Mais

Os piores métodos de atendimento: você utiliza algum?

Por Sara Cristine 10 de maio de 2018 3 min de leitura

Atender bem os clientes é uma verdadeira arte! Saber como se sair bem, tanto em situações favoráveis, quanto em casos complicados é fundamental para isso. Para ajudar você a não se perder, separamos os piores métodos de atendimento ao cliente existentes.

São coisas que podem passar despercebidas por você ou dentro do ambiente corporativo. Mas, elas impactam de forma extremamente negativa toda a sua marca.

Acompanhe este artigo até o fim e fique por dentro de quais são os piores métodos de atendimento ao cliente! E, dessa forma, procure evitá-los da melhor maneira possível.

Boa leitura!

Como ocorrem os piores métodos de atendimento ao cliente?

É muito fácil encontrar técnicas que buscam ajudar empreendedores a conseguir encantar os clientes, porém nem sempre elas são seguidas à risca ou são entendidas de maneira correta. O fato é que é comum notar erros bastante grotescos quando o assunto é atendimento ao cliente.

Por causa dos motivos descritos anteriormente e de diversos outros, muitas empresas colocam em prática os piores métodos de atendimento ao cliente.

O que é bastante nocivo para qualquer negócio e pode afetar nos resultados da empresa. Por esse motivo, neste artigo, separamos os piores métodos de atendimento ao cliente.

Os 5 piores métodos de atendimento ao cliente

Confira a seguir quais são os 5 piores métodos de atendimento ao cliente usados pelos empreendedores!

Falar demais

Uma coisa é fato, todo vendedor deve ouvir o cliente com atenção para ter noção do que ele deseja. Porém não é isso que ocorre na prática.

É muito comum encontrar vendedores que falam demais e, na pressa por conseguir concretizar uma venda, acabam não percebendo o que o seu cliente deseja.

Para que você evite esse tipo de erro é essencial investir no treinamento do pessoal de atendimento da sua empresa.

Menosprezar o cliente

Nunca menospreze o poder aquisitivo de um ciente. Esse é um erro que pode prejudicar demais o processo de venda.

Por esse motivo, nunca diga imediatamente a respeito das condições de pagamento, como parcelamentos, por exemplo. O ideal é que o vendedor espere o questionamento do cliente.

Não ter empatia

Faça com que, na sua empresa, os vendedores sempre se coloquem no lugar dos clientes. Para isso, é preciso que eles ouçam bem o que os clientes têm a dizer para saber exatamente o que eles esperam.

Uma boa forma de evitar mal entendidos é criando uma boa impressão e demonstrando que possui algo em comum com a pessoa com quem você deseja realizar a venda.

Erros na abordagem

Um dos piores métodos de atendimento ao cliente é a abordagem agressiva demais.

Para evitar que isso aconteça é preciso ter bastante atenção ao comportamento do cliente e isso é bem mais fácil do que você imagina. Por exemplo, se o cliente entra com pressa na sua loja e vai logo para um produto específico, ele já tem noção do que deseja.

Se, por outro lado, ele entra de maneira mais discreta observando várias coisas ao mesmo tempo, provavelmente ele ainda não tem certeza do que deseja.

Com estes exemplos, é fácil notar que o primeiro cliente não necessita de uma abordagem muita agressiva e com o segundo cliente isso pode ser tentado. Por isso, é necessário que os atendentes tenham noção e saibam diferenciar um caso do outro.

Não ter limites

Uma coisa é comunicar os clientes a respeito de novidades, outra é exagerar nessa comunicação. Isso pode acontecer de diversas maneiras, como através do excesso de ligações, envio de e-mails e de mensagens de texto.

Agora que você entende quais são os piores métodos de atendimento ao cliente busque evitá-los e ajude a sua empresa crescer e obter maior produtividade!

 

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
O
H