Como incluir o WhatsApp em sua rotina de vendas e aproveitar mais os leads

Já imaginou ter as dicas dos melhores profissionais sobre como fazer vendas por WhatsApp? Confira o que rolou nessa conversa, aqui!
Como vender pelo WhatsApp

Você se lembra como era a vida antes do WhatsApp? Já faz tanto tempo que utilizo o aplicativo que nem tinha me dado conta de que já faz 11 anos desde o seu nascimento. Mas além do uso pessoal, muitas pessoas utilizam para fins profissionais. Quem não tem um grupo da empresa no WhatsApp, atire a primeira pedra!

Agora, vou um pouco além: quem não faz vendas por WhatsApp? De acordo com a CX Trends 2020, pesquisa realizada pela Octadesk, 63% das empresas têm o aplicativo como canal principal para conversar com os clientes.

Fiquei analisando todo esse cenário e me perguntando o seguinte: como oferecer uma boa experiência no WhatsApp? Existe um jeito certo para conversar com os clientes? Para responder esses e tantos outros questionamentos, convidei alguns especialistas em vendas da Octadesk e de outras empresas. Acredito que essas experiências possam agregar na sua carreira em vendas.

Sobre este canal, Cintia Souza, Consultora de Relacionamento Comercial no Hospital Lifecenter comenta: “O WhatsApp é um apoio muito bom. Eu faço relacionamento comercial e tenho como objetivo aumentar a receita do hospital, mas também garantir a melhor experiência para os nossos clientes. E através do WhatsApp isso é possível.”

Ao ler este post, você vai aprender dicas de profissionais incríveis que estão se dando super bem nessa área. Se ao final do texto você tiver alguma dica que não foi compartilhada aqui, é só me mandar um e-mail e eu incluo. Bora aprender como fazer vendas por WhatsApp?

Aproveite a leitura!

Benefícios de vender pelo WhatsApp

Infográfico mostrando os benefícios de vendas pelo WhatsApp

Agora, veja as dicas para incluir o WhatsApp na sua rotina de vendas.

Ofereça a opção de conversar pelo WhatsApp

Luiz Gustavo NFE.io

“Eu realizo vendas por WhatsApp diariamente. Isso me ajuda a ter um contato mais próximo com meus clientes, uma comunicação mais rápida e um atendimento diferenciado, saindo um pouco do padrão de falar só por telefone. No meu segmento, alguns clientes precisam de tempo para conseguir algumas informações. Percebi que ao telefone, alguns sentiam-se inseguros por não ter as respostas. Foi aí que eu comecei a oferecer esse contato como alternativa.”

Para o Luiz Gustavo, oferecer a opção de conversa pelo WhatsApp tem feito toda a diferença. Assim, o cliente não perde o engajamento que estava tendo por telefone, pois vai continuar a conversa com a mesma pessoa, porém em um canal diferente.

Segundo ele, quando ele oferece essa opção, a maioria dos clientes até mudam o tom de voz e concordam em continuar a conversa pelo aplicativo. Com isso, 70% de sua conversão teve pelo menos alguma etapa realizada no WhatsApp. Inclusive, já fez onboarding completo usando esse canal.

Suas dicas para todos os profissionais de vendas é que eles precisam saber como se apresentar com clareza, sempre oferecer ajuda ao cliente e principalmente ter paciência para aguardar o retorno. Às vezes, o vendedor ou vendedora pode ter aquele momento de ansiedade para saber se vai ou não fechar a venda, mas não pode permitir que isso atrapalhe a experiência do seu cliente.

No final das contas, o profissional precisa oferecer a melhor experiência possível. Jamais incomodar o cliente enchendo seu WhatsApp de mensagens automáticas ou textos padrões porque a venda não acontece por insistência.

Saiba como atrair e manter a conversa no WhatsApp

Luisa Balaniuc

“É importante fazer uma ligação e construir um rapport e depois ir para o WhatsApp. Na maioria das vezes é necessário passar confiança para merecer o WhatsApp do tomador de decisão. Além disso, você deve saber como chamar a atenção para uma mensagem e como manter a pessoa engajada.”

