Mais

Como usar sua presença digital para vender mais na internet

Por Karine Ferreira 10 de abril de 2024 8 min de leitura

Nos últimos anos, o uso da internet para busca de produtos ou serviços cresceu exponencialmente, transformando as relações de compra e venda. Neste cenário, empresas de todos os tamanhos passaram a enxergar a importância de trabalhar de forma estratégica para vender mais com ajuda da internet.

Conforme dados do Anuário da CX Trends 2024, um fator importante a ser destacado sobre as tendências de consumo é a preferência de compras pelas lojas físicas e também virtuais. Por isso, é preciso saber oferecer uma boa experiência em todos os lugares: tanto na loja física (já que 67% dos entrevistados fizeram compras por lá nos últimos 12 meses), quanto na loja online (76% compraram por lá em 2023).

Pensando nessa característica híbrida de consumo, não basta apenas investir no presencial e não ter uma boa presença no digital, não é mesmo?  Neste artigo, vamos explorar as principais estratégias para aprimorar sua presença digital e utilizá-la em prol do crescimento do seu negócio.

O que é presença digital?

Presença digital é a representação online da sua empresa. Ela pode estar presente por meio de um site, serviço de e-mails, nas redes sociais, blog e muito mais. Por isso, ter uma presença digital completa e bem direcionada faz toda a diferença para o sucesso do negócio.

Para exemplificar, imagine que uma pessoa esteja fazendo uma busca por um serviço. Então, ela decide pesquisar no Google e encontra duas empresas. A primeira empresa tem um site muito bonito e rápido e está presente nas redes sociais, atualizando e respondendo os seus clientes. Já a segunda empresa não tem redes sociais e, apesar de ter um site, a navegação é quase impossível, devido à lentidão de carregamento. Certamente, a primeira empresa vai sair na frente, gerando mais confiança e estimulando essa pessoa ao contato.

Como você pode ver no exemplo, existe uma grande diferença entre quem tem ou não uma presença digital eficaz. Além disso, essa diferença vai influenciar na decisão do consumidor, pois o ato de adquirir um produto ou serviço depende de fatores como confiança, facilidade e credibilidade.

Portanto, uma presença digital que ajuda a vender mais na internet não se limita apenas à existência de um site, mas envolve a existência de coerência nos diversos canais, garantindo uma percepção de segurança e uma experiência positiva para futuros clientes.

Use sua presença digital para vender mais na internet

Como você pode perceber até aqui, não basta estar presente no mundo digital, é preciso utilizar essa presença de forma estratégica. Criar um site, ter um email profissional e páginas nas redes sociais, são alguns passos importantes, mas existem ações específicas que vão ajudar sua empresa a vender mais na internet. 

Com isso, elencamos as principais ações a serem realizadas de forma estratégica para melhorar sua presença digital e, consequentemente, elevar os lucros do seu negócio. Confira.

Invista em um bom site

A primeira dica para garantir a excelência da sua presença digital e vender mais na internet, é investir na qualidade do seu site. Ou seja, assegurar que ele seja intuitivo, responsivo e fácil de navegar.

Cada vez mais, as pessoas acessam páginas e até mesmo fazem compras usando smartphones. Então, é fundamental que o seu site se adapte para as diferentes resoluções de tela, não comprometendo a experiência do usuário.

Além de responsivo, você deve se preocupar em manter um visual limpo e atrativo, já que o site, mesmo que seja somente um site institucional, funciona como uma vitrine do seu negócio.

Portanto, se o seu site não é atualizado há um tempo, ou se existem melhorias a serem adotadas, uma boa alternativa é procurar um desenvolvedor ou uma agência de sua confiança e garantir que a base da sua presença digital esteja à altura do seu negócio.

Aposte no SEO

Buscar informações na internet antes de fazer uma compra é um hábito adotado por grande parte da população. Segundo dados do Anuário da CX Trends 2024, 55% dos consumidores entrevistados fazem uma pesquisa no Google antes de comprar um produto.

Nesse cenário, o investimento em SEO se torna algo fundamental para vender mais na internet. Afinal, quem não quer aparecer antes da concorrência nas pesquisas?

Por isso, uma ação importante é otimizar seu site para mecanismos de busca, utilizando palavras-chave relevantes em seu conteúdo, meta tags e URLs. Isso vai ajudar a aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa.

