2022 está chegando ao fim e agora é a hora de começar a planejar o ano seguinte!
Muita coisa muda em pouco tempo, mas o planejamento nunca será uma perda de tempo. Pense um pouco: você já sabe quais estratégias precisam ser o foco da sua empresa? Faça uma lista rápida de pelo menos 3 delas. Conseguiu?
Nesse texto vamos trazer as principais tendências para você fazer uma boa gestão em 2023, organizar seu planejamento estratégico e engajar o time para os desafios que estão vindo. Vamos lá?
1. Social selling
Pois é: as redes sociais já são a principal fonte de informação e também de compras! Para 2023, o social selling (que são as vendas via redes sociais) deve ficar ainda mais forte – principalmente com as movimentações da Meta, dona do Facebook, Instagram e do WhatsApp, e também do TikTok, que só neste ano conquistou 35% dos usuários em alguma transação de compra.
Esses canais já viraram canais de venda – e a sua empresa precisa estar presente neles. Mas preste atenção: a jornada do consumidor não é unidirecional. Ou seja, o seu cliente não vai sempre seguir o mesmo caminho antes de fechar a compra.
Pelo contrário: a diversidade de pontos de contato – sejam lojas físicas, anúncios em redes sociais e em diferentes marketplaces – é que vai atrair novos clientes. A palavra da vez, portanto, é comodidade.
Isso tem a ver com a próxima tendência que vem com tudo para o próximo ano:
2. Omnichannel
Omnichannel nada mais é que oferecer um atendimento diversificado no que diz à canais e, principalmente, garantir uma experiência de atendimento no canal que seu cliente escolher, com o mesmo nível de excelência em todos eles. Além disso, pensando em uma jornada híbrida de consumo, esteja preparado para seu cliente comprar online e retirar na loja física. Ou visitar a loja física e comprar online para receber em casa. Atente-se para a integração entre os canais e também para a sua logística.
De acordo com o anuário E-commerce Trends , 73% dos entrevistados compraram on-line em sites e lojas virtuais e 70% compraram em lojas físicas. Isso mostra que quase o mesmo percentual de entrevistados comprou na internet e também nas lojas físicas nos últimos 12 meses até julho de 2022.
3. Tecnologias
As tecnologias devem ajudar sua empresa a entregar o que o consumidor espera. 56% já usam QR codes na hora da compra e 30% interagem com chatbots para agilizar o atendimento.
Uma ajuda extra é o caso das plataformas de atendimento conversacional, que centralizam todos os canais de atendimento, suporte e vendas para garantir a gestão em um só lugar.
4. ESG
Outra tendência para ficar de olho em 2023 é a consciência ambiental. Você já deve ter ouvido falar em ESG, certo? Se não ouviu ainda, guarde essa sigla: ela é a tradução para “governança ambiental, social e corporativa”. Em resumo, é um conjunto de práticas para avaliar se a empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
Esse tipo de preocupação vem, principalmente, com a nova geração de consumidores, que estão cada vez mais engajados em causas sociais e ambientais, cobrando das empresas posicionamentos e ações efetivas para reduzir o desperdício e valorizar o meio ambiente, por exemplo.
Olha só: quando você conseguir juntar o digital e o físico em uma jornada única, garantindo comodidade para os consumidores e se posicionando como uma empresa socialmente responsável, seu negócio estará pronto para os desafios de 2023.
Em resumo, todo negócio que quer sair na frente precisa se atentar para alguns aspectos: a experiência do consumidor (atendimento omnichannel e social selling), as novas tecnologias (chatbots e pagamento digital) e consciência social e ambiental (ESG).