Mais

Como criar times, canais e processos para ter maior eficiência operacional em vendas e atendimento?

Por Mahara Scholz 6 de abril de 2023 6 min de leitura

Eficiência operacional é um fator crucial para o sucesso de qualquer negócio. Para alcançá-la, é fundamental ter times, canais e processos bem definidos que garantam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, aumentem a produtividade e reduzam os custos, tornando a empresa eficiente.

Infelizmente, é comum que isso seja um desafio para os gestores, principalmente no que diz respeito à priorização das ações que vão impactar diretamente nos resultados da empresa. Mas é possível superar esse desafio, e neste texto, vamos te ajudar com isso. 

Aqui, vamos apresentar as melhores dicas para melhorar sua tomada de decisão, otimizar processos e garantir a eficiência em todas as áreas do seu negócio. 

Desde a definição dos times ideais para cada projeto, passando pela escolha dos canais de comunicação mais adequados, até a padronização e automação dos processos: aqui você encontrará todas as orientações necessárias para tornar a sua empresa mais eficiente e competitiva no mercado. Vamos lá?

Como definir os times?

A definição dos times nas empresas é um processo essencial para garantir que o negócio terá a estrutura necessária para bater as metas e atingir os resultados projetados. É por meio da formação de equipes coesas e bem estruturadas que os negócios conseguem ter os melhores resultados e superar desafios.

Confira aqui algumas dicas de como montar uma equipe de sucesso:

Analise as necessidades dos clientes e da empresa

Para criar uma equipe de sucesso, que encanta e fideliza clientes, é preciso entender o que os consumidores estão esperando e o que falta na sua empresa para entregar isso a eles.

O que a sua empresa faz hoje, que é valorizado pelos clientes? O que está faltando, ou precisa ser melhorado?

Quando você analisa esses pontos, responde a essas perguntas e encontra o que é preciso ser feito, fica mais fácil criar os caminhos certos para atingir seus objetivos.

Determine as funções e as responsabilidades de cada equipe

Para cada área ou projeto, identifique os perfis de profissionais necessários para atingir os objetivos do negócio. Considere as habilidades, experiências, formação e outros requisitos importantes.

Com base nesses perfis, defina os papéis e responsabilidades de todos os membros da equipe. Isso ajudará a realizar uma boa gestão de times, além de evitar conflitos internos e garantir que os colaboradores saibam o que é esperado de cada um. 

Outro ponto importante é: criar metas diárias e semanais, que vão te ajudar a não perder o controle das ações e vão facilitar a mudança de rota, caso necessário.

Contrate e treine profissionais qualificados

Uma empresa eficiente é composta por times capacitados para atingir os objetivos do negócio. Para isso, é importante trabalhar um plano de desenvolvimento para cada colaborador. Isso pode incluir treinamentos de vendas, desenvolvimento de habilidades comportamentais, capacitação em liderança, entre outros.

Lembre-se: por mais que você faça a contratação de profissionais qualificados, sempre é importante investir em treinamento e desenvolvimento, que visam manter o time atualizado e extrair a melhor performance de cada um.

Promova a colaboração dos membros da equipe

A colaboração entre os times é essencial para garantir que a empresa alcance a eficiência operacional e atinja os seus objetivos. Portanto, não negligencie esse aspecto do seu negócio. 

Use a tecnologia a seu favor para garantir que os profissionais estejam interagindo de maneira rápida, fácil e eficiente, crie rituais para integrar o time e defina metas coletivas para incentivar o trabalho em equipe.

Como definir os canais?

Definir os canais de comunicação de uma empresa é importante para garantir que as informações fluam sem barreiras ou ruídos, e que todos os envolvidos estejam alinhados.

A seguir, apresentamos algumas dicas para ajudar nesse processo. Acompanhe:

Use a jornada do cliente para escolher os canais mais eficazes

Antes mesmo de escolher os canais mais adequados, é importante identificar a jornada do seu cliente. Ela deve ser o ponto de partida para entender como eles preferem se comunicar com o seu negócio.

Olhe para dentro da empresa e identifique os principais pontos de contato: por onde os consumidores costumam começar a conversa? Por onde passam? Qual canal tem a melhor conversão?

Ao responder a essas perguntas, fica mais fácil estruturar um bom plano estratégico para atender seus clientes com rapidez e eficiência.

Identifique os canais de comunicação mais utilizados 

Considere as preferências de comunicação dos seus clientes. Algumas pessoas preferem se comunicar por e-mail, outras por telefone e outras por mensagens, como no WhatsApp, por exemplo. Por isso, é importante que você ofereça a maior quantidade de canais possíveis.  Além disso, é essencial que eles sejam integrados entre si.

Entretanto, não deixe de conhecer quais são os canais mais usados. Isso vai ajudar a desenvolver uma estratégia adequada para cada um. Dessa forma, é possível oferecer uma ótima experiência ao cliente em todos os pontos de contato.

Gerencie e monitore a comunicação em todos os canais

Monitore e avalie regularmente a eficácia dos canais de comunicação da sua empresa para identificar oportunidades de melhoria. Para isso, faça a análise de métricas como:

  • Tempo para o primeiro atendimento;
  • Taxa de resposta;
  • Taxa de engajamento;
  • Satisfação do cliente.

Como definir os processos?

Definir processos eficientes é essencial para garantir o bom funcionamento de uma empresa. Eles ajudam a estabelecer fluxos de trabalho claros e consistentes, aumentam a produtividade e reduzem erros e retrabalhos.

A seguir, apresentamos algumas dicas para ajudar nessa definição. Veja:

Analise os processos atuais e identifique melhorias

Para ter uma empresa eficiente, o primeiro passo é identificar todos os processos existentes. Isso pode ser feito por meio do mapeamento e análise dos fluxos de trabalho em cada área do negócio.

Em seguida, é importante analisar cada processo identificado, documentar as etapas envolvidas, os responsáveis, os prazos e as ferramentas utilizadas. Dessa forma, você terá uma visão clara de como os processos funcionam na sua empresa e conseguirá identificar oportunidades de melhoria.

Identifique os processos relevantes

Depois de ter uma visão geral dos processos existentes, veja quais deles podem ser otimizados ou removidos. Não tenha medo de cortá-los da rotina. Lembre-se: processos devem ser o meio, não o fim.

Na busca pela eficiência operacional, é preciso saber o que deve ser mantido, reduzido, criado ou descartado.

Automatize os processos

Depois de entender os processos que são indispensáveis, veja quais deles podem ser automatizados. Em seguida, escolha a ferramenta de automação mais adequada para os processos. 

Existem diversas opções disponíveis no mercado, desde softwares específicos para cada área, até plataformas de automação mais completas, que podem ser customizadas de acordo com as necessidades da sua empresa.

Não deixe de avaliar a eficiência dos times, canais e processos

Como você pode perceber, a eficiência operacional é fundamental para se destacar no mercado e alcançar o sucesso. Definir times, canais e processos eficientes é essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes. Porém, essa é uma atividade contínua que exige dedicação, planejamento e investimento.

Por isso, crie rituais para acompanhar os resultados de cada área e realizar os ajustes necessários antes que pequenos problemas se tornem dificuldades estruturais – que levarão muito mais tempo para serem resolvidas. Assim, você destrava os gargalos com mais rapidez e nunca perde a eficiência.

Gostou deste post? Aproveite e compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outros gestores a alcançarem maior nível de eficiência nos negócios. 

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
G
E