Faça uso estratégico das redes sociais

Dentro do checklist para vender mais na internet, não podem faltar elas: as redes sociais! Com elas é possível fortalecer sua marca, aumentar o alcance e engajar o público

E para criar uma página para sua empresa dentro das redes, além de ter a cara da sua marca, é necessário que ela esteja onde seu público estiver. Essa informação pode ser adquirida com pesquisas, análise da concorrência, monitoramento, etc.

Outra dica é focar na produção de conteúdos relevantes para o seu público. Ou seja, ao invés de apenas promover produtos, sua página deve priorizar conteúdo que traga valor para quem está recebendo. Nesse sentido, você pode considerar dicas, informações interessantes, enquetes, histórias de sucesso e conteúdo educacional relacionado ao seu produto ou serviço.

Utilize o SMTP Trancional

O SMTP transacional é uma ótima ferramenta para enviar emails automáticos e personalizados de alguma transação e melhorar a experiência de compra. A ferramenta permite o envio de recibos de compras, notas fiscais, alertas, notificações, redefinição de senhas, confirmações de inscrição, entre outros.

No Brasil, 58% dos consumidores já deixaram de comprar de uma empresa porque tiveram uma experiência ruim, de acordo com o Anuário da CX Trends 2024.
Então, pensar em maneiras de usar o SMTP transacional na comunicação da sua empresa durante e após as transações, pode melhorar muito. Afinal, para vender mais na internet, sua marca precisa ter uma boa comunicação com o consumidor.

Garanta sua segurança digital

Com o aumento das ameaças cibernéticas, investir em segurança digital deixou de ser apenas uma medida preventiva e se tornou uma necessidade fundamental. De acordo com o Relatório do Sitelock, que analisou 14 milhões de sites em 2022, os sites recebem cerca de 5.5 vezes mais tráfego de bots do que usuários humanos. Deste tráfego composto por bots, 60% são maliciosos.

Assim, mais do que nunca, é preciso proteger dados sensíveis, manter a confiança dos clientes e preservar a reputação da marca. E entre as principais medidas para garantir a segurança do seu site, está a escolha de um ambiente de hospedagem seguro e que ofereça ferramentas para blindar seu negócio contra ataques. 

O certificado de segurança SSL, por exemplo, realiza a criptografia dos dados que transitam entre servidor e usuário, impedindo que eles sejam acessados por criminosos. Outra ferramenta que pode contribuir muito para a segurança do seu negócio online é o WAF, um firewall de aplicações web que atua como uma barreira entre o site e a Internet, filtrando e monitorando o tráfego HTTP entre eles. 

Portanto, ao investir em segurança digital, além de garantir a integridade do negócio, você vai estar reforçando o profissionalismo e credibilidade e aumentando as chances de vender ainda mais na internet.

Invista em alta performance

A velocidade de carregamento de um site desempenha um papel fundamental na experiência do usuário e, consequentemente, nas taxas de conversão e vendas. Com o aumento da demanda por acesso rápido e fácil à informação, os usuários têm pouca tolerância para sites que demoram muito para carregar. 

Então, pensar na otimização do seu site e na utilização de um ambiente de hospedagem que suporte a demanda do seu negócio é imprescindível. Para isso, considere a utilização de um servidor em nuvem, de fácil escalabilidade, e maximize suas chances de conversão.

Enfim, proporcionar uma boa experiência para os visitantes vai te ajudar a vender mais na internet. Nesse sentido, basta considerar uma estrutura com estabilidade e de alta performance para aprimorar sua presença digital e sustentar o crescimento do seu negócio.

Hora de vender mais na internet!

Como você pode explorar ao longo deste artigo, uma presença online completa e eficiente pode fazer muita diferença na experiência do consumidor. Assim, realizando ações de forma estratégica e valorizando sua marca no digital, é possível conquistar excelentes resultados.

Então, um site com desempenho superior vai se destacar positivamente. Com a hospedagem na nuvem da KingHost você garante que seu site esteja 100% do tempo online, como uma vitrine do seu negócio.

Além disso, é essencial manter atenção às mudanças no cenário digital e adaptar continuamente suas estratégias para acompanhar as tendências do mercado e as necessidades do seu público-alvo.

E
I