Mais

Dia do Cliente – Estratégias para vender mais, pensando na experiência do cliente

Por Mahara Scholz 8 de setembro de 2023 6 min de leitura

Se você está montando um calendário de vendas ou pesquisando sobre datas sazonais, provavelmente já se deparou com o Dia do Cliente 2023. Essa é uma data muito importante para as empresas brasileiras e pode ser usada tanto para agregar valor e aproximar a marca do público quanto para aumentar o faturamento.

Neste texto, você confere quando será comemorado o Dia do Cliente em 2023 e como ele impacta no relacionamento entre marca e consumidor. Além disso, também apresentaremos os principais pontos para você aproveitar o momento para vender mais e conquistar seu público. Tudo para que a sua empresa se prepare bem para esta data!

O que é o Dia do Cliente e como funciona?

O Dia do Cliente surgiu com o objetivo de celebrar a aliança entre os consumidores e as empresas. Essa data foi criada em 2003 pelo empreendedor João Carlos Rego.

Se até a década de 1990, a maior parte das estratégias de marketing e vendas giravam em torno do produto e seus benefícios, no início dos anos 2000 o foco virou-se para os consumidores. Foi justamente nessa mudança de mentalidade que surgiu a oportunidade de firmar essa data comemorativa no calendário brasileiro.

Veja quando acontecerá o Dia do Cliente em 2023

O Dia do Cliente 2023 será comemorado dia 15 de setembro, uma sexta-feira.

Em 2019 a câmara dos deputados reconheceu oficialmente essa data. Desde então, ela passou a compor um dos períodos mais importantes para alavancar as vendas em diversas áreas – tanto de produtos quanto de serviços. Sua empresa já preparou as estratégias para isso?

Dia do Cliente 2023: como vender mais?

O atendimento ao cliente é uma das principais estratégias para garantir um bom relacionamento entre a marca e seu público. Por isso, é indispensável oferecer um atendimento de excelência durante o ano inteiro – e não apenas para o Dia do Cliente.

Entretanto, existem algumas ações que podem destacar sua empresa nesta data e ainda estimular as vendas. Confira algumas delas abaixo:

Conheça a jornada do consumidor do seu público

Quem é seu público, o que ele faz e qual é o caminho que percorre desde que entende sua necessidade até o momento que fecha a compra? A jornada do consumidor é um mapeamento indispensável para sua empresa descobrir como seu público pensa, sente e age. Assim, fica mais fácil criar soluções para interagir com ele na hora certa.

Por isso, o primeiro passo para criar uma campanha do Dia do Cliente de sucesso em 2023 é conhecer essa jornada. A partir dela, você terá insights sobre como abordar sua audiência e melhorar a experiência do consumidor.

Ouça o que seu cliente diz e crie ações com base nisso

Inspire-se no histórico de atendimento e nos depoimentos, usando dados para tomar decisões. Aprenda com as críticas e elogios deixados pelo seu público e crie ações que impactem de verdade na jornada de compra do seu cliente.

Por exemplo: se os clientes explicam que gostam de comprar na loja, mas acham o frete muito alto, uma ação para valorizá-los seja a opção de frete grátis ou reduzido especificamente no Dia do Cliente. Isso provavelmente vai aumentar seu ticket médio e, a depender do produto vendido, pode ser até mais vantajoso do ponto de vista financeiro e também de marca.

Mostre que sua empresa se importa de verdade com os clientes

Além de escutar seu público, acompanhe as ações da concorrência e busque outras marcas que têm um perfil parecido com sua empresa para se inspirar. Muitas vezes pequenos gestos surpreendem o público e criam experiências incríveis. Neste sentido, você pode usar brindes e cupons para aumentar a taxa de fidelização e chances de recompra.

Vale destacar que esse tipo de ação não deve estar associada a uma compra determinada, como normalmente acontece em uma promoção ou oferta. Simplesmente presenteie seu cliente com algo simples, mas não era esperado. Outro ponto importante é: invista forte na resolução de problemas recorrentes, que são constantemente pontuados pelos seus clientes. Não existe presente maior que esse. 

Destaque seu negócio com um atendimento de excelência

Os pontos de contato do cliente com a empresa são fundamentais para reforçar o posicionamento da marca. Por este motivo, sua campanha para o Dia do Cliente 2023 precisa considerar como o atendimento ao cliente funciona, além de encontrar soluções para otimizar a experiência. Algumas sugestões para isso são:

  • chatbots para respostas instantâneas e acesso rápido ao atendimento humano;
  • atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • atendimento omnichannel, para garantir a melhor experiência em qualquer canal;
  • otimização dos processos com base na experiência do consumidor;
  • redução no tempo médio de espera (TME) e melhoria no tempo médio de atendimento (TMA).

Crie uma estratégia de mensagens pelo WhatsApp

O aplicativo preferido pelos consumidores brasileiros não pode ficar de fora da sua estratégia para o Dia do Cliente 2023. Sendo assim, faça a gestão do atendimento no WhatsApp e use esse canal para melhorar o relacionamento com seu público. 

Pense em quais campanhas podem ser interessantes para cada grupo de consumidores, crie mensagens promocionais personalizadas com Octadesk e aumente as chances de fechar venda. Tudo isso oferecendo uma experiência personalizada e ao mesmo tempo automatizada.

Automatize a experiência de vendas com chatbots

A jornada do cliente não precisa ser monótona e entediante. É possível usar ferramentas como chatbots, que reduzem o custo das vendas e criam experiências de atendimento incríveis para seus clientes.

Um exemplo de experiência com chatbots, que pode ser usada no Dia do Cliente, são roteiros com jogos interativos de perguntas e respostas que distribuem cupons de desconto de acordo com o avanço dos clientes na conversa.

Ofereça um atendimento automatizado e personalizado para o Dia do Cliente 2023

O atendimento automatizado é uma excelente oportunidade de reduzir o custo de atendimento, aumentar a eficiência e criar soluções interativas, garantindo uma ótima experiência para seu cliente. Para isso, é indispensável contar com uma plataforma de vendas e pós-vendas que, além de automatizar processos repetitivos, também te oferece todos os dados necessários para tomar as melhores decisões.

Teste grátis o Octadesk como uma das estratégias do Dia do Cliente e entregue a melhor experiência de atendimento e vendas para seus clientes.

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
M
A