Luisa, que também é consultora comercial, compartilhou suas experiências em diferentes empresas. É importante pensar no início da primeira frase, que é o que dá pra ler antes de abrir a mensagem. “Percebi que faz muita diferença entre um ‘bom dia, fulano’ que todo mundo manda e ninguém abre e um “você quer aumentar seu delivery?, por exemplo. A conversão é muito maior”, comenta ela.

Uma das técnicas de Luisa, que chama atenção dos clientes é utilizar alguns emojis coloridos no início da mensagem. Isso faz com que a pessoa tenha curiosidade em abrir a mensagem. Já dentro da conversa, usar figurinhas exclusivas da empresa estimula a pessoa a interagir.

O texto da conversa também precisa ser impecável. Os recursos negrito e itálico e o espaçamento entre as frases ajudam a construir textos fluídos. Em geral, abreviações, áudios, gírias, memes e figurinhas devem ser evitados; ou então, precisam estar dentro do contexto do cliente.

Por fim, essencial perceber como o cliente se comporta em relação a vídeos e imagens. Os clientes de uma empresa para qual Luisa prestou consultoria não baixavam os vídeos explicativos. “Percebemos que o pessoal não baixava os vídeos, então focamos em imagens. Criamos prints com passo a passo e legendas. Surtiu ótimos resultados”, finaliza.

Em casos como este, dependendo do tamanho do vídeo, a memória do celular fica comprometida. Então, vale a pena fazer o upload dele no Youtube, desta forma, será fácil para assistir até sem sair do próprio aplicativo.

Diminua o tempo de resposta

Kelly Miranda Octadesk

“Prefiro abordar o lead desde o começo da jornada dele com a Octadesk. Gosto de me apresentar, perguntar como está sendo a experiência e se ele precisa de ajuda. Quando você se mostra disponível para um potencial cliente desde o começo faz toda a diferença, pois você consegue antecipar a venda.”

O tempo de resposta é essencial quando o assunto é como vender pelo WhatsApp. Em geral, acabamos nos acostumando a velocidade das respostas dos nossos contatos, então levamos esse hábito para as nossas relações comerciais.

E a CX Trends apenas confirma esse fato: 35% dos consumidores acreditam que o tempo ideal de espera na etapa de vendas é de 10 minutos. 33% acreditam que 1 hora é o tempo máximo que eles poderiam esperar. Lá na gringa esse mesmo comportamento se confirmou: suas chances de conversão após o primeiro minuto diminuem em quase 400%, de acordo com a pesquisa da Velocify.

Gráfico de tempo de resposta dos leads

Viu só? É impossível falar em gerar leads sem mencionar a importância do tempo de resposta. Pense em como você se comporta durante suas compras na internet. Você sai pedindo informações sobre os produtos para as empresas pré-selecionadas, mas a primeira que responder te conquista.

Detalhe: isso não acontece somente com você. Acontece com os nossos clientes também. Se você perguntar para mais pessoas, vai descobrir que isso também acontece com elas. O consumidor mudou e agora tudo que ele quer é ter uma boa experiência e ganhar tempo.

E por falar em ganhar tempo, Kelly entende o quanto esse fator é importante para os clientes. Por isso, ela utiliza a função de etiquetas do Octadesk (você pode utilizar dentro da versão Business do WhatsApp, se preferir). As etiquetas são marcadores para os contatos que ajudam a organizar suas conversas por assuntos.

Desse modo, ela coloca etiquetas em conversas como: follow ups, trial, lead, novo cliente etc. Com isso, ela consegue agilizar o atendimento de acordo com a prioridade desses grupos. “Eu uso as etiquetas para tudo, me ajuda a acompanhar os clientes de perto.”, conclui.

