Produtividade em vendas: saiba como se tornar um profissional produtivo

Sobrecarregar a equipe para bater metas pode não dar certo. Confira essas dicas de produtividade em vendas e alavanque a sua operação!

Uma equipe super produtiva é o sonho de toda empresa. Muitos líderes tentam de tudo: aumentam o time, expandem os canais e os meios de prospecção, exploram todas as técnicas de vendas e abordagens com o cliente, ou até mesmo copiar modelos prontos de empresas de sucesso, que talvez, sejam bem diferentes do próprio segmento.

Porém, ser produtivo é algo que vai muito além de realizar trilhões de tarefas ao mesmo tempo. É conhecer o seu processo e aplicar técnicas para que o tempo seja otimizada e não haja sobrecarga no dia a dia.

Com esse artigo, você vai conhecer técnicas e dicas que podem elevar a produtividade de uma equipe de vendas e garantir que metas sejam atingidas e resultados sejam alcançados de forma efetiva.

Acompanhe comigo!

Consequências de um time comercial sobrecarregado

“Organização é um dos recursos principais para o vendedor garantir produtividade e vendas.” – Juliana Brito

Vamos supôr que o gestor de uma empresa tem uma meta de dobrar as vendas e a receita em apenas 6 meses. Para isso, esse profissional pensará em algumas ações que possam colaborar para esse objetivo.

As primeiras ações que passam pela cabeça durante esse processo são: divulgar o produto ou o serviço para mais pessoas; prospectar mais leads disparando e-mails e anúncios; manter o contato ativo via telefone ou pelos meios digitais.

E claro, não podemos esquecer do ponto principal, que é contar com profissionais de vendas qualificados no time e empenhados em bater metas.

Como você pode ver, a lista apresenta os itens essenciais dessa primeira etapa, mas já exige investimento e o mínimo de estruturação de uma equipe para definir quais papéis cada um irá exercer.

Quando esses papéis não são estruturados, a equipe se vê cada dia mais desorganizada em suas tarefas e, com isso, também sobrecarregada.

Esse peso é refletido na relação entre o vendedor e os leads. Quando um cliente em potencial percebe que sua jornada de compra passa por problemas de desorganização e falta de atenção do vendedor, ele pode desistir de finalizar a compra.

A Juliana alerta: “Vendedor que trabalha com volume excessivo se perde, não dá conta e não consegue atender o lead. Logo, esse lead vai optar por comprar com o concorrente”.

Tudo isso pode resultar em metas perdidas e ROI (Retorno Sobre Investimento) negativado. Não é esse o objetivo, né?

Como ser mais produtivo em vendas

  • Use o princípio de Pareto

Você já ouviu falar sobre o princípio de Pareto? Ele é muito pregado por vários profissionais no mundo dos negócios. Ele vem da lei de Pareto, que também pode ser conhecida como a regra do 80-20. Pareceu confuso? Vou te explicar!

Essa regra diz que para vários fenômenos que acontecem, 80% das consequências e resultados dependem de só 20% das causas.

Quando se trata de tarefas do dia a dia, a lógica é a seguinte: apenas 20% das atividades são responsáveis por 80% dos resultados. Portanto, esses 20% deve ser priorizados e as energias devem ser gastas em ações que realmente tragam resultados.

Isso também tem muito a ver sobre qualificação de leads, pois o ideal é que os esforços sejam destinados aos leads que realmente possam trazer resultados.

Viu? Comece a usar essa fórmula no seu dia a dia e veja valer a pena!

  • Aplique técnicas de produtividade com a equipe

Por muito tempo se reforçou o mito de que para ter um time produtivo, era preciso disparar tarefas e esperar com que os profissionais as executassem em espaços curtos de tempo e ainda assim garantissem bons resultados.

