Mais

Descubra o que é eficiência operacional e suas vantagens

Por Mahara Scholz 10 de fevereiro de 2023 7 min de leitura

Entenda o que é eficiência operacional e assim potencialize seus resultados no dia a dia, aumentando o crescimento do seu negócio.

A eficiência operacional é um modus operandi que garante que as empresas de todos os segmentos do mercado potencializem seus resultados no dia a dia. Ela permite que as atividades corporativas sejam executadas com menos erros e custos, favorecendo o crescimento dos negócios.

Mas por que ser eficiente é uma das principais formas de aumentar a lucratividade dos negócios? Ao atuar de forma eficiente, sua empresa consegue reduzir investimentos, focar no que importa e ser mais competitivo no mercado.

Vamos descobrir mais sobre eficiência e entender o impacto dessa prática nas empresas? Acompanhe a seguir e confira!

O que é eficiência operacional?

A eficiência operacional se relaciona com a capacidade de fazer mais com menos, sem que isso comprometa a qualidade. Ou seja, as operações são realizadas a partir da minimização de gastos e maximização de resultados.

Buscar eficiência significa avaliar todas as atividades desempenhadas pela companhia para aumentar os resultados sem que seja necessário aumentar os investimentos. O objetivo, portanto, é gastar menos e alcançar ótimos resultados, sem prejudicar a produtividade.

Quem quer aumentar a eficiência deve simplificar seus processos internos e responder às demandas do mercado. Para ajudar nisso, existem inúmeras metodologias que gestores podem adotar na rotina para melhorar os resultados dos seus times. 

Entretanto, na prática, isso pode ser um verdadeiro desafio, já que é necessário redirecionar esforços para conduzir adequadamente todos os setores e equipes. Assim, a eficiência só é possível quando existem processos bem definidos e uma gestão preparada para desenvolver um posicionamento estratégico que garanta resultados sustentáveis no longo prazo.

Exemplos de empresas eficientes

Quando falamos em eficiência operacional, nos referimos, entre outros aspectos, à preocupação com a melhoria constante de processos, sempre em busca de resultados positivos. Os negócios que investem nesse conceito conseguem otimizar tempo, permitindo que os colaboradores trabalhem melhor, gastando menos recursos para realizar as mesmas tarefas.

Como consequência, os empreendimentos têm retornos superiores na produtividade e também na lucratividade. O aperfeiçoamento da gestão é o passo inicial para atingir essa mudança, por isso, a liderança deve atuar sempre em busca de proporcionar a eficiência no ambiente de trabalho.

O que não faltam são exemplos de empresas que atingiram a eficiência operacional e, hoje, conquistaram, além de espaço no mercado, vantagem competitiva diante dos concorrentes do mesmo setor. Veja:

Apple

A Apple se tornou a maior empresa de tecnologia do mundo e é, hoje, vinculada a uma imagem criativa, disruptiva e inovadora. Em um retorno de Steve Jobs 12 anos depois de sua demissão, foi possível deixar a empresa ainda mais eficiente: cortando custos, revendo projetos e, acima de tudo, focando em gerar valor para os clientes.

Tok&Stok

A Tok & Stok é referência em móveis e decoração no Brasil, oferecendo design, produtos exclusivos e soluções práticas para o dia a dia. Em 2020, a rede inaugurou um novo conceito para suas lojas, tendo como foco a modernização da jornada do cliente, trazendo recursos com funcionalidades para facilitar a vida dos visitantes.

Burger King

O Burger King é reconhecido como a marca mais criativa do mundo. A rede de lanchonetes acredita na criatividade e eficiência como um diferencial competitivo, reunindo dados, conhecimento do consumidor e tecnologia como estratégia para conquistar o público.

Quais as vantagens de ser eficiente?

Como citamos anteriormente, a eficiência operacional significa fazer mais com menos, ou seja, se manter produtivo e de conseguir o melhor rendimento sem necessariamente aumentar os custos e as despesas. 

Desde a economia de recursos até a melhoria do desempenho dos funcionários, a eficiência operacional prioriza ações e estratégias alinhadas com os objetivos dos negócios. Para isso, é preciso garantir que as tarefas ocorram com a máxima qualidade. 

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens que a eficiência operacional oferece para o crescimento das empresas!

Foco na geração de valor para o cliente

Com a revisão dos processos e a redução de desperdícios, os gestores podem direcionar a atenção para gerar mais valor para os clientes. Quando feita de modo eficaz, essa ação pode aumentar as chances de fidelização e de a marca ser indicada para mais consumidores.

A partir disso, é possível realocar capital e utilizá-lo em áreas essenciais do negócio, como o desenvolvimento de produtos ou atendimento ao cliente. Com essa mudança, o empreendimento pode investir em ferramentas de automação, adquirir chatbots, entre outros mecanismos tecnológicos, tornando o processo mais otimizado.

Maior inovação

A melhoria na eficiência operacional gera inovação. Com isso, todos os setores são afetados positivamente, tendo como resultado, por exemplo, processos mais ágeis, aumento no rendimento dos colaboradores e etapas de produção mais inteligentes.

Com a implementação de algumas técnicas, portanto, fica mais simples desenvolver e treinar uma equipe alinhada, gerar satisfação para os clientes e aumentar a quantidade de vendas.

Melhor aproveitamento dos recursos

Sobretudo em grandes empresas, é comum encontrar excesso de custos e desperdícios durante as operações. No entanto, ao adequar os processos, os gestores podem identificar onde os recursos estão sendo utilizados de maneira inadequada.

A partir desse diagnóstico, fica mais simples implementar novos procedimentos para investir o dinheiro em setores que demandam mais atenção. É preciso ter em mente que a eficiência depende bastante do melhor aproveitamento dos recursos e também da aplicação do dinheiro com mais sabedoria.

Aumento da produtividade

Talvez o principal benefício de gerar eficiência operacional seja o consequente aumento da produtividade dos colaboradores. Isso porque a liderança acaba priorizando a aplicação de metodologias que tornam o dia a dia mais ágil, permitindo uma atuação profissional mais bem direcionada.

Com processos mais claros e objetivos, igualmente, fica mais simples entender a organização do negócio e trabalhar em prol de melhorias. O resultado são funcionários mais engajados para exercer suas funções com excelência, levando a empresa a atingir índices financeiros mais altos.

Diferencial competitivo

Na busca pela eficiência, sua organização revê seus processos e, quando necessário, realiza transformações a fim de equilibrar a relação da oferta de produtos e serviços de qualidade, com a redução de custos. No médio e longo prazo, esse fator contribui de forma significativa para o crescimento e também para conseguir um bom diferencial competitivo. 

Com isso, a marca tem a chance de tornar-se única e superior aos seus concorrentes. Essa vantagem costuma gerar aumento das vendas, retenção de talentos e fidelização de clientes, além de ser uma importante estratégia para obter destaque no mercado.

Um outro ponto importante é que as empresas estão necessitando de eficiência devido à nova movimentação do mercado. Antes, empresas eram valorizadas pelo crescimento a qualquer custo. Mas hoje, é preciso crescer de forma saudável, sustentável e lucrativa. Ou seja: de forma eficiente.

Sem dúvidas, a eficiência operacional diferencia as empresas e traz grandes benefícios para o dia a dia de trabalho. Todos os esforços investidos na otimização dos processos resultam em mais lucros, produtividade e satisfação dos colaboradores.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira também quais são as principais tendências de planejamento e gestão para 2023!

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
C
C