmente, a ferramenta de autoatendimento é usada para poder melhorar os canais de SAC e solucionar os problemas, de forma imediata, dos clientes, em que o reconhecimento é realizado por meio de frases digitadas, de modo que o canal de autoatendimento já disponibiliza as respostas.

Portanto, pode-se perceber que o autoatendimento é algo extremamente eficaz e pode garantir a satisfação dos clientes.

Se você deseja saber mais sobre o atendimento inteligente, confira alguns dos benefícios abaixo:

Com o autoatendimento, você não perde mais clientes, pois você consegue ajudá-los por meio de automações e opções para os mesmos resolverem seus problemas sem o contato com um humano.

Além disso, o melhor ainda do autoatendimento é que ele pode funcionar durante os sete dias da semana e 24 horas por dia, sendo uma excelente maneira de interagir e ajudar a aumentar ainda mais o índice de conversão, pois os clientes podem ter atendimentos em horários que não são prováveis.

Com o autoatendimento, você pode ainda acelerar o seu SAC, já que o sistema de resposta é capaz de unir a tecnologia com a inteligência, permitindo que as perguntas realizadas pelos visitantes sejam respondidas em tempo real.

Aumento de produção do seu time

Você pode ainda com o autoatendimento, libertar o seu SAC, sendo que a maior parte das empresas procura concentrar seus canais através dele, como por exemplo, e-mails, formulários nos sites e telefones.

No entanto, a maior parte das dúvidas é simples e pode ser resolvida de maneira fácil, reduzindo os atendimentos telefônicos e as necessidades do atendimento de SAC tradicional.

Dessa forma, a libertação do SAC pode diminuir de forma considerável a necessidade de ter funcionários para as respostas diretas aos consumidores, pois é capaz de proporcionar que o cliente resolva sozinho qualquer uma das suas dúvidas ou dificuldades.

Com o autoatendimento, você pode ainda conhecer melhor o seu consumidor, personalizando todo o atendimento para ele e fazendo com que exista essa interação pelo canal.

Além disso, tente descobrir quais são as ações do seu cliente, o que ele está acostumado a fazer no seu site, quais produtos ele mais compra, entre outros, o que garante que você tenha a capacidade de segmentar o público e criar algumas estratégias para vender ainda mais.

Exemplos de autoatendimento

No Octadesk há alguns exemplos de autoatendimento utilizado por diversas empresas. Veja quais são as opções para a sua empresa:

  • Base de conhecimento: consiste em reunir as perguntas frequentes referentes ao seu negócio em um só lugar. Ela pode estar no rodapé do site ou dentro do chat de atendimento, para possibilitar que o cliente obtenha as informações antes de entrar em contato com a empresa.
  • Chatbots: os chatbots servem tanto para autoatendimento no site ou WhatsApp. Eles são uma ótima escolha, principalmente para dar escala aos atendimentos e manter a produtividade. Além disso, não dependem de horário comercial ou atendentes.
  • Webhook: o webhook é uma integração dos chatbots de site e WhatsApp com outros sistemas. Essa integração permite o envio e recebimento de dados em tempo real. Um dos exemplos de autoatendimento mais famosos é a emissão de segunda via de boleto.

Autoatendimento com chatbot

Otimização do atendimento

Por fim, você pode ainda gerenciar e otimizar o seu atendimento. O principal fator de um bom atendimento é entender a necessidade dos consumidores e entregarem respostas que sejam úteis para eles.

Portanto, o autoatendimento, ou tecnologia inteligente, é, atualmente, uma das principais soluções capazes de aumentar a eficiência do atendimento no seu site, além do fato de que ajudar os seus clientes fará com que o seu negócio seja ainda mais procurado por muitas pessoas.

Testar Octadesk grátis

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
O