Mais

Como avaliar se a minha empresa tem eficiência operacional?

Por Mahara Scholz 14 de fevereiro de 2023 6 min de leitura

A eficiência operacional é necessária para o crescimento de uma empresa, principalmente em momentos de escassez, como os que vivemos hoje. 

Afinal, quando os processos são otimizados, há um melhor aproveitamento dos recursos e os colaboradores se tornam mais produtivos, garantindo ótimos resultados com menores custos.

Essa posição de eficiência pode ser alcançada por meio do desenvolvimento e implementação de algumas ações estratégicas no dia a dia de trabalho. 

Um bom processo de gestão aliado ao uso inteligente das tecnologias, por exemplo, permite encontrar soluções inovadoras, que garantem o seu diferencial competitivo. 

Ou seja: a eficiência impulsiona a sua empresa no mercado, já que você vai investir menos que seu concorrente e ainda vai colher mais resultados – além de ter mais fôlego financeiro. Isso é algo que não se consegue copiar da noite para o dia e, assim, sua empresa sairá na frente.

Quer entender como avaliar se a sua empresa é eficiente operacionalmente? Acompanhe a seguir e confira as nossas dicas!

Qual a importância da eficiência em um negócio?

A eficiência é um modo de gerenciamento que tem como foco a otimização de recursos – mas sem abrir mão da excelência na oferta de bens e serviços. É um modus operandi que possibilita que os gestores promovam a inovação, a criatividade e a agilidade na empresa.

A gestão eficiente ainda possibilita satisfazer as necessidades de todos os envolvidos no relacionamento com o negócio, como clientes, colaboradores, sócios, fornecedores e parceiros, em relação à preferência de preço, produto, prazo de entrega, confiabilidade, entre outras.

Ainda que pareça complexo, é possível medir a eficiência de uma organização, realizando um levantamento do que traz mais retorno e do que pode ser eliminado. Seja qual for a técnica adotada, a gestão precisa entender o que deve ser mudado para alcançar novos resultados em todas as frentes do negócio.

Existem alguns pilares essenciais para alcançar a eficiência na rotina corporativa. Alguns deles tratam sobre: reduzir gastos desnecessários, cuidar da qualidade da comunicação, buscar pela melhoria contínua e utilizar tecnologias adequadas que otimizem a rotina e as funções dos colaboradores.

 

Como saber se a sua empresa é eficiente ou não?

Uma empresa eficiente sabe como usar os recursos disponíveis de forma inteligente. E para avaliar se a sua empresa está agindo com eficiência, é preciso prestar atenção em alguns sinais e fazer alguns questionamentos. 

Confira a seguir o que é preciso ser questionado para descobrir se seu negócio está sendo eficiente ou não!

 

O time de vendas está alinhado?

Quando o time de vendas está desalinhado e vende um produto desalinhado, isso gera dúvidas e insatisfação nos clientes. Com isso, existe uma grande possibilidade de, logo após a venda, o número de solicitações e contatos para o time de suporte aumentar consideravelmente – já que as expectativas não foram atingidas. A venda pode até ter sido rápida, mas não valeu a pena: o cliente pode, inclusive desistir da compra do produto ou serviço, já que não encontrou o que foi prometido. 

 

As metas estão sendo batidas?

O alcance de metas parece algo muito distante no atual momento da sua empresa? Esse é um importante sinal de que algumas mudanças precisam ser feitas para desenvolver um ambiente mais eficiente. Para isso, a gestão pode investir em benefícios com base em performance e oferecer recompensas para os colaboradores.

Todo negócio que se preocupa com o crescimento e a inovação, deve priorizar esse ponto. Até mesmo porque as metas batidas são essenciais para a diferenciação no mercado e destaque diante dos concorrentes do mesmo setor – já que mais vendas significa garantir uma maior parcela de market share.

Um ponto de atenção é: será que você está construindo metas olhando os indicadores corretos? Lembre-se de que existem métricas de vaidade e métricas reais – e não adianta bater metas de acordo com indicadores que não “movem o ponteiro” da sua empresa.

 

Existem problemas recorrentes no atendimento?

Mais do que oferecer produtos e serviços exclusivos e de qualidade, também é muito importante oferecer um atendimento personalizado e humanizado aos consumidores. Atualmente, essa é uma das principais estratégias para fidelizar os clientes, fazendo com que comprem novamente da marca.

Para ter mais eficiência nesse ponto, os colaboradores precisam ser dedicados e treinados para proporcionar ótimas experiências ao público. Um suporte ou pós-venda personalizado, que resolve rapidamente os problemas, sempre será bem valorizado.

 

Há muitas falhas nos processos?

As empresas que não contam com processos bem definidos podem enfrentar uma série de problemas em relação à operacionalização das atividades. Além disso, o desempenho da equipe e da oferta de produtos e serviços, também pode ser seriamente afetado, impactando a lucratividade do negócio.

Um negócio com processos claros e objetivos, por outro lado, conta com maior desempenho, uso eficiente de recursos e melhor definição das responsabilidades e funções de cada funcionário. Como consequência, os resultados tendem a ser cada vez melhores e alinhados aos objetivos da organização.

Um ponto importante sobre os processos é que você deve avaliar também se eles são necessários, ou se estão apenas deixando a rotina mais burocrática. Processos que não servem também devem ser cortados. A burocracia é justamente o oposto da eficiência.

 

Os custos estão altos?

O desperdício e os gastos desnecessários fazem parte do cotidiano da sua empresa? Se a resposta for positiva, saiba que é preciso ter bastante cuidado para que essa gestão financeira inadequada não prejudique o orçamento e o repasse dos recursos. Lembre-se de que manter a eficiência gera mais lucratividade e melhores índices de retorno.

Sendo assim, a gestão deve avaliar quais são os custos que podem ser cortados, sem que afete a entrega de valor para o cliente. A eficiência operacional é justamente a capacidade de fazer mais com menos, mantendo a qualidade nas atividades.

 

Os resultados estão baixos?

Grande parte das companhias não conseguem atingir a alta performance. Esse tipo de situação pode prejudicar significativamente a eficiência, drenar a produtividade e o potencial de crescimento do negócio.

Caso seu negócio esteja com resultados abaixo do esperado, é indispensável que a liderança incentive a inovação e proponha melhorias aos colaboradores. Ter um olhar crítico e compreender o que pode estar causando o baixo rendimento também é fundamental para propor ações de melhoria e mudar por completo a realidade corporativa.

Como você notou, empresas eficientes devem investir em planejamento estratégico, processos bem definidos e produtividade capaz de gerar melhores desempenhos. Com isso, a empresa tem grandes chances de adquirir diferenciais no mercado e vantagem competitiva diante da concorrência.

Para isso, a gestão do negócio precisa dedicar-se diariamente e traçar objetivos claros e alcançáveis para toda a equipe. Lembre-se que a eficiência tem mais a ver com a redução inteligente de recursos do que se imagina, no entanto, isso exige proatividade e planejamento contínuo da liderança.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça diferentes indicadores para garantir eficiência, qualidade e agilidade no atendimento ao cliente!

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
D
P