O que fazer com o feedback do seu cliente?

By 9 de março de 2016Atendimento ao cliente
A importância do feedback do cliente em tempos de crise.

Quando se fala em feedback do cliente, logo as pessoas torcem o nariz e associam a algo negativo. Agem na defensiva, sem demonstrar muito interesse no que o outro tem a dizer. No entanto, em tempos de crise, este recurso pode ser essencial para os seus negócios.

A importância do feedback do cliente ganha grande proporção com o uso massivo de diversos canais de comunicação pelo consumidor, principalmente as redes sociais – um verdadeiro campo minado para reclamações e críticas.

De acordo com o estudo global do Top Employers Institute, realizado com 600 empresas em 99 países, o feedback é apontado pelos profissionais como a melhor forma de medição de desempenho.

Trata-se de uma poderosa ferramenta que pode revelar o que está ou não está funcionando na sua empresa. Mas como utilizá-la a seu favor?

As empresas precisam contar com software de atendimento adequado e equipe apta a ouvir e responder de maneira rápida e consistente. Veja a seguir algumas dicas para tirar melhor proveito deste instrumento.

Como solicitar um feedback do cliente?

Você pode ser proativo e aplicar uma pesquisa de satisfação por meio dos seus canais de atendimento ao cliente – via telefone, chat online, redes sociais, mensagens SMS, e-mail etc. Esta estratégia pode ser empregada para obter opinião geral sobre a sua empresa ou, por exemplo, no término do contato para avaliação do serviço prestado.

Melhore o relacionamento com os seus clientes

Outro modo é utilizar o seu banco de dados como feedback. Para fazer isso, você deve avaliar solicitações, elogios e reclamações registradas pelo cliente nos canais de comunicação da sua empresa.

Em ambos os casos, é necessário investir em um sistema de atendimento capaz de centralizar todos os dados. Independentemente da origem, criar um histórico robusto sobre o cliente é extremamente necessário.

O que fazer com o feedback do cliente?

As informações sobre o consumidor são valiosas e devem ser tratadas como um fator competitivo para o seu negócio. É possível saber o perfil de compra do seu cliente, quais preferências e gostos, poder aquisitivo, se ele deixou de adquirir da sua empresa ou se ele aponta outras necessidades de consumo.

Com o feedback, você pode prestar um atendimento personalizado e oferecer o que o seu cliente quer. Pode também, desenvolver outros produtos baseados nas tendências indicadas pelo seu público.

O segredo é ter tudo isso ao alcance da sua equipe de atendimento. Um bom software de atendimento possibilita que qualquer colaborador possa acessar o histórico do cliente. Com o status de cada ocorrência em mãos, o atendente pode emitir relatórios analíticos para cruzamento de dados.

O feedback também pode ser utilizado para avaliar o desempenho do seu time. Um sistema de atendimento mede o tempo de resposta e  a resolução de problemas de cada atendente, entre outras funcionalidades.

Para este recurso ser efetivo, não basta ser ágil. É fundamental tratar o cliente de um jeito único, priorizar a qualidade e, o mais importante, mostrar a ele as ações tomadas a partir de seu feedback.

Dessa forma, você garantirá sua satisfação real e estabelecerá laços que podem ajudar a fidelizá-lo. Em tempos de crise, trata-se de uma iniciativa essencial para o sucesso do seu negócio.

Banner qualidade no atendimento ao cliente

[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']
[data.optin_js]
[data.optin_js]