Mais

O que é um Help desk online? Como ele funciona?

Por Sara Cristine 21 de junho de 2018 5 min de leitura

O sistema de help desk faz parte do dia a dia das grandes empresas, que querem facilitar o atendimento de seus clientes e, consequentemente, tornar mais simples as suas operações no cotidiano.

A questão é que de uns tempos para cá muito se fala sobre trabalhar contando com um help desk online, ou seja, usando um software help desk, que em determinado grau tornaria o desenvolvimento dos negócios no que tange o atendimento ao público muito mais prático.

Trata-se, no entanto, de um conceito novo, que muita gente não aproveita como deveria e nem sabe como pode ser eficaz. Assim sendo, a seguir, vamos falar mais sobre o help desk online e tudo de positivo que ele pode trazer para o seu empreendimento. Vem conferir!

Significado de Help desk

Antes da gente falar sobre o que é o help desk online é muito necessário que você saiba ao menos minimamente o que define o help desk, porque esse é um conceito que muitos empreendedores ainda não dominam, então não dá para falar de opções virtuais de uma ideia que ainda não é clara nem na sua forma mais básica.

Vamos lá então: Help desk nada mais é do que um serviço de atendimento ao cliente, que é voltado para tirar as suas dúvidas, fazer esclarecimentos e resolver problemas relacionados aos produtos e aos serviços de uma empresa.

É o tipo de operação que grandes empresas e empresas que pretendem crescer nunca deixam de ter, porque traz muitos benefícios para o seu funcionamento, tornando ele mais prático, mais eficiente, mais produtivo e até mais econômico em muitos graus e de muitas formas.

Vale dizer que o atendimento em uma empresa não precisa funcionar de uma única forma, e na verdade existem muitas opções para ele se desenvolver. Estão entre as principais:

  • Presencial
  • Por telefone
  • Pelo chat no site
  • Por e-mail
  • Por redes sociais

O que é o help desk online?

Nós já explicamos o que é help desk de maneira geral. Agora, nós precisamos te explicar de maneira mais clara o que define o help desk online e o que é necessário para que ele exista.

De maneira geral, o help desk online se baseia no uso de um software, que vai padronizar todas as operações relacionadas ao atendimento ao cliente e vai ajudar a guardar os dados desse tipo de contato com o público.

Assim são acompanhados os resultados de desenvolvimento da empresa de forma mais plena e clara, e uma vez que eles estão elencados fica muito mais fácil entender como anda o negócio e o que é necessário para que ele cresça ainda mais.

Esse help desk online pode operar em muitas frentes de atendimento, como as que apresentamos anteriormente, e pode combinar todas ao mesmo tempo, mas é fundamental que haja um software para que tudo aconteça de uma forma já reconhecida, padronizada e eficaz, que vai trazer as soluções e não vai criar mais problemas.

É claro que, com o desenvolvimento da tecnologia, nos tornamos ainda mais interessados na possibilidade de contar com esse tipo de sistema, e obviamente ele oferece uma série de vantagens para as empresas, entre as quais, podemos elencar:

  • Ele torna a informação mais acessível para todos os interessados
  • Ele é mais seguro, uma vez que ajuda a guardar as informações mais necessárias
  • Ele é mais apto para a análise de dados, uma vez que gera tudo automaticamente

Como você pode ver, saber o que é o help desk online acaba fazendo com que muita gente adote essa opção de atendimento como a principal de sua empresa, uma vez que as vantagens reunidas são muitas para serem simplesmente ignoradas e desconsideradas. Vale a pena aproveitar esses benefícios e essa praticidade que a virtualidade nos traz!

Vantagens de adotar um help desk online

Contar com um service desk ou help desk online é uma possibilidade relativamente recente, mas como comentamos em outras oportunidades não faltam pessoas interessadas em adotar esse tipo de sistema em seus respectivos negócios, o que é muito positivo.

Isso tem a ver, claro, com as vantagens que esse sistema online traz para a atuação e para o cotidiano de um empreendimento. Agora, se você nem desconfia dos benefícios que esse tipo de ferramenta pode trazer fique tranquilo, porque a seguir vamos lista-las uma a uma, para você:

  • Há mais segurança: Os registros de todas as operações são automaticamente guardados, ao contrário do que acontece em outros tipos de help desk. Com isso a empresa se resguarda em uma série de situações, e os clientes também estão mais protegidos
  • Dados elaborados em tempo real: Com o service desk online uma empresa consegue juntar os dados dos consumidores e analisa-los muito mais rapidamente, tanto individualmente quanto dentro de um panorama geral
  • Há mais economia: Quando você conta com um help desk virtual economiza em espaço, em pessoal, em energia e em tempo, e tudo isso traz ganhos para o seu negócio cada vez mais consideráveis e relevantes
  • Base de dados relevante: Os sistemas de atendimento online desenvolvem um combinado de dados muito grande, e com isso fica cada vez mais fácil saber como solucionar as demandas mais comuns de seus consumidores
  • Mobilidade relevante de usuários: Com os sistemas online todos aqueles que precisarem acessar conteúdos específicos terão mais facilidade, do que se tudo acontecesse de forma presencial ou por telefone

Como você pode ver, contar com o help desk online é uma possibilidade que só trará ganhos para o seu negócio, tornando as suas operações não só mais práticas, mas também bem mais baratas.

Se interessou? Veja se o Octadesk faz sentido para a sua empresa. Faça uma avaliação gratuita:

Testar Octadesk grátis

 

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
1
S