Filtro de tags no Octadesk

Entenda como seus clientes se comportam

Carolina Gobbi Octadesk

“Tenho muita facilidade em falar com todos os meus clientes no dia e ainda fazer as demais atividades. Um dia, fiz um teste para aumentar minha conversão e decidi ligar para todos meus leads. Sabe quantos me atenderam? Apenas um. Com isso, entendi que o caminho era o WhatsApp.”

Se você começar a observar, existe um comportamento que se sobressai aos demais. Carolina notou que 99% dos clientes informam seus números pessoais de WhatsApp em vez do número comercial. Essa prática acaba facilitando o contato.

É importante verificar outros tipos de comportamentos, por exemplo, dúvidas recorrentes. Ao notar que os leads possuem as mesmas dúvidas, por que não agilizar o atendimento e criar respostas prontas?

Dentro do WhatsApp Business e do Octadesk é possível agilizar essa parte criando respostas prontas. Elas são referentes a dúvidas frequentes que seus clientes possam ter. Com isso, você gasta menos tempo com dúvidas comuns e investe mais na venda consultiva.

Tela para adicionar frases prontas para atendimento WhatsApp

Além de agilizar o seu dia a dia, essas dúvidas recorrentes podem servir como feedback para outras áreas. Imagine que entre todas as pessoas com quem você conversa, ninguém consiga encontrar um botão x. Esse feedback pode ajudar o time de produto a melhorar a aparência do botão ou discutir novas hipóteses, por exemplo.

Economize seu tempo e o de seus clientes

Lucas Marque Octadesk

“Eu coletei todas as dúvidas dos meus contatos por um tempo. Depois, criei alguns vídeos curtos mostrando algumas funcionalidades do Octadesk. Essa tática tem me ajudado a demonstrar o produto mesmo quando a pessoa não tem tempo para fazer longas reuniões.”

O WhatsApp tem diversas finalidades e economizar tempo é só mais uma delas. No dia a dia do vendedor, principalmente de produtos B2B, grande parte da agenda é consumida por demonstração de produtos. Então, como driblar essa situação?

Lucas encontrou um jeito específico, mas você pode trabalhar outros tipos de materiais além dos vídeos. Entre eles PDFs, imagens e documentos em formato Word. Tudo vai depender do tipo de produto que a sua empresa vende. Se você vende um sistema, um vídeo pode fazer mais sentido, mas se você vende moda, fotos são a mídia ideal.

Outro recurso usado pelo Lucas é o Whatslink, uma extensão do Google Chrome que abre o número de telefone selecionado no WhatsApp. Esse recurso é interessante porque quando você recebe um lead, não precisa ter o trabalho de salvar o número de telefone antes de falar no WhatsApp. É só selecionar o número e abrir a conversa.

Aplicativo WhatsLink

É possível fazer 100% das vendas por WhatsApp. Talvez, você feche uma venda com um cliente que você nunca nem ouviu a voz, então, toda a experiência dele está na sua mão. Seja no primeiro contato, no envio de propostas ou de contratos, pense em como ser menos burocrático. Afinal, a burocracia é um dos fatores que mais fazem as pessoas gastarem tempo.

Como estão suas vendas pelo WhatsApp?

O WhatsApp é uma ferramenta relativamente nova, mas, pelo que parece, os profissionais de vendas estão fazendo milagres com ela. Quem diria que um aplicativo utilizado para entretenimento se tornaria um importante canal de vendas empresariais?

Espero que você consiga aplicar as dicas que foram apresentadas pelos profissionais que passaram por aqui. Que você não se esqueça do principal: ofereça a opção de conversar pelo WhatsApp, saiba como atrair e manter a conversa no WhatsApp, diminua o tempo de resposta, entenda como seus clientes se comportam e economize seu tempo e o de seus clientes.

Quer receber um diagnóstico sobre como estão suas vendas por WhatsApp? Eu e o time preparamos um diagnóstico completo para ajudar você! Clique no link e aproveite! Vejo você em breve!

Banner que redireciona para o post WhatsApp Business com múltiplos usuários

Você pode gostar também