Mais

Gestão de atendimento no WhatsApp API: por que e como integrar a tecnologia à sua equipe?

Por Mahara Scholz 14 de julho de 2023 3 min de leitura

Quem ocupa uma posição de liderança sabe que a busca por soluções tecnológicas é constante. Isso é válido tanto para pequenas empresas como para grandes corporações. Por esse motivo, o Whatsapp se destaca como uma ferramenta estratégica no atendimento e retenção de clientes.

Enquanto canal de comunicação, o Whatsapp facilita todo o processo de relacionamento com o cliente o que, por sua vez, gera o aumento das vendas. Por isso, decidimos explorar aqui as aplicações e as diferenças entre o WhatsApp Business e o WhatsApp API no cotidiano das empresas. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!

O que é o WhatsApp Business e o API do WhatsApp?

O WhatsApp já é bem conhecido e figura na lista dos apps mais usados no Brasil e no mundo. Esse sucesso entre os seus usuários motivou a criação de uma versão voltada para as empresas que buscam automatizar as interações com clientes.

Além da simples troca de mensagens e chamadas de voz, o WhatsApp Business possibilita:

  • Criação de respostas automáticas;
  • Disponibilização de informações sobre o negócio no perfil comercial;
  • Utilização de etiquetas para categorizar conversas conforme o canal de vendas.

Além dessas funcionalidades, a versão business do Whatsapp garante a segurança de arquivar conversas e manter um histórico das interações para usos futuros.

Já a versão API, representada pela expressão Application Programming Interface que, em português, pode ser entendida como Interface de Programação de Aplicações, é o próximo patamar na evolução do app.

Com o WhatsApp API, o gestor tem acesso a todas as vantagens mais profissionais, que ajudam a escalar o atendimento e as vendas. 

Mas, diferentemente do que você pode pensar, o API não é um aplicativo como a versão convencional do WhatsApp, mas sim uma ferramenta à parte. Ou seja, é preciso fazer a contratação e utilizar um sistema como intermediário para fazer a gestão das conversas e mensagens.

Por que integrar o WhatsApp API à sua equipe?

Um dos principais pilares do WhatsApp API é a sua escalabilidade, que garante o fluxo de atendimento contínuo e ágil. Como o seu foco são as empresas de médio e grande porte, é natural que as equipes comerciais também sejam mais amplas.

Isso requer recursos capazes de lidar com um número maior de chamadas, mensagens e contatos com potenciais clientes. Por isso, a versão API é mais robusta e compatível com a necessidade de aprimorar o atendimento.

Considerando que o atendimento omnichannel é uma tendência que segue em crescimento, o uso do WhatsApp API é essencial. Além do ganho de escala, o atendimento digital é o preferido pelos consumidores.

Benefícios da gestão de atendimento no WhatsApp API

Se você ainda não é usuário, saiba que o WhatsApp API te ajuda com funções estratégicas. Um elemento que merece destaque para os gestores que desejam conhecer mais é a funcionalidade que permite acompanhar os resultados do time de vendas.

Além disso, o WhatsApp API:

  • Amplia o atendimento: enquanto o time de atendimento tem a sua atuação limitada pela jornada de trabalho, o WhatsApp API funciona 24 horas por dia;
  • Permite o acompanhamento do funil de vendas: é possível acompanhar em qual estágio o cliente se encontra e, com isso, planejar as próximas interações;
  • Possibilita a melhoria de processos: a análise do fluxo de atendimento possibilita identificar eventuais gargalos e implementar melhorias; e
  • Otimiza a análise de métricas: fornece ao gestor a visibilidade sobre o tempo dedicado a cada atendimento, bem como o volume de atendimento por agente.

>>> Você também querer ler: Manual da experiência do cliente: como aprimorar e encantar

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
C
C