Mais

Seus clientes são espelhos da sua equipe de atendimento

Por octadesk 1 de julho de 2016 4 min de leitura

A felicidade dos clientes não está apenas no recebimento de um bom produto e, sim, durante toda sua jornada. Dessa forma, podemos dizer que uma equipe de atendimento motivada e que realiza seu trabalho com satisfação é responsável por ultrapassar fronteiras e impressionar até os clientes mais difíceis.

Não nos resta dúvidas de que clientes são a força motora de uma empresa. São para eles que direcionamos os nossos esforços. O seu produto ou serviço pode ter qualidades, mas se não houver um cuidado minucioso no atendimento ao cliente, sua empresa poderá ser alvo de reclamações e descontentamento.

Confira algumas dicas para manter sua equipe de atendimento motivada e, consequentemente, deixar os clientes mais felizes!

Esclareça as metas para sua equipe de atendimento

Uma das principais formas de motivação é conversar sobre os objetivos da empresa e criar um ambiente transparente. Fale sobre as metas e deixe claro que os funcionários são partes importantes do plano. Deixe claro que vocês devem caminhar juntos para o objetivo final. Esclareça as dúvidas, converse com a equipe e dê liberdade para que eles confiem nos líderes da empresa.

Ofereça treinamentos para sua equipe de atendimento

Treinar funcionários significa que você aposta neles para o sucesso da empresa. Ofereça treinamentos para desenvolver aptidões e deixá-los todos centrados no cliente, pois mais vale motivar seus funcionários e criar fidelidade do que contratar novos colaboradores. Também é importante munir seus funcionários com informações relevantes sobre a empresa e o produto. Dessa maneira, eles sempre estarão preparados para atender os clientes.

Uma dica valiosa é investir em padronização de atendimento. Entregue um manual para seus funcionários com todos os passos que devem ser seguidos, como funcionam os processos, quais as políticas da empresa e qual o comportamento que eles devem ter. Assim, os atendentes não se sentem perdidos por não saberem como agir em determinadas situação, minimizando o risco de atenderem os clientes de maneiras muito diferentes, dando preferência para um ou para outro.

Não esqueça de deixar claro que seus funcionários são peças fundamentais na equipe, afinal, todo mundo gosta de se sentir especial, não é mesmo?

Conheça o momento certo de dar feedback

Não há nada mais desestimulante que trabalhar e não ter um retorno dos líderes. Dedicar tempo para dar feedback é uma ótima estratégia para ajudar na prosperidade da equipe de atendimento. É importante que cada colaborador conheça seus pontos fortes e pontos a melhorar para que o trabalho seja realizado em sintonia.

Recompense a sua equipe

Para manter a equipe de customer service estimulada, parabenize e recompense quando ela faz um bom trabalho. Desenvolva um modelo de bonificação que persiga as metas estabelecidas. Um bônus no final do mês, pequenas lembrancinhas e elogios são exemplos simples e que servem como estímulo aos seus funcionários.

Não esqueça de sempre valorizar a função de atendente, lembrando sempre que as pessoas são a chave para o atendimento, já que estão em contato direto com o consumidor.

Promova um ambiente de trabalho leve e descontraído entre os colaboradores

Quando o funcionário tem qualidade de vida no trabalho e uma boa convivência com seus colegas, ele tende a produzir mais e melhor, pelo simples fato de que está mais feliz. Assim, investir na felicidade dos seus funcionários não é de segunda ordem, pelo contrário, é algo que traz resultados melhores para sua empresa.

Inclua a tecnologia nos processos

As pessoas tendem a se desmotivar por realizar funções repetitivas e trabalhos manuais, principalmente quando já conhecem as possibilidades que a tecnologia oferece para automatizar e melhorar os processos. Por isso, disponibilize ferramentas, como um sistema de help desk, que apresentem uma visão completa sobre clientes, histórico de chamados e automações de forma rápida. Além de deixar os funcionários mais produtivos, usar a tecnologia é uma forma de poupar tempo para as tarefas mais importantes, como analisar resultados e dedicar-se na melhoria das rotinas do atendimento ao cliente. Alinhar processos internos requer dedicação e o resultado é certeiro: seus clientes estarão amparados e satisfeitos.

Se quiser conhecer ainda mais sobre sistema, acesse: Help Desk e a tendimento ao cliente Octadesk

Nesse artigo, te mostramos como colaboradores motivados e treinados são mais produtivos. Consequentemente, trazem melhores resultados para sua empresa. Por isso, não deixe de investir nos seus funcionários.

Conheça a Octadesk:

Testar Octadesk grátis

Escrito por

O Octadesk é o software que conecta pessoas a empresas: marketing, vendas e atendimento em um só lugar, em tempo real.

Ver todos os artigos
S
Q