O que é retenção de clientes? 5 Dicas para você aplicar agora!

Retenção de clientes: o que pode fazer pelo seu negócio

Para quem não sabe o que é retenção de clientes, nada mais é do que a capacidade de uma empresa de manter seus clientes ativos, comprando. É tanto uma medida de fidelidade do cliente quanto a capacidade do negócio de manter os clientes satisfeitos pelo bom atendimento e pela qualidade do produto vendido.

O melhor cliente para qualquer negócio é o que retorna. Isso mostra que o cliente está satisfeito com o serviço e o produto, mas também há outros benefícios.

Um cliente que retorna é mais barato para o negócio, pois você precisará gastar menos em publicidade ou incentivos, como corte de preços e brindes. Um cliente feliz também dirá a outros clientes em potencial de um produto e serviço; fazendo um trabalho de marketing para a loja.

Quer saber algumas dicas para você melhorar e saber o que é retenção de clientes em seu negócio? Então continue acompanhando este artigo!

Dicas para melhorar e saber o que é retenção de clientes em seu negócio

Algumas pesquisas indicam que os clientes que retornam tendem a gastar mais. Por isso, é de interesse do negócio investir em formas de fidelizar os clientes.

A retenção bem-sucedida do cliente envolve mais do que oferecer o que ele espera. O processo de fidelização deve colocar o consumidor no centro do seu negócio.

Um dos diferenciais em um ambiente competitivo é muitas vezes a entrega de um padrão alto de atendimento ao cliente. E por isso, este fator deve ser levado em conta.

Veja a seguir as dicas que separamos para você:

1 – Ter produtos de qualidade

Ao vender produtos de qualidade, o cliente ficará feliz e provavelmente retornará para comprar mais. A satisfação do cliente é o principal foco e você só conseguirá isso com bons produtos ou serviços.

2 – Preços competitivos

Ninguém vai querer pagar mais caro pelo mesmo produto. Por isso, você deve apresentar o seu produto a um preço razoável para o mercado. Com isso, o cliente considerará voltar a comprar mais no futuro.

3 – Bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente precisa começar a partir do momento em que ele entra no seu estabelecimento. Isso ajudará as vendas, pois a tendência é que ele queira comprar ainda mais.

Além disso, a lembrança do bom atendimento permanecerá em sua memória.  Um bom atendimento no pós-venda, no caso de um problema, ajuda a compensar outros problemas e garante ao cliente as boas intenções da sua empresa.

4 – Ambiente atraente

Você precisa ter um estabelecimento que atraia os clientes e faça com que eles se sintam confortáveis. Local quente nos meses frios, fresco no verão e decoração amigável ao cliente pode ajudar enormemente na retenção de clientes.

Ninguém vai querer voltar em um lugar que o produto é difícil de encontrar e ele está caindo aos pedaços.

5 – Trazer de volta um cliente inativo

Não faz sentido gastar recursos enormes para gerar novos clientes quando você pode reaver seus clientes inativos de forma muito mais barata e simples. Mas para isso é necessário abordá-los da maneira certa, com a oferta certa.

Ficando atento aos hábitos dos clientes e vendo quantos estão retornando, você poderá ver onde as melhorias são necessárias.

Se seu negócio tiver alta retenção de clientes, você também precisa entender por que isso acontece. Assim, consegue manter a consistência do processo.

Caso a retenção de clientes for baixa, itens como produto, preço e atendimento ao cliente precisam ser reavaliados para buscar novas estratégias de fidelização.

ebook 7 dicas