Mais

5 regras de atendimento ao cliente essenciais para gestores

Por Sara Cristine 11 de maio de 2018 3 min de leitura

Apesar de o cenário empresarial se encontrar cada vez mais moderno e cheio de grandes chances para a conquista de clientes, quando se existe regras de atendimento ao cliente que qualquer gestor precisa conhecer, o processo se torna bem mais fácil.

Geralmente, é diante de um tratamento totalmente personalizado e cordial que os clientes podem indicar a sua marca para terceiros. Por isso, investir em um bom atendimento é uma estratégia excelente para qualquer empresa.

Além disso, pode-se dizer que é inegável que o atendimento seja um cartão de visitas de uma empresa. Caso o empreendimento realmente aposte em uma equipe totalmente empática e capacitada para atender os clientes, com certeza a empresa já estará indo rumo ao sucesso.

5 regras de atendimento ao cliente que qualquer gestor precisa conhecer

Atualmente, com o mercado cada vez mais concorrido, as empresas devem colocar esforços para conquistar clientes proporcionando um atendimento personalizado, eficiente e ágil. Assim, além de conquistá-los, você ainda conseguirá fidelizá-los.

Pode-se dizer que um excelente atendimento ao cliente tem se tornando cada vez mais um diferencial competitivo. Por isso, confira abaixo quais são essas 5 regras de atendimento ao cliente!

1. Alinhe os objetivos do atendimento com toda a equipe

É extremamente importante que você procure esclarecer com muita clareza todos os objetivos que são do treinamento de atendimento ao cliente. Identificando todos os resultados que você espera para poder usá-los no direcionamento do foco do seu treinamento, o que torna tudo mais eficiente.

2. Treine sua equipe de atendimento

É fundamental que você procure treinar a sua equipe não somente de forma técnica, pois atualmente já pode-se dizer que diversos profissionais são contratados por suas habilidades técnicas, mas são completamente desinformados de problemas comportamentais.

Assim, tal afirmação pode ser refletida em uma mudança na gestão das empresas. Onde atualmente já se pode entender que as pessoas é que são os principais diferenciais estratégicos.

Normalmente, cada vez mais, o conhecimento técnico deve começar a dar mais espaço para a Inteligência Emocional. Além das conhecidas habilidades que podem ajudar no bom relacionamento com outras pessoas.

3. Deixe claro o padrão de qualidade

Como terceira regra, é fundamental comunicar com clareza todas as suas expectativas. Não se pode presumir que todos saberão o que você espera em relação aos termos de serviço e de padrão de atendimento.

Dessa forma, é interessante que você busque ser bastante específico. Oriente todos os novos e antigos funcionários, para que eles saibam o que você realmente espera para a sua empresa.

4. Ferramentas de trabalho

Como quarta regra, é importante você fornecer uma ferramenta de atendimento ao cliente. Depois, realizar treinamentos para que os colaboradores de fato usem a ferramenta e melhorem o atendimento com o auxilio dela.

Um bom exemplo disso é o caso do consultor de vendas, o qual sai a campo na maior parte do seu horário de trabalho. Assim, um smartphone poderá facilitar muito a comunicação e prospecção com os clientes e também com a matriz empresarial.

Sendo assim, sempre busque fornecer todas as ferramentas e treinar muito bem os seus funcionários para realizarem sempre o melhor uso delas.

5. Flexibilidade e autonomia

Por fim, como última regra, é importante que você procure estabelecer e mostrar sempre muita flexibilidade. Geralmente, estabelecer limites é algo essencial para que qualquer funcionário conheça quais são as práticas que ele poderá seguir para atender todas as expectativas dos clientes. Além disso, saber ainda lidar com as reclamações.

Normalmente, quanto mais flexível for a sua empresa, mais clara serão todas as diretrizes de atendimento que forem comunicadas. Porém, os funcionários deverão ter a capacidade de resolver de forma rápida todos os problemas que forem surgindo, e consequentemente encantarem os seus clientes que terão os problemas solucionados.

Portanto, atualmente, ter o conhecimento das regras de atendimento ao cliente é algo extremamente fundamental. Pois os clientes sempre esperam que os profissionais proporcionem tranquilidade, além de fazer eles se sentirem a vontade dentro da sua empresa.

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
H
P