Mais

5 passos para oferecer um suporte de qualidade pós-Black Friday

Por Mahara Scholz 28 de novembro de 2023 3 min de leitura

A semana pós-Black Friday é um momento crucial para garantir que os clientes recebam o suporte necessário, especialmente diante do fluxo contínuo de pedidos e consultas pós-venda. 

Como gestor, enfrentar esse cenário demanda estratégia e agilidade para atender às solicitações de forma eficiente, principalmente em meio à Cyber Monday (ou Cyber Week, como costumam chamar o período após a grande promoção).

Mas como se organizar em meio ao caos? E como funciona essa Cyber Monday? Aqui, vamos responder essas e outras questões para te ajudar a entregar a melhor experiência para seus clientes.

O que é a Cyber Monday?

A Cyber Monday é um evento criado para incentivar as compras online após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Ela oferece descontos e promoções exclusivas em diversos produtos, especialmente em lojas virtuais. 

Surgiu como uma resposta ao aumento do comércio eletrônico e é uma oportunidade para os varejistas e outros empresários impulsionarem suas vendas online.

Como ela ajuda comércios como o seu?

A Cyber Monday se tornou uma extensão natural da Black Friday, permitindo que os consumidores continuem aproveitando ofertas e promoções atrativas. Para empresas, principalmente de e-commerce, essa data representa uma oportunidade adicional de gerar receita e escoar estoques remanescentes da Black Friday. 

Alguns optam por estender as mesmas condições da Black, enquanto outros reduzem um pouco os benefícios. Mas sempre com o objetivo de deixar uma nova promoção atraente para o consumidor.

Estratégias para lidar com a demanda pós-Black Friday

1. Antecipe e esteja preparado

O sucesso pós-Black Friday começa antes mesmo do grande dia. Por isso, antecipe os possíveis problemas que podem surgir após a intensa atividade de compras. 

Prepare sua equipe para lidar com picos de demanda, garantindo que todos estejam familiarizados com as políticas de devolução, troca e reembolso.

Se já trabalhar com uma plataforma de atendimento, configure mensagens prontas para ganhar agilidade e garantir um ótimo padrão de atendimento em toda a jornada de compra.

2. Comunique-se proativamente

A transparência é fundamental. Se houver atrasos nas entregas, problemas de estoque ou qualquer outro contratempo, comunique-se imediatamente com os clientes. 

Utilize e-mails, mensagens de texto e outros canais para manter os consumidores informados sobre o status de seus pedidos, demonstrando preocupação com a experiência de compra.

Quanto mais canais, melhor. Mas lembre-se de que os consumidores preferem conversar com as empresas por mensagem.

3. Ofereça suporte multicanal

Além dos tradicionais e-mails e telefonemas, esteja presente em plataformas de mídia social e chats online. Facilite o contato do cliente por meio de diferentes canais, proporcionando uma experiência de suporte conveniente e acessível.

4. Personalize a experiência do cliente

Cada cliente é único, e suas necessidades também o são. Por isso, aborde as consultas de maneira personalizada, mostrando empatia e compreensão. Demonstre que está disposto a resolver problemas de forma individualizada, criando uma conexão emocional que fortalecerá a lealdade à marca.

5. Analise e aprenda para o futuro

Após a Black Friday, analise dados e feedbacks de suporte. Identifique padrões, avalie o desempenho da equipe e identifique áreas de melhoria. Use essas informações para aprimorar processos, implementar treinamentos adicionais e estar melhor preparado para eventos futuros.

Aproveite as oportunidades para vender mais e encantar clientes

A Cyber Monday representa uma oportunidade valiosa para as empresas, oferecendo uma chance de prolongar o período de vendas com descontos atrativos. Para aproveitá-la ao máximo, é crucial gerenciar eficientemente as demandas pós-Black Friday, mantendo um suporte de qualidade e promovendo ofertas irresistíveis.

Ao equilibrar a atenção entre os novos pedidos da Cyber Monday e as solicitações pós-venda, as empresas conseguem maximizar as vendas e construir relacionamentos duradouros com os clientes, consolidando sua presença no mercado e se diferenciando da concorrência.

 

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
B
I