Mais

Planilha de cadastro de clientes no Excel: baixe grátis!

Por Sara Cristine 11 de março de 2021 4 min de leitura

Talvez nem todas as empresas enxerguem a importância de uma planilha de cadastro de clientes no Excel ou de outros tipos de planilhas, com seus respectivos dados atualizados e completos. Quando se tem acesso a esse tipo de informações, o processo de vendas obtém resultados muito melhores. Entendamos.

Boa leitura!

O que significa “cadastro de clientes”?

Trata-se de um instrumento altamente relevante para o processo de gestão e que permite a compreensão do público-alvo da empresa, de modo que seu portfólio seja adaptado para agradar àqueles que adquirem seus itens. Uma planilha de clientes grátis pode, por exemplo, diminuir os custos direcionados à captação e fazer com que as vendas sejam projetadas com base em uma realidade conhecida.

Logo, cadastrar os clientes significa listar todos os dados que se tem acerca de localização, meios de contato, hábitos de compra e quaisquer outros históricos que sejam relevantes. Essa realidade se aplica tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, uma vez que o conceito de cliente abrange ambos os formatos.

A importância de cadastrar clientes

A obtenção e manutenção dos dados que compõem a base de cadastro de clientes dão embasamento às ações estratégicas que visam escalar o negócio. Conforme previsto no conceito de CRM (Customer Relationship Management), a mencionada prática indica a regularidade com a qual o cliente interage com a empresa, aponta para seus níveis de satisfação, munem os gestores das marcas com informações que viabilizam a personalização de experiências, etc.

Em outras palavras, o cadastro de clientes permite que a empresa realize muito mais, porém utilizando muito menos recursos. Gasta-se menos com divulgação, com prospecção, com compra de dados secundários, com estudo de perfis e com identificação de oportunidades.

Banner com link para artigo "como melhoras o atendimento ao cliente?"

 

Os benefícios de cadastrar os clientes

A planilha de cadastro de clientes no Excel apresenta uma vasta lista de benefícios (mas também existem algumas desvantagens) atrelados ao seu uso contínuo. Vejamos alguns dos pontos mais relevantes:

  • Reconhecimento de perfil

Estratégias de conquista são bem-sucedidas quando direcionadas para perfis conhecidos. Do contrário, ideias potenciais são desperdiçadas por não haver qualquer tipo de direcionamento. O cadastro de clientes mune a empresa de informações fundamentais para que se possa aplicar a inteligência tática no processo de vendas.

  • Fidelização eficaz

A fidelização de clientes está baseada não somente na concretização das vendas, mas também na atenção que é dada quando ele já utilizou o produto ou consumiu o serviço. A retenção do público-alvo ocorre através do acompanhamento no pós-venda, se configurando como um diferencial aos olhos do consumidor, o qual enxerga esse cuidado como uma qualidade presente na empresa que deseja suprir suas necessidades e lhe satisfazer.

  • Prospecção e ampliação da base de clientes

Os cadastros, quando bem organizados, podem diminuir os esforços requeridos para que a empresa encontre indivíduos potencialmente ainda não atendidos. O cliente fiel é aquele que reconhece o interesse genuíno da empresa em lhe servir da melhor forma possível, fato que não passa batido pelas pessoas com quem ele convive – familiares, colegas de trabalho, amigos próximos, cônjuges. Todos esses podem se tornar novos clientes da empresa.

  • Melhorias no portfólio

A planilha de cadastro de clientes no Excel é fonte constante de feedback – isso porque é possível catalogar as principais reclamações dos cliente. Consequentemente, se tem acesso as melhorias que deixam o portfólio da empresa cada vez mais superior em relação à concorrência.

Quer implementar a planilha de cadastro de clientes no Excel para alavancar as vendas da sua empresa? Baixe, gratuitamente, nossa planilha e mantenha os dados relevantes em um único lugar.

Como manter a planilha de cadastro no Excel organizada

Uma das coisas mais fáceis que existem é começarmos um trabalho de organização de algo e nos perdermos depois de um tempo. Principalmente em documentos feitos para mais de uma pessoa manusear, é importante estar atento!

Para evitar que dados sejam perdidos ou não sejam inseridos corretamente na planilha, as dicas são:

  1. Insira a planilha no seu drive do Google
  2. Convide o time para editá-la
  3. Abra sua planilha de cadastro todos os dias
  4. Realize os cadastros no mesmo momento para não deixar nenhum dado para trás.

Quer baixar sua planilha e começar a organizar as informações de seus clientes? Clique no banner aqui embaixo e baixe grátis!

Baixe a planilha de cadastro de clientes

Blog post atualizado em Março de 2021.

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
T
V