WhatsApp Web x WhatsApp Business API: quem ganha essa batalha?

Qual é a versão do WhatsApp que oferece a melhor experiência para os seus clientes? Descubra nessa batalha do WhatsApp Web e WhatsApp Business API.
WhatsApp Business API x WhatsApp Web

Você já deve ter ouvido falar em todas as versões do WhatsApp, sobretudo o WhatsApp Business API. Mas você sabe as principais diferenças entre elas?

Neste post você vai entender como a solução web (aquela versão onde o número é integrado a um sistema de atendimento como o Octadesk) e a versão API funcionam. E ainda, entender quais são as funcionalidades disponíveis e qual delas é a melhor para sua empresa.

Quem ganha essa batalha?

WhatsApp Web x WhatsApp Business API

1. Múltiplos usuários

99% das pessoas que buscam uma solução integrada ao WhatsApp Business como o Octadesk têm grande interesse em utilizar apenas um número com múltiplos usuários. Isso porque elas se deparam com os seguintes cenários:

  • Diversos atendentes/vendedores e apenas 1 celular: esse cenário é sinônimo de desorganização e demora no atendimento. Além disso, é impossível saber quem de fato realizou determinado atendimento.
  • Diversos atendentes/vendedores e diversos números: essa opção parece ser a indicada, porém, com tanta opção de números, como o cliente vai saber em qual deve entrar em contato? Se não for com fulano, ele precisa salvar outro número para conseguir resolver seu problema.
  • Celulares pessoais: existe a mesma preocupação com a questão do cliente saber com quem falou e com quem deve falar. Além disso, é impossível para a gestão verificar a qualidade do atendimento, estabelecer metas e métricas e até mesmo analisar algum dado para dar feedbacks posteriormente. Isso sem contar que com a perda do aparelho ou saída daquele colaborador da empresa, as conversas também se perdem.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 1

2. Uso de aparelho celular para conexão

A versão web ainda requer uma conexão com o celular. Por mais que essa conexão pareça ser algo muito prático, existe um vilão: o próprio aparelho celular.

Mas por que o celular? Porque ele pode ser perdido, danificado ou até mesmo roubado. E com ele, sua conexão com o WhatsApp Web. Isso, sem contar que a conexão wi-fi sofre oscilações e instabilidade o tempo todo (tente conectar um notebook diretamente ao cabo de rede ao modem e você vai ver a diferença!).

Mas não o WhatsApp Business API. Ele não requer conexão com aparelhos e não sofre instabilidades ou risco de deixar os clientes falando sozinhos. Isso acontece porque o API não é mais um aplicativo como os demais, mas sim, um serviço na nuvem que se conecta direto com o servidor do Facebook.

Dessa forma, a instabilidade e riscos envolvidos em utilizar o celular para se conectar não existem mais.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 2

3. Servidor do número na nuvem

Com o WhatsApp Web, o seu número está diretamente ligado a conexão direta com o celular. Mas com o WhatsApp Business API, ele está na nuvem. Isso garantir maior segurança para o seu número, inclusive, contra ataques e roubos do número por parte de pessoas mal intencionadas.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 3

4. Agilidade na entrega e recebimento de mensagens

Como você já deve imaginar, a instabilidade com o uso do celular pode prejudicar o envio e recebimento instantâneo das mensagens.

Quando isso ocorre, algumas mensagens podem chegar fora da ordem que foram enviadas e atrapalhar a compreensão do cliente. Além disso, a demora em receber uma resposta prejudica a experiência do cliente com a sua empresa.

No WhatsApp Business API isso não é um problema.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 4

5. Riscos de números banidos

O Web, por não ter a tecnologia oficial do WhatsApp para empresas, pode sofrer o risco de banimento de número. O envio de mensagens em massa com frequência, ser bloqueado ou denunciado muitas vezes pelos usuários ou propagação de spam, são ações que acarretam no banimento do seu número.

Mas usando o serviço da API, você não corre o risco de ter o número banido porque mesmo que os consumidores bloqueiem o número, todas as ações possíveis dentro da plataforma estão amparadas pelos termos de serviço do WhatsApp.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 5

6. Selo de verificação de conta empresarial

Sabe aquele selo verdinho que aparecem em alguns perfis de empresas no WhatsApp? Esse selo é uma identificação feita pelo WhatsApp para as contas que são legítimas e autenticadas. Ele está disponível apenas para as empresas que possuem uma conta no WhatsApp Business API.

Essa identificação é excelente para manter os clientes tranquilos em relação ao compartilhamento de quaisquer dados com sua empresa.

Lembrando que o Facebook possui alguns critérios para avaliação e eles ainda são manuais, então, nem todas as empresas serão verificadas instantaneamente.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 6

7. Envio de conteúdos multimídia com imagens, vídeos, documentos, emojis e botões

Tanto a versão web quanto a versão API permite o envio de imagens, vídeos, documentos e emojis seja em conversas ou respostas automáticas.