Mas, na verdade, a noção de produtividade vai muito além de fazer muitas coisas em pouco tempo. No livro “O Mantra da Produtividade”, Dionatan Moura diz que a produtividade “depende tanto da eficácia, quanto da eficiência, pelo fato de obter resultados otimizados (eficácia), com maior quantidade, qualidade, velocidade e/ou menor custo (eficiência).”

Percebe como ser produtivo vai muito além do que só fazer coisas?

Nesse sentido, o líder possui um papel fundamental para compartilhar técnicas e acompanhar a produção de cada um da equipe. Além de ensinar técnicas de produtividade e organização, o líder também pode incentivar os estudos sobre o tema.

  • Pesquise ferramentas no mercado que possam auxiliar

Em tempos de constante transformação digital, a equipe que mais se abster de ferramentas digitais para otimizar o tempo, com certeza ficará mais desorganizada e impossibilitada de entregar melhores resultados.

Hoje em dia, há várias ferramentas e sistemas disponíveis no mercado que podem fazer um time de vendas se organizar, entregar um melhor atendimento para o lead e bater metas.

Uma boa ferramenta de CRM (Customer relationship management) é essencial para não perder o controle das informações e registros do atendimento. Se a sua empresa não puder investir em uma ferramenta agora, uma planilha muito bem estruturada pode ajudar bastante.

Fora essas ferramentas, outras podem ser interessantes para auxiliar o dia a dia de uma equipe de vendas, como plataformas de disparo de e-mails, automações de Marketing, e sistemas de gestão de conversas, como o próprio Octadesk.

  • Faça checkpoints com o time

Às vezes (quase sempre), duas, três ou até mais cabeças pensam melhor do que uma. Essa é a razão pelas quais as reuniões existem.

E as reuniões de checkpoint são uma ótima forma de acompanhamento de tarefas e processos do time. Com elas, é possível identificar o que está dando certo e o que ainda está parado, dando partida para que todos pensem em como resolver isso.

Muitos líderes promovem reuniões diárias, outros preferem que elas sejam semanais, mas outro fator importante é que esses checkpoints também sejam para que cada colaborador entenda como se organizar em suas tarefas.

Alguns profissionais gostam de dividir o seu dia a dia fazendo esses checkpoints consigo mesmo. Assim, o colaborador consegue gerir seu tempo e classificar as atividades entre as mais longas às mais curtas, definindo quais dias da semana serão focados para executá-las.

  • Identifique aptidões e dê feedbacks

A melhor forma de ser produtivo é realizando tarefas que gosta. Claro, nem a todo momento isso será possível, mas sempre há um jeito do líder olhar para cada um da equipe, identificar suas aptidões e atribuir tarefas que o colaborador mais se identifique.

Dar abertura para feedbacks também reflete positivamente no desempenho da equipe. Por exemplo, na etapa da qualificação de leads, quando esse trabalho não é feito corretamente, o profissional precisa entender quais foram os pontos em que errou e como pode melhorar para que isso não se repita.

Pensando em uma relação horizontal entre os vendedores e os gestores da equipe, essa cultura do feedback também pode fazer toda diferença, uma vez que o colaborador tem a possibilidade de alertar os líderes sobre ações que estes possam não notar no cotidiano.

Estruture os processos, organize o time e venda mais!

Muitos fatores podem colaborar para a escalada das vendas de uma empresa. Uma das formas de aumentar as vendas, como você viu aqui, é estruturando os processos, classificando as prioridades e destinando tempo, energia e dinheiro à porcentagem que realmente trará resultados.

Isso impacta muito no dia a dia de um time de vendas, na gestão de equipe, na liderança e na receita da sua empresa. Por isso, espero que as informações que você encontrou nesse texto tenham te ajudado a pensar em como vender mais otimizando o trabalho dos da equipe.

O primeiro passo é entender quem é o seu cliente e qual dor você pretende remediar. Para saber isso, converse e faça boas perguntas!

WhatsApp multiplos usuários

 

Você pode gostar também