Mais

Autoatendimento: como melhorar a experiência do cliente

Por Mahara Scholz 14 de setembro de 2023 7 min de leitura

Conheça as ferramentas de autoatendimento e como incorporá-las em seu negócio para melhorar a experiência do cliente e seus resultados!

Autonomia. Essa é a palavra chave quando falamos em autoatendimento. 

E esse é um dos fatores diferenciais para as empresas que querem se destacar em diferentes mercados, caracterizados pela ampla concorrência e crescente inovação. 

“Mas como levar o autoatendimento para a minha empresa?” Você, gestor ou empreendedor, pode estar pensando.

E para te ajudar a encontrar o caminho para explorar essas ferramentas e atingir benefícios para seu negócio e para a melhoria da experiência do cliente, nós preparamos este conteúdo especial.

Confira!

O que é autoatendimento?

O autoatendimento é a chance que os gestores possuem de fazer com que os clientes deixem de ter apenas um papel passivo no processo de compra e venda de um produto ou serviço.

Eles tornam-se protagonistas na ação de entrar em contato com a empresa, seja pelos canais digitais, como sites e aplicativos ou em estabelecimentos físicos para obter informações e efetuar a compra. 

Sendo assim, o autoatendimento é o processo de dar ao cliente as ferramentas certas para que ele interaja com as soluções da empresa e consiga fechar a compra com rapidez, de acordo com as suas preferências e necessidades. 

Veja agora alguns exemplos de ferramentas de autoatendimento:

Ferramentas de autoatendimento

Independentemente do setor em que sua empresa atua, é possível implementar autoatendimento de maneira estratégica, oferecendo aos seus clientes ferramentas intuitivas e acessíveis. 

Aqui vão alguns exemplos simples e que auxiliam empresas de todos os setores:

  1. Sites otimizados

As páginas de uma empresa podem e devem oferecer uma boa experiência ao cliente.

É necessário investir em uma fácil navegação, conteúdo completo e educativo sobre os produtos e serviços, design atrativo e um fácil carregamento. 

Isso ajuda clientes a encontrarem o que precisam e assim eles possam agendar serviços e comprar produtos.

   2. Aplicativos intuitivos

Aplicativos intuitivos são programas de software para dispositivos móveis ou computadores que são fáceis de usar e compreender. 

Eles se destacam pela interface amigável e pela navegação lógica, permitindo que os clientes acessem informações ou realizem tarefas de forma simples e sem complicações. 

   3.Tablets e totens de autoatendimento

Já os tablets e totens de autoatendimento são dispositivos físicos colocados em locais estratégicos, como lojas físicas ou restaurantes, que permitem aos clientes realizar tarefas, como fazer pedidos, pagar contas ou obter informações, sem a assistência de um atendente humano. 

Essas ferramentas agilizam o atendimento ao cliente, reduzem filas e melhoram a eficiência operacional.

    4. Self-checkout

O self-check out é outra ferramenta de autoatendimento com o objetivo de facilitar e agilizar a conclusão da compra.

Nela, os clientes assumem o controle total do processo, dispensando a assistência de um operador de caixa.

E isso é feito graças aos terminais de autoatendimento self-checkout. Neles, os clientes podem:

  • selecionar produtos
  • escaneá-los através de leitores de código de barras
  • escolher a forma de pagamento
  • finalizar a transação de maneira simples, intuitiva e segura. 

O autoatendimento self-checkout pode ser aplicado em uma variedade de setores, incluindo supermercados, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. 

Cada um deles pode personalizar a experiência de acordo com suas necessidades específicas, mas o princípio fundamental de permitir que os clientes conduzam suas próprias compras de forma independente permanece constante.

    5. Chatbots inteligentes

Chatbots inteligentes são assistentes virtuais que respondem conversas e resolvem problemas em tempo real. 

Podem ser usados em sites e aplicativos do seu negócio, para responder as perguntas que seu cliente possa ter, além de fornecer informações sobre seus produtos ou serviços. 

Eles atuam com o apoio da Inteligência Artificial e são programados para atender as principais questões relacionadas ao seu negócio.