No entanto, o envio de conteúdo com botões, onde o cliente fará uma escolha entre as opções, só é possível com o WhatsApp Business API.

botões no WhatsApp

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 7

8. Disponibilização de novas funcionalidades do WhatsApp

Sempre que o Facebook disponibiliza atualizações e criação de novas funcionalidades, a maioria delas são voltadas para o WhatsApp Business API. Isso porque o foco do Facebook são as empresas que utilizam o serviço pago.

Até mesmo no Octadesk, pensamos em funcionalidades exclusivas para os usuários do WhatsApp Business API.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 8

9. Bot de horário de atendimento

O Octadesk disponibiliza uma funcionalidade essencial para os usuários que utilizam o bot em suas conversas de WhatsApp. Se trata de uma configuração que determina em quais momentos o bot irá ficar ativo, sem que você precise ativá-los e desativá-los todas as vezes.

Essa funcionalidade permite a criação de um calendário de atendimento, onde você define quais dias e horários haverá pessoas do time disponíveis. Com isso, os clientes não ficam com expectativas frustradas por conta de não conseguir falar com alguém.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 9

10. Templates de bots de WhatsApp exclusivos

Os templates de WhatsApp são mensagens pré-definidas que o WhatsApp permite que você envie para os seus clientes sem que eles tenham iniciado uma conversa ou em situações específicas onde está claro que aquele determinado cliente já tem um relacionamento com a empresa.

No Octadesk, você tem a possibilidade de utilizar templates exclusivos nas conversas dos seus bots. E esses templates estão em constante atualizações, então você sempre verá conteúdos novos na sua plataforma.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 10

11. Integrações com outras plataformas

Com o Octadesk, as integrações possibilitam conectar o WhatsApp com outras plataformas, por exemplo, um CRM, uma ferramenta de automação de Marketing ou gestão de vendas do e-commerce.

Imagine que após uma conversa no WhatsApp você deseja enviar um e-mail automático para todos os novos clientes a fim de mantê-los engajados. Com essa troca de informações entre os sistemas, você não precisa fazer nenhuma ação manual e ainda, não perde a oportunidade enquanto essas pessoas ainda estão com a lembrança de que tiveram uma conversa com a empresa.

Está disponível no Octadesk a partir do Plano Sea.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 11

12. Disparo em Massa de mensagens (Lista de transmissão)

No WhatsApp Web, o disparo em massa de mensagens é considerado uma prática de spam. No entanto, é uma ação válida se for feita em conjunto com o serviço API do Facebook.

Vale lembrar que mesmo sendo permitido o envio de mensagens em massa, é importante que essas mensagens não sejam utilizadas para assustar o usuário ou firam as políticas do WhatsApp.

Essa funcionalidade estará disponível em breve no Octadesk.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 12

13. Automações de status de pedidos

Quem não gosta de acompanhar se o pedido que fez em uma loja já está chegando? Toda as vezes que houver uma compra e o sistema estiver conectado ao Octadesk, as informações sobre os status de pedidos será compartilhada com os respectivos clientes.

Permitir que o cliente acompanhe essas informações é uma forma de mantê-lo tranquilo e com as expectativas em alta. Caso aconteça algum problema no trajeto, ele estará ciente, evitando mais chamados para o time de suporte.

Já na versão web, não é possível fazer essa conexão. Essa funcionalidade estará disponível em breve no Octadesk.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 13

14. Menu de opções

O menu de opções é uma funcionalidade essencial quando o assunto é oferecer uma boa experiência. Imagine que você quer oferecer algumas opções para o cliente dentro da conversa. Sendo assim, o menu de opções serve para exibi-las e permitir que o usuário faça a escolha sem ter que digitar. Essa funcionalidade estará disponível em breve no Octadesk.

Placar: WhatsApp Web 1 x WhatsApp API 14

15. Melhor preço com o Octadesk

Não é papo de vendedor e nem de marqueteira, prometo. Mas contratando o WhatsApp Business API com o Octadesk você tem mensagens prontas a partir de R$0,51 (preço de Junho de 2021) e não paga nada por mensagens trocadas com os clientes dentro das 24 horas.

 

Muitas funcionalidades e apenas um vencedor

Ao criar o WhatsApp Business API, o Facebook levou as conversas entre empresas e consumidores a outro nível. Inclusive, muitos clientes que já estão migrando para esta solução tem comentado que é impossível voltar atrás depois de experimentar o WhatsApp Business API.

De fato, todas as funcionalidades são pensadas para oferecer uma experiência ainda mais fluida para os clientes. O resultado disso são atendimentos mais rápidos, eficientes e com mais contexto por integrar ferramentas ao serviço.

Se você ainda tinha dúvidas sobre qual delas seria a melhor opção para sua empresa, acredito que você já não tem mais. Chame a nossa equipe para um bate papo e descubra como o Octadesk pode ajudar sua empresa!

Você pode gostar também