Mais

O que é um bom atendimento? E um péssimo atendimento?

Por Sara Cristine 15 de maio de 2018 3 min de leitura

Muitas vezes um produto excelente não é tudo e saber como vendê-lo é essencial; por isso nesse momento é fundamental saber o que é um bom atendimento!

Às vezes, pequenos detalhes podem fazer a diferença entre um bom e um mau atendimento.

Por esse motivo, ter atenção a essa área de uma empresa é fundamental para alavancar as vendas e, dessa forma, atingir uma maior produtividade.

O atendimento ao cliente

O atendimento é fundamental para uma empresa e os motivos são bem óbvios. Através de um bom contato com os clientes é mais fácil conseguir efetivar vendas.

Além é claro de fidelizar os clientes antigos e conquistar clientes novos. Porém muitas empresas erram muito nesta área, principalmente, porque tratam o atendimento como uma rotina.

O bom atendimento é um processo contínuo, em que as falhas são sempre avaliadas e os acertos repetidos, tudo para manter um grande número de clientes.

O que é um bom atendimento? E um mal atendimento?

Para compreender melhor este assunto é preciso saber quais são as diferenças entre um bom e um mau atendimento.

Às vezes pequenas coisas que a sua empresa não nota pode ser o que está prejudicando ela a alcançar resultados realmente efetivos.

Por esse motivo, separamos a seguir algumas características que podem ajudar a diferenciar um bom e um mau atendimento.

O que é um mau atendimento?

Veja as que mais se sobressaem quando o assunto é o mau atendimento:

Dividir a atenção entre o cliente e outras funções

O cliente deseja um atendente totalmente disponível, por isso, tenha foco total nele.

O vendedor irá criar uma situação desagradável caso faça qualquer outra atividade durante o atendimento. Por isso, é fundamental focar naquilo que está sendo realizado.

Oferecer informações incompletas

Para transmitir confiança ao cliente é fundamental que o vendedor saiba tudo a respeito do produto que ele está vendendo. Essa é a melhor forma de conseguir responder às dúvidas.

Fazer promessas falsas

Prometer e não cumprir pode fazer com que um cliente seja perdido para sempre, por isso, dê certeza somente daquilo que você é capaz de resolver.

Não investir em capacitação

Um mau atendimento com certeza não possui profissionais capacitados. Muitos gestores não investem nesta área que merece muita atenção dentro de uma empresa.

Por isso, é muito importante buscar por cursos, workshops, palestras; enfim, são diversas as ferramentas que auxiliam na capacitação de um funcionário para a realização do atendimento.

O que é um bom atendimento?

Por outro lado, alguns aspectos são importantes para quem deseja se destacar com um atendimento de qualidade. Veja a seguir quais são eles:

Ter empatia

Se colocar no lugar do cliente é o primeiro passo. Procure entendê-lo para oferecer o que ele tanto deseja.

Ser comunicativo

Saber comunicar não é falar em demasia e sim conseguir informar de forma clara e agradável o que você deseja ao cliente.

Conseguir ser persuasivo

De forma sútil, um bom atendimento envolve uma boa dose de persuasão. Mas lembre-se: tudo deve ser realizado de forma bem discreta.

Caso contrário, o vendedor será considerado chato e irritante. Por isso, tudo deve ser feito na medida exata.

Demonstrar eficiência

O cliente, ao buscar por um produto, deseja encontrar alguém que consiga oferecer o que ele necessita, de maneira rápida e simples. Isso é conseguido através da eficiência!

Vale a pena lembrar que a eficiência não é algo imediato, ela leva tempo, pois, somente após muitos erros e acertos, o vendedor consegue aprender como atender um cliente.

Agora que você sabe como diferenciar um bom de um mau atendimento pode enfrentar melhor as dificuldades que envolvem a gestão de uma empresa.

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
M
S