Mais

Estratégia omnichannel: o que é e como ela otimiza suas vendas!

Por Mahara Scholz 30 de agosto de 2022 3 min de leitura

E se todos os seus canais de venda estivessem integrados, trazendo uma experiência única e muito mais fluida para os seus leads? Estamos falando de uma estratégia omnichannel.

É fato que o consumidor está espalhado em diversos canais digitais na internet, mas qual será o seu preferido? E quando ele não estiver nesse canal? É possível oferecer uma experiência precisa e eficaz para ainda assim vender bem? Entenda!

Omnichannel: o que é?

A estratégia omnichannel refere-se a uma abordagem multicanal que foca em experiência de compra para integrar qualquer mensagem em qualquer canal para melhorar e acelerar o processo de compra.

Como a estratégia omnichannel otimiza a possibilidade de obter mais vendas?

Se há um desafio para o gestor de e-commerce atual é entender o comportamento do consumidor e encontrá-lo no melhor canal, no melhor momento e o melhor produto para vender.

Nesse cenário, a estratégia omnichannel tem a função de personalizar ao máximo a experiência do consumidor e, independente do caminho que ele seguir, oferecer o que ele deseja para concluir a compra o mais rápido possível e com a máxima satisfação.

Como implementar uma estratégia omnichannel?

A partir de agora, você verá as melhores práticas de implementação de uma estratégia omnichannel. Você pode aplicá-las gradativamente ou usar uma solução pronta para otimizar o processo. Entenda como tudo funciona.

Encontre os seus clientes

Lembra do mindset de lojas físicas? Era só o consumidor ir até o local e realizar as compras. Só que agora ele pode estar literalmente em qualquer lugar e mesmo assim comprar com você. Então, as principais perguntas são:

  • Em que canais ele procura a empresa?
  • Em que momento ele está online?
  • Como ele prefere ser atendido (robô ou humanos)?

Essas são apenas algumas das perguntas que ajudam a responder em que lugar efetivamente o seu lead está e qual o momento perfeito para fazê-lo comprar com sua marca.

Aprimore os canais constantemente

Como é difícil prever por onde o seu lead irá te buscar, o ideal é que ele te encontre com a máxima facilidade e sempre tenha um caminho simples e direto até a compra. Por exemplo, se você descobriu que ele prefere o WhatsApp, mas em algum momento específico, te procurou pelo Instagram, deve encontrar a mesma facilidade e viabilidade de compra, entende?

Integre as áreas

Finalmente, a palavra-chave da estratégia omnichannel é a integração. Por exemplo, o cliente pode efetuar uma compra em uma loja virtual e fazer uma troca em uma loja física, pode começar um atendimento pelo site e terminar pelo WhatsApp, ou seja, deve haver sinergia de informações, interações e atendimento, de maneira que a experiência seja única, rápida e efetiva.

Como a Octadesk auxilia nessa implementação?

Uma das ideias mais legais da Octadesk é a implementação de um chat-commerce em seu negócio. Com essa tecnologia, você transforma qualquer mensagem em uma oportunidade de venda.

Não tem erro, se você fizer um teste grátis, encontrará maneiras de aumentar as suas vendas hoje mesmo. A solução conta com uma integração perfeita dos principais canais de marketing, vendas e atendimento e possibilita a aplicação de artifícios inteligentes para gerar uma experiência de alta qualidade  e ampliar significativamente sua conversão.

Entendeu a necessidade e a urgência de uma estratégia omnichannel para o seu negócio? Não adianta ter um atendimento de excelência em cada canal se não há integração, viu?

Aprimore agora sua estratégia omnichannel e baixe de graça o nosso checklist de atendimento e vendas!

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
5
D