Além disso, dão suporte 24h por dia ao cliente, otimizando processos na sua empresa e reduzindo os trabalhos repetitivos para que seu time ganhe mais eficiência na rotina.

Viu só que interessante?

Não é difícil incorporar ferramentas de autoatendimento no seu negócio, quando você conhece alguns exemplos delas.

Agora confira os benefícios de usar o autoatendimento para melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, os resultados da sua empresa. 

Principais benefícios do autoatendimento

Os principais benefícios do autoatendimento podem ser listados como:

     1.Eficiência operacional

O autoatendimento reduz a carga de trabalho da equipe, pois os clientes podem realizar transações e obter informações por conta própria. 

Isso libera recursos humanos para tarefas mais complexas, tornando as operações mais eficientes. Ou seja: garantindo que seu time faça mais, com menos.

     2. Redução de custos

A implementação de soluções de autoatendimento leva a uma redução de custos operacionais, incluindo gastos com pessoal. Isso pode levar a economias significativas a longo prazo para as empresas.

      3. Satisfação do cliente

O autoatendimento oferece aos clientes comodidade e conveniência. Afinal, eles podem resolver problemas rapidamente, sem esperar por assistência, o que resulta em maior satisfação e fidelidade ao seu negócio. 

Nesse sentido, conheça agora algumas melhorias que podem melhorar a experiência do cliente da sua empresa!

Como melhorar a experiência do cliente com autoatendimento? 

 Aqui estão algumas dicas simples e educativas para donos de empresas:

    1.Facilite o acesso às informações

Garanta que as informações sobre seus produtos ou serviços sejam facilmente acessíveis. 

Mantenha seu site ou aplicativo atualizados com descrições claras e detalhadas, tutoriais em vídeo e FAQs (sigla para perguntas mais frequentes) bem elaboradas. 

Quanto mais informação o cliente encontrar de forma autônoma, melhor será a experiência.

     2.Ofereça opções de autoatendimento em locais estratégicos

Se você possui uma loja física, considere a instalação de totens de autoatendimento ou self-checkout. 

Isso reduzirá filas e permitirá que os clientes concluam suas compras de forma autônoma com mais rapidez. 

Certifique-se de que esses sistemas sejam fáceis de usar e forneçam assistência quando necessário.

      3. Colete feedback e aplique melhorias 

Ouça atentamente o feedback dos clientes sobre sua experiência de autoatendimento. 

Isso pode ser feito a partir de perguntas nas próprias plataformas, pessoalmente após o serviço ou compra do produto ou mesmo via WhatsApp, através de mensagens automatizadas.

Lembre-se: o objetivo da coleta dessas informações é fazer melhorias contínuas em seus processos e sistemas.

       4. Treine sua equipe

Mesmo com o autoatendimento, sua equipe continua sendo uma parte essencial da experiência do cliente. 

Certifique-se de que eles estejam bem treinados para fornecer suporte quando necessário e para auxiliar os clientes no uso de ferramentas de autoatendimento. 

       5. Mantenha a segurança como prioridade

Garanta que os sistemas de autoatendimento sejam seguros para proteger informações sensíveis dos clientes. 

Por isso, implemente medidas de segurança robustas e comunique aos clientes sobre as precauções que você está tomando para proteger seus dados.

Saiba que melhorar a experiência do cliente com o autoatendimento exige dedicação contínua e um compromisso em tornar as interações mais eficientes e agradáveis. Sendo assim, é fundamental equilibrar o autoatendimento com a manutenção de canais de suporte humano para atender às necessidades de todos os clientes. Nesse processo, não se esqueça de fazer o mapeamento da jornada de compra do seu cliente. Só com isso será possível definir os melhores momentos para oferecer o atendimento automatizado ou via agentes.

Ao adotar essa abordagem, os gestores conseguem melhorar a satisfação do cliente, reduzir custos operacionais e acompanhar as tendências tecnológicas.

Ou seja,investir nessas ferramentas é mais do que necessário: é indispensável para manter sua empresa competitiva e atuante no seu mercado.Está em busca de soluções para entregar a melhor experiência automatizada e de ponta a ponta para seus clientes na sua loja ou restaurante? Então encontre na ConnectPlug o que você precisa!

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
D
1