Mais

E-commerce Trends: 62% dos consumidores fazem até cinco compras online por mês

Por Mahara Scholz 17 de agosto de 2023 3 min de leitura

Nos últimos anos, o rápido crescimento do comércio eletrônico transformou o cenário do varejo no Brasil. 

Ao oferecer aos consumidores conveniência, preços competitivos e uma ampla variedade de produtos, o mercado de e-commerce têm registrado popularidade crescente, um setor que deve movimentar R$ 186 bilhões até o final deste ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). 

De acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 62% dos consumidores realizam de duas a cinco compras online por mês, sendo que 85% compram online pelo menos uma vez no mesmo período. 

Neste texto, você vai conferir esses e outros dados para te ajudar a tomar decisões mais acertadas na sua loja online. Boa leitura!

Quais os canais preferidos por quem compra online?

O levantamento realizado com mais de dois mil consumidores, mostra que os favoritos são sites e lojas virtuais (63%), seguidos dos marketplaces (60%), como Amazon e Americanas, e aplicativos da própria marca (49%). 

Quando questionados sobre o porquê da preferência pela prática virtual, os consumidores apontaram os preços mais baixos em comparação às lojas físicas (58%), praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e promoções que só encontro na internet (56%).

Quando as pessoas começaram a comprar online?

A maioria das pessoas afirma que começou a comprar online entre dois a cinco anos atrás, e para 64% deles, nos últimos 12 meses, a frequência de compra pela internet aumentou. 

Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, acredita que o crescimento do comércio eletrônico está fortemente associado à busca por uma experiência de compra simplificada. “As compras online se tornaram regra. Por isso, agora, mais do que nunca, o cenário pede por um esforço para aprimorar atender às preferências do cliente, garantindo que o processo de compra seja ainda mais ágil e satisfatório”, afirma.

O Ecommerce Trends ainda aponta crescimento para 2024: 54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar a frequência de compras pela internet nos próximos 12 meses. 

Dentre os hábitos, 71% realizam as compras pelo smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de finalizar o pagamento. 

Segurança online: um ponto de atenção

A venda online precisa transmitir segurança e confiabilidade aos usuários, principalmente no cenário em que 92% já deixaram de comprar online por achar que a loja se tratava de um golpe. 

Os consumidores só ficam mais propensos a compartilhar informações pessoais e financeiras (e, consequentemente, fazer mais compras) quando se sentem seguros. Por isso, é indispensável deixar as medidas de segurança visíveis, como certificados SSL, selos de confiança e ter políticas claras de privacidade e segurança.

Canais de atendimento preferidos pelos consumidores

Os canais de atendimento também desempenham um papel crucial no processo de aquisição do público. Afinal, a disponibilidade para o cliente entrar em contato a qualquer momento, seja para esclarecer dúvidas, registrar reclamações ou fornecer sugestões, torna-se um fator determinante na experiência de compra. 

Neste cenário, o chat online se mantém como canal favorito (38%) e o WhatsApp (31%) cresceu em relação ao último ano, se aproximando do primeiro colocado.

Um ponto importante é compreender a jornada do seu consumidor, desde como ele chega no seu e-commerce e o que faz finalizar a compra. Afinal, quando você tem a clareza desse caminho, fica mais fácil oferecer a experiência que o cliente quer. 

Para Rodrigo Ricco, “o futuro do varejo no Brasil pertence aos negócios que estão dispostos e são capazes de se adaptar e as compras online continuarão a influenciar o processo de compra e as interações com as marcas”.

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
W
C
2 Comentários

Comments